• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 152

152º Dia – 1º de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO:  – O Grande Pecado de Jeroboão, rei de Israel (Aproximadamente 944 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 42 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 2º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 18 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 6 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE BETELO rei Jeroboão e o Profeta de Judá

(1Rs 12.33) 33No décimo quinto dia do oitavo mês, data que Jeroboão mesmo tinha definido, ofereceu sacrifícios no altar em Betel. Instituiu, desse modo, uma festa religiosa para Israel e subiu ao altar para queimar incenso (NVT).

(1Rs 13.1-3) 1Por ordem do Senhor Yahweh , um homem de Deus Elohym , vindo de Judá, foi até Betel e chegou ali quando Jeroboão se aproximava do altar para queimar incenso (NVT). 2Ele clamou contra o altar, segundo a ordem do Senhor Yahweh : “Ó altar, ó altar! Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os Sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você’(NVI). 3Naquele mesmo dia, o homem de Deus deu um sinal. Disse ele: “O Senhor Yahweh anunciou este sinal: ‘O altar se rachará, e suas cinzas se derramarão pelo chão’ (NVT).

(1Rs 13.4-5) 4Quando o rei ouviu as palavras que o homem de Deus Elohym proferiu contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: “Prendam esse homem!” Mas a mão que ele tinha estendido contra o homem de Deus secou, e ele não a podia recolher (NAA). 5Ao mesmo tempo, uma grande rachadura apareceu no altar e as cinzas se derramaram, exatamente como o homem de Deus Elohym tinha dito na mensagem recebida do Senhor Yahweh (NVT).

(1Rs 13.6-10) 6O rei disse ao homem de Deus Elohym : “Por favor, peça ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que restaure a minha mão!” O homem de Deus Elohym orou ao Senhor Yahweh e a mão do rei foi restaurada, e ele pôde movimentá-la novamente (NVT). 7Então o rei disse ao homem de Deus Elohym : “Venha comigo até a minha casa e coma alguma coisa; e eu o recompensarei” (NAA). 8Mas o homem de Deus Elohym respondeu a Jeroboão: “Mesmo que o rei me desse metade de tudo que possui, eu não o acompanharia. Não comeria nem beberia coisa alguma neste lugar (NVT). 9Porque assim me ordenou o Senhor Deus Yahweh pela sua palavra, dizendo: ‘Não coma nem beba nada naquele lugar; e não volte pelo caminho por onde você foi’(NAA). 10Então ele partiu de Betel e voltou para casa por outro caminho (NVT).

A Desobediência do Profeta de Judá

(1Rs 13.11-18) 11Morava em Betel um profeta velho; vieram seus filhos e lhe contaram tudo o que o homem de Deus Elohym fizera aquele dia em Betel; as palavras que dissera ao rei, contaram-nas a seu pai (ARA). 12Então o pai perguntou aos seus filhos: “Por que caminho ele se foi?” E eles lhe mostraram o caminho que havia sido tomado pelo homem de Deus Elohym que tinha vindo de Judá. 13Então ele disse aos seus filhos: “Ponham a sela no meu jumento”. Eles puseram a sela no jumento, e o profeta montou. 14Então ele foi atrás do homem de Deus Elohym e, achando-o sentado debaixo de um carvalho, perguntou-lhe: “Você é o homem de Deus Elohym que veio de Judá?” Ele respondeu: “Sou eu mesmo” (NAA). 15Então o profeta disse ao homem de Deus: “Venha para casa comigo e coma alguma coisa” (NVT). 16Mas o Profeta de Judá respondeu: “Não posso voltar com você, nem entrar em sua casa. Não posso comer nem beber nada com você neste lugar (NAA). 17A palavra do Senhor Yahweh deu-me esta ordem: ‘Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’“. 18O profeta idoso respondeu: “Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor Yahweh : ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’“. Mas ele estava mentindo (NVI).

(1Rs 13.19-22) 19E o homem de Deus voltou com ele e foi comer e beber em sua casa. 20Enquanto ainda estavam sentados à mesa, a palavra do Senhor Yahweh veio ao profeta idoso que o havia feito voltar. 21Ele bradou ao homem de Deus Elohym que tinha vindo de Judá: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Você desafiou a palavra do Senhor Yahweh e não obedeceu à ordem que o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , lhe deu (NVI). 22Você voltou, comeu e bebeu no lugar onde ele havia ordenado que você não deveria comer nem beber. Por isso, o seu cadáver não será sepultado no sepulcro dos seus pais’(NAA).

(1Rs 13.23-27) 23Depois que ele tinha comido e bebido, o velho profeta pôs a sela no jumento para o homem de Deus a quem ele tinha feito voltar. 24Ele foi embora e, no caminho, um leão o encontrou e o matou. O cadáver dele ficou estendido no caminho, e o jumento e o leão ficaram parados junto ao cadáver (NAA). 25Eis que os homens passaram e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão parado junto ao corpo; e vieram e o disseram na cidade onde o profeta velho habitava (ARA). 26Quando o profeta que o tinha feito voltar do caminho ouviu isso, disse: “É o homem de Deus Elohym que foi rebelde à palavra do Senhor Yahweh . Por isso, o Senhor Yahweh o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor Yahweh lhe tinha dito”. 27Então disse aos seus filhos: “Ponham a sela no meu jumento”. E eles fizeram o que o pai pediu (NAA).

(1Rs 13.28-32) 28Ele foi e encontrou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão parados junto ao cadáver. O leão não tinha devorado o corpo, nem despedaçado o jumento. 29Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus Elohym , pôs sobre o jumento e o levou de volta. Assim, o velho profeta entrou na cidade, para o chorar e sepultar. 30Depositou o cadáver no seu próprio sepulcro. E o prantearam, dizendo: “Ah, meu irmão!” 31Depois de o haver sepultado, disse aos seus filhos: “Quando eu morrer, sepultem-me no túmulo em que o homem de Deus Elohym está sepultado; ponham os meus ossos junto aos ossos dele (NAA). 32Pois a mensagem que declarou por ordem do Senhor Yahweh contra o altar de Betel e contra todos os altares idólatras das cidades de Samaria certamente se cumprirá” (NVI).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

CENÁRIO HISTÓRICO:  – Nascimento de Asa, filho de Abias e neto de Roboão (Aproximadamente 944 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 42 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 1º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 2º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 18 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 6 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
CENÁRIO HISTÓRICO:  – O rei Jeroboão persiste na Idolatria (Aproximadamente 943 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 43 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 2º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 2º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 19 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 7 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 1 ano (Filho de Abias e neto de Roboão)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE TIRZA

(1Rs 13.33) 33Depois destas coisas, Jeroboão ainda persistiu em seu mau caminho; e continuou a constituir pessoas tiradas do meio do povo como Sacerdotes para os lugares altos; a quem o desejasse, ele consagrava para Sacerdote dos lugares altos (NAA).

(1Rs 14.1-3) 1Nesse tempo, o filho do rei Jeroboão, que se chamava Abias, ficou doente (NTLH). 2Jeroboão disse à sua esposa: “Ponha um disfarce para que ninguém reconheça que você é minha esposa e vá a Siló falar com o Profeta Aías, o homem que me disse que eu seria rei sobre este povo. 3Leve para ele um presente de dez pães, alguns bolos e uma vasilha de mel. Ele lhe dirá o que acontecerá com o menino” (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SILÓProfecia contra a Casa de Jeroboão

(1Rs 14.4-5) 4A mulher de Jeroboão atendeu o seu pedido e foi à casa de Aías, em Siló. Ora, Aías já não conseguia enxergar; tinha ficado cego por causa da idade. 5Mas o Senhor Yahweh lhe tinha dito: “A mulher de Jeroboão está vindo para lhe perguntar acerca do filho dela, pois ele está doente, e você deve responder-lhe assim e assim. Quando ela chegar, vai fingir que é outra pessoa” (NVI).

(1Rs 14.6-11) 6Quando Aías ouviu os passos dela junto à porta, disse: “Entre, esposa de Jeroboão! Por que finge ser outra pessoa? Tenho más notícias para você. 7Leve a seu marido, Jeroboão, esta mensagem: Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Eu o exaltei dentre o povo e o fiz líder de Israel, meu povo (NVT). 8Tirei o reino da família de Davi e o dei a você, mas você não tem sido como o meu servo Davi, que obedecia aos meus mandamentos e me seguia de todo o coração, fazendo apenas o que eu aprovo. 9Você tem feito mais mal do que todos os que viveram antes de você, pois fez para si outros deuses, ídolos de metal; você provocou a minha ira e voltou as costas para mim. 10Por isso, trarei desgraça à família de Jeroboão. Matarei de Jeroboão até o último indivíduo do sexo masculino em Israel, seja escravo ou livre. Queimarei a família de Jeroboão até o fim como quem queima esterco (NVI). 11Os membros da família de Jeroboão que morrerem na cidade serão comidos pelos cães, e os que morrerem no campo serão comidos pelos abutres. Eu, o Senhor Yahweh , falei!’(NVT).

(1Rs 14.12-13) 12Então Aías disse à esposa de Jeroboão: “Volte para casa; quando você puser os pés na cidade, o menino morrerá (NVT). 13Todo o Israel chorará por ele e o sepultará. Ele é o único da família de Jeroboão que será sepultado, pois é o único da família de Jeroboão em quem o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, encontrou alguma coisa boa” (NVI).

(1Rs 14.14-16) 14“Além disso, o Senhor Yahweh levantará um rei sobre Israel que destruirá a família de Jeroboão. Isso acontecerá hoje, agora mesmo! 15O Senhor Yahweh sacudirá Israel como a corrente de água agita as canas de junco. Arrancará os israelitas desta boa terra que deu a seus antepassados e os dispersará além do rio Eufrates, pois enfureceram o Senhor Yahweh com os postes que levantaram para adorar a deusa Aserá. 16Ele abandonará Israel, porque Jeroboão pecou e fez Israel pecar com ele” (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE TIRZAParte da Profecia contra Jeroboão se Cumpre

(1Rs 14.17-18) 17Então a esposa de Jeroboão voltou a Tirza, e o menino morreu no instante em que ela entrou em casa (NVT). 18E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do Senhor Yahweh , a qual dissera pelo Ministério de seu servo Aías, o Profeta (ACF).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMO rei Roboão promove várias Melhorias

(2Cr 11.5-12) 5Roboão permaneceu em Jerusalém e fortificou várias cidades para defender Judá. 6Fortificou Belém, Etã, Tecoa, 7Bete-Zur, Socó, Adulão, 8Gate, Maressa, Zife, 9Adoraim, Laquis, Azeca, 10Zorá, Aijalom e Hebrom. Essas cidades foram fortificadas em Judá e em Benjamim. 11Roboão fortaleceu suas defesas, colocou nelas comandantes e armazenou provisões de alimento, azeite e vinho (NVT). 12E pôs em cada cidade um arsenal de escudos e lanças, tornando-as muito fortes. Judá e Benjamim ficaram sob o domínio de Roboão (NAA).

A Família Real no Reino de Judá

(2Cr 11.18-23) 18Roboão se casou com sua prima Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi. A mãe dela era Abiail, filha de Eliabe, filho de Jessé. 19Maalate deu à luz três filhos: Jeús, Semarias e Zaão. 20Depois Roboão se casou com Maaