• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 150

150º Dia – 30 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Palavras de Salomão, O Pregador (Aproximadamente 946 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 57 anos
  • 39º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 40 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 16 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 4 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

CIDADE DE JERUSALÉMA Submissão diante do Rei

(Ec 8.1) 1Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria faz reluzir o rosto de uma pessoa e muda a dureza do seu semblante (NAA).

(Ec 8.2-7) 2Eu digo a você: “Observe o mandamento do rei, e isso por causa do juramento que você fez diante de Deus Elohym . 3Não tenha pressa em sair da presença dele, nem insista em fazer o que é mau, porque ele faz o que bem entende (NAA). 4Pois a palavra do rei é soberana, e ninguém lhe pode perguntar: ‘Que é que está fazendo?’ 5Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir. 6Pois há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação. O sofrimento de um homem, no entanto, pesa muito sobre ele, 7visto que ninguém conhece o futuro. Quem lhe poderá dizer o que vai acontecer?” (NVI)

(Ec 8.8) 8Ninguém pode impedir o próprio espírito de partir. Ninguém é capaz de evitar o dia de sua morte; não há como fugir dessa batalha. E, diante da morte, a maldade certamente não livrará o perverso (NVT).

(Ec 8.9-10) 9Pensei muito sobre tudo que acontece debaixo do sol, onde as pessoas têm poder para prejudicar umas às outras (NVT). 10Assim também vi os ímpios serem sepultados com honra, ao passo que os que frequentavam o Lugar Santo foram esquecidos na cidade onde fizeram o bem. Também isto é vaidade (NAA).

(Ec 8.11-13) 11Quando um crime não é castigado de imediato, as pessoas se veem incentivadas a fazer o mal. 12Mas, ainda que alguém peque cem vezes e continue a viver por muito tempo, sei que aqueles que temem a Deus Elohym terminarão em situação melhor. 13Os perversos não prosperarão, pois não temem a Deus Elohym . Seus dias, como as sombras do anoitecer, não se prolongarão (NVT).

O Homem não pode compreender os Caminhos de Deus

(Ec 8.14-15) 14Há mais uma coisa que não faz sentido em nosso mundo: nesta vida, justos muitas vezes são tratados como se fossem perversos, e perversos, como se fossem justos. Isso não faz sentido algum! (NVT) 15Por isso exalto a alegria, porque para o ser humano não há nada melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus Elohym lhe dá debaixo do sol (NAA).

(Ec 8.16-17) 16Enquanto procurava sabedoria e observava os fardos pesados que as pessoas carregam aqui na terra, vi que, dia e noite, sua atividade não cessa. 17Percebi que ninguém é capaz de descobrir tudo que Deus Elohym faz debaixo do sol. Nem mesmo os mais sábios conseguem compreender tudo, embora afirmem o contrário (NVT).

A Morte vem para Todos

(Ec 9.1-3) 1Tenho refletido sobre todas estas coisas para chegar à seguinte conclusão: os justos e os sábios, com os seus feitos, estão nas mãos de Deus Elohym ; e, se é amor ou se é ódio que está à sua espera, isso ninguém sabe. Ninguém sabe o que vai acontecer. 2Tudo acontece igualmente com todos: o mesmo acontece com o justo e com o ímpio, com o bom e com o mau, com o puro e com o impuro, com o que oferece sacrifícios e com o que não os oferece, com o bom e com o pecador, tanto com o que faz juramentos como com aquele que tem medo de fazê-los (NAA). 3Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: o destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos (NVI).

(Ec 9.4-8) 4Só para os vivos há esperança. Como dizem: “Melhor ser um cão vivo que um leão morto” (NVT). 5Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. 6Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol (NVI). 7Portanto, coma sua comida com prazer e beba seu vinho com alegria, pois Deus Elohym se agrada disso (NVT). 8Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo (NVI).

(Ec 9.9-10) 9Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol. 10O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois no Sheol, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria (NVI).

A Sabedoria é melhor que a Loucura

(Ec 9.11-12) 11Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos (NVI). 12Pois ninguém sabe a sua hora. Assim como os peixes que são apanhados na rede traiçoeira e como os pássaros que são pegos na armadilha, assim também os filhos dos homens se enredam no tempo da calamidade, quando esta cai de repente sobre eles (NAA).

(Ec 9.13-16) 13Também vi debaixo do sol este exemplo de sabedoria que muito me impressionou (NVI): 14havia uma pequena cidade onde moravam poucos homens. Um rei poderoso atacou a cidade, sitiou-a e levantou contra ela grandes rampas de ataque (NAA). 15Ora, naquela cidade vivia um homem pobre, mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre. 16Por isso pensei: “Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras” (NVI).

