• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 151

151º Dia – 31 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Os Registros dos Feitos de Salomão (Aproximadamente 945 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 58 anos
  • 40º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 41 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 17 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 5 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 9.29-30) 29Todas as outras coisas que Salomão fez, do princípio do seu reinado até o fim, estão escritas nos livros História do Profeta Natã, Profecia de Aías, de Siló, e Visões do Profeta Ido; esse último livro fala também do rei Jeroboão, filho de Nebate (NTLH). 30Quarenta anos reinou Salomão em Jerusalém sobre todo o Israel (ARA).

(1Rs 11.41-42) 41Os demais acontecimentos do reinado de Salomão, tudo o que fez e a sabedoria que teve, estão todos escritos nos registros históricos de Salomão. 42Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém sobre todo o Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Salomão aos 58 anos (Aproximadamente 945 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 41 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 17 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 5 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

(2Cr 9.31) 31E dormiu Salomão com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar (ARC).

(1Rs 11.43) 43Salomão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai, e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

REINADO DE ROBOÃO

CENÁRIO HISTÓRICO:  – Roboão torna-se Rei (Aproximadamente 945 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 41 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 17 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 5 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

CIDADE DE SIQUÉM

(2Cr 10.1-5) 1Roboão foi a Siquém, porque todo o Israel se havia reunido ali, para o fazer rei. 2Jeroboão, filho de Nebate, que ainda estava no Egito, para onde havia fugido da presença do rei Salomão, ouviu isso e voltou do Egito. 3Mandaram chamá-lo, e ele veio com todo o Israel a Roboão, para lhe dizer: 4“O seu pai nos impôs um pesado jugo; alivie a dura servidão de seu pai e o pesado jugo que ele nos impôs, e nós o serviremos”. 5Roboão respondeu: “Voltem daqui a três dias”. E o povo se foi (NAA).

(1Rs 12.1-5) 1Roboão foi a Siquém, onde todo o Israel havia se reunido para proclamá-lo rei. 2Quando Jeroboão, filho de Nebate, soube disso, voltou do Egito, para onde havia fugido do rei Salomão. 3Os líderes de Israel convocaram Jeroboão, e ele e toda a comunidade de Israel foram falar com Roboão. 4“Seu pai foi muito duro conosco”, disseram. “Alivie a carga pesada de trabalho e de impostos altos que seu pai nos obrigou a carregar. Então seremos seus súditos leais”. 5Roboão respondeu: “Deem-me três dias para pensar. Depois, voltem para saber minha resposta”. E o povo foi embora (NVT).

(2Cr 10.6-11) 6O rei Roboão foi pedir conselho aos anciãos que haviam estado na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: “Como vocês me aconselham a responder a este povo?” 7Eles disseram: “Se o senhor for bom com este povo, e lhes agradar, e lhes falar boas palavras, eles se farão seus servos para sempre”. 8Mas Roboão desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e foi pedir conselho aos jovens que haviam crescido com ele e o serviam. 9Ele perguntou: “O que vocês me aconselham? O que devo responder a este povo que me pediu para aliviar o jugo que o meu pai lhes impôs?” 10E os jovens que haviam crescido com ele responderam: “Diga o seguinte ao povo que se queixa do pesado jugo que o seu pai lhe impôs e que pede para que ele seja aliviado. Diga-lhe o seguinte: ‘O meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai. 11Assim que, se o meu pai lhes impôs um jugo pesado, eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai castigou vocês com açoites; eu vou castigá-los com escorpiões’” (NAA).

(1Rs 12.6-11) 6O rei Roboão discutiu o assunto com os homens mais velhos que haviam sido conselheiros de seu pai, Salomão. “O que vocês aconselham?”, perguntou ele. “Como devo responder a este povo?” 7Eles disseram: “Se o senhor estiver disposto a servir este povo hoje e lhe der uma resposta favorável, eles serão seus súditos leais para sempre”. 8Mas Roboão rejeitou o conselho dos homens mais velhos e pediu a opinião dos jovens que haviam crescido com ele e agora o acompanhavam. 9“O que vocês aconselham?”, perguntou ele. “Como devo responder a este povo que deseja que eu alivie as cargas impostas por meu pai?” 10Os jovens responderam: “Você deve dizer o seguinte a essa gente que diz que seu pai foi muito duro com eles e que pede alívio: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso que a cintura de meu pai! 11Sim, meu pai lhes impôs cargas pesadas, mas eu as tornarei ainda mais pesadas! Meu pai os castigou com chicotes comuns, mas eu os castigarei com chicotes de pontas de metal!’” (NVT).

(2Cr 10.12-15) 12No terceiro dia, Jeroboão e todo o povo foram falar com Roboão, como o rei lhes havia ordenado, dizendo que voltassem em três dias. 13O rei lhes deu uma resposta dura, porque o rei Roboão havia desprezado o conselho dos anciãos. 14Preferiu seguir o conselho dos jovens, dizendo: “Meu pai lhes impôs um pesado jugo, mas eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai castigou vocês com açoites; eu vou castigá-los com escorpiões”. 15Assim o rei não deu ouvidos ao povo, porque esta reviravolta vinha de Deus Elohym , para que o Senhor Yahweh confirmasse a palavra que tinha dito a Jeroboão, filho de Nebate, por meio de Aías, o silonita (NAA).

(1Rs 12.12-15) 12Três dias depois, Jeroboão e todo o povo voltaram para saber a decisão do rei, como ele havia ordenado. 13Roboão lhes respondeu com aspereza, pois rejeitou o conselho dos homens mais velhos 14e seguiu o conselho dos mais jovens. Disse ao povo: “Meu pai lhes impôs cargas pesadas, mas eu as tornarei ainda mais pesadas! Meu pai os castigou com chicotes comuns, mas eu os castigarei com chicotes de pontas de metal!” 15Assim, o rei não atendeu o povo. Essa mudança nos acontecimentos foi da vontade do Senhor Yahweh , pois cumpriu a mensagem do Senhor Yahweh a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do Profeta Aías, de Siló (NVT).

A Revolta do Povo contra Roboão

(2Cr 10.16) 16Quando todo o Israel viu que o rei não lhe dava ouvidos, reagiu, dizendo: “Que parte temos nós em Davi? Não temos herança no filho de Jessé! Às suas tendas, ó Israel! Cuide, agora, de sua casa, ó Davi!” Então todo o Israel se foi às suas tendas (NAA).

(1Rs 12.16) 16Quando todo o Israel viu que o rei não iria atender a seu pedido, respondeu: “Abaixo a dinastia de Davi! O filho de Jessé nada tem a nos oferecer! Volte para casa, Israel! E você, Davi, cuide de sua própria casa!” Então o povo de Israel voltou para casa (NVT).

(2Cr 10.18-19) 18Então o rei Roboão enviou Adonirão, superintendente dos que realizavam trabalhos forçados, porém os filhos de Israel o apedrejaram, e ele morreu. Mas o rei Roboão conseguiu subir no seu carro e fugiu para Jerusalém. 19Assim, Israel se mantém rebelado contra a casa de Davi até o dia de hoje (NAA).

(1Rs 12.18-19) 18O rei Roboão enviou Adonirão, encarregado dos trabalhos forçados, para restaurar a ordem, mas o povo de Israel o apedrejou até a morte. Quando essa notícia chegou ao rei Roboão, ele subiu rapidamente em sua carruagem e fugiu para Jerusalém. 19E até hoje as tribos do norte de Israel se recusam a ser governadas por um descendente de Davi (NVT).

(2Cr 10.17) 17Quanto aos filhos de Israel, porém, que moravam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão (NAA).

(1Rs 12.17) 17Roboão, porém, continuou a governar sobre os israelitas que moravam nas cidades de Judá (NVT).

SALMOS DE ASAFEA Injustiça dos Governantes

(Sl 82.1-4) 1 Deus Elohym é o Grande Juiz no tribunal divino. Ele julgará as autoridades da Terra (BV): 2“Até quando vocês vão absolver os culpados e favorecer os ímpios? 3Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos (NVI). 4Livrem o pobre e o necessitado, libertem-nos das garras dos perversos” (NVT).

(Sl 82.5-8) 5Esses opressores nada entendem; são completos ignorantes! Andam sem rumo na escuridão, enquanto os alicerces da terra estremecem (NVT). 6Eu disse: “Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Altíssimo Elyon (NAA). 7Mas vocês morrerão como simples homens; cairão como qualquer outro governante”. 8Levanta-te, ó Deus Elohym , julga a Terra, pois todas as nações te pertencem (NVI).

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO:  – Jeroboão torna-se Oficialmente Rei das Tribos de Israel ao Norte (Aproximadamente 945 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 41 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 17 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 5 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

REINO DE ISRAEL

(1Rs 12.20) 20Quando o povo de Israel soube que Jeroboão tinha voltado do Egito, convocou uma assembleia e o proclamou rei sobre todo o Israel. Apenas a tribo de Judá permaneceu leal à família de Davi (NVT).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMAdvertências contra Roboão, rei de Judá

(1Rs 12.21-24) 21Quando Roboão chegou a Jerusalém, mobilizou os homens das tribos de Judá e Benjamim, cento oitenta mil dos melhores soldados, para guerrearem contra Israel e recuperarem o reino. 22 Deus Elohym , porém, falou a Semaías, homem de Deus Elohym : 23“Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o povo de Judá e Benjamim, e ao restante do povo: 24 ‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: Não lutem contra seus compatriotas, os israelitas. Voltem para casa, pois eu mesmo fiz isso acontecer!” Eles obedeceram à palavra do Senhor Yahweh e voltaram para casa, conforme o Senhor havia ordenado (NVT).

(2Cr 11.1-4) 1Quando Roboão chegou a Jerusalém, reuniu a casa de Judá e de Benjamim, cento e oitenta mil homens escolhidos, treinados para a guerra, para lutar contra Israel, a fim de restituir o reino a Roboão. 2Porém a palavra do Senhor Yahweh veio a Semaías, homem de Deus Elohym , dizendo: 3“Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel em Judá e Benjamim: 4‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: Não subam, nem lutem contra os seus irmãos. Que cada um volte para a sua casa, porque eu é que fiz isto”. E eles obedeceram à palavra do Senhor Yahweh e desistiram de atacar Jeroboão (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO:  – O Grande Pecado de Jeroboão, rei de Israel (Aproximadamente 944 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 42 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 2º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 18 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 6 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SIQUÉM

(1Rs 12.25-29) 25Jeroboão fortificou Siquém, nos montes de Efraim, onde passou a morar. Depois ele saiu e fortificou Peniel (NVI). 26Jeroboão pensou: “Se eu não tiver cuidado, o reino voltará à dinastia de Davi (NVT). 27Se esse povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no Templo do Senhor Yahweh , novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. Eles vão me matar e voltar para o rei Roboão”. 28Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Vocês já subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito” (NVI). 29Colocou um dos bezerros em Betel e o outro em Dã, nos dois extremos de seu reino (NVT).

(2Cr 11.15) 15Jeroboão nomeou seus próprios Sacerdotes para servirem nos santuários idólatras, onde prestavam culto aos ídolos em forma de bodes e bezerros que ele havia feito (NVT).

CIDADES DE DÃ E BETELA Idolatria do Reino do Norte, o Povo de Israel

(1Rs 12.30-32) 30Isso se tornou um grande pecado, pois o povo viajava até Dã, ao norte, para adorar o ídolo que ficava ali. 31Jeroboão também construiu santuários idólatras e designou para serem Sacerdotes homens do povo, que não eram da tribo Sacerdotal de Levi. 32Instituiu uma festa religiosa em Betel, no décimo quinto dia do oitavo mês, uma imitação da festa celebrada todos os anos em Judá. Ali em Betel, Jeroboão ofereceu sacrifícios aos bezerros que havia feito e designou Sacerdotes para os santuários idólatras que havia construído (NVT).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMA Fidelidade Espiritual

(2Cr 11.13-14) 13Todos os Sacerdotes e Levitas que moravam nas tribos do norte de Israel apoiaram Roboão (NVT). 14Os Levitas abandonaram os arredores das suas cidades e as suas propriedades e vieram para Judá e para Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os expulsaram, para que não ministrassem ao Senhor Yahweh (NAA).

(2Cr 11.16-17) 16Além destes, também de todas as tribos de Israel os que de coração resolveram buscar o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, foram a Jerusalém, para oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais (NVT). 17Assim, fortaleceram o reino de Judá e firmaram o poder de Roboão, filho de Salomão, durante três anos. Porque durante três anos andaram no caminho de Davi e de Salomão (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.