(Ec 9.17) 17As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos (NVI).

(Ec 9.18) 18A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa (NVI).

(Ec 10.1) 1Assim como a mosca morta faz o óleo do perfumador exalar mau cheiro, assim também uma pequena tolice pode ter mais peso do que a sabedoria e a honra (NAA).

(Ec 10.2-3) 2O sábio escolhe o caminho certo, mas o tolo toma o rumo errado (NVT). 3Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de um tolo (NVI).

(Ec 10.4) 4Se uma autoridade se irar contra você, não abandone seu posto; o espírito calmo pode superar até mesmo grandes erros (NVT).

(Ec 10.5-11) 5Observei outro mal debaixo do sol: governantes cometem um erro grave 6quando dão grande autoridade aos tolos e colocam pessoas valorosas em cargos inferiores (NVT). 7Tenho visto servos andando a cavalo, e príncipes andando a pé, como servos (NVI). 8Quem cava um buraco, nele cairá. Quem escava um muro, uma cobra o morderá. 9Quem remove pedras, com elas se machuca, quem racha lenha, expõe-se ao perigo (BJ). 10Trabalhar com um machado sem corte exige muito mais esforço; portanto, afie a lâmina. Esse é o valor da sabedoria: ela o ajuda a ser bem-sucedido (NVT). 11Se a cobra morde por falta de encantamento, do que vale o encantador? (BJ)

(Ec 10.12-14) 12As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem. 13No início as suas palavras são mera tolice, mas no final são loucura perversa. 14Embora o tolo fale sem parar, ninguém sabe o que está para vir; quem poderá dizer a outrem o que lhe acontecerá depois? (NVI)

(Ec 10.15) 15O trabalho do tolo o deixa tão exausto que ele nem consegue achar o caminho de casa (NVI).

(Ec 10.16-17) 16Como é triste a terra governada por uma pessoa imatura, cujas autoridades fazem banquetes logo de manhã. 17Como é feliz a terra que tem como rei um líder nobre, cujas autoridades fazem banquetes no momento apropriado, para recuperarem as forças, e não para se embebedarem (NVT).

(Ec 10.18-19) 18Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras. 19O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro (NVI).

(Ec 10.20) 20Nem em pensamento fale mal do rei, e não fale mal do rico nem mesmo quando você estiver sozinho em seu quarto, porque as aves do céu poderiam levar a sua voz, e o que tem asas poderia contar o que você falou (NAA).

(Ec 11.1-3) 1Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo (NVI). 2Reparta com sete e até mesmo com oito, porque você não sabe que mal sobrevirá à terra (NAA). 3Quando as nuvens estão cheias derramam chuva sobre a terra; e quando uma árvore cai, tanto ao sul como ao norte, no lugar onde cair, aí ficará (BJ).

(Ec 11.4) 4Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca fará a colheita (NAA).

(Ec 11.5-6) 5Assim como você não conhece o caminho do vento, nem sabe como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não entende as obras de Deus Elohym , que faz todas as coisas. 6Semeie a sua semente de manhã e à tarde não fique de braços cruzados, porque você não sabe qual irá prosperar: se esta, se aquela ou se ambas serão igualmente boas (NAA).

(Ec 11.7-10) 7Doce é a luz, e agradável aos olhos é ver o sol (NAA). 8Se uma pessoa chegar à velhice, deve se alegrar em todos os dias de sua vida. Mas deve lembrar também que a eternidade é muito mais comprida; quando se compara a vida com a eternidade, o que fazemos aqui não vale nada! (BV) 9Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude. Ande nos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos; saiba, porém, que de todas estas coisas Deus Elohym lhe pedirá contas (NAA). 10Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros (NVI).

(Ec 12.1-5) 1Lembre-se do seu Criador Barah nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho neles prazer”. 2Lembre-se do Criador antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva (NAA). 3Lembre-se dele antes que suas pernas comecem a tremer, e antes que seus ombros se encurvem. Lembre-se dele antes que os poucos dentes que lhe restam já não possam mastigar, e antes que seus olhos deixem de ver com clareza. 4Lembre-se dele antes que seus ouvidos fiquem fracos e você já não ouça o som das pessoas trabalhando nas ruas. Hoje você se levanta com o primeiro canto dos pássaros, mas um dia não os ouvirá mais. 5Lembre-se dele antes que você tenha medo de cair e se preocupe com os perigos nas ruas; antes que seus cabelos fiquem brancos como a amendoeira em flor, e você se arraste como um gafanhoto prestes a morrer; e antes que você perca o desejo. Lembre-se dele antes que falte pouco para descer ao túmulo, seu lar eterno, quando os pranteadores chorarão em seu funeral (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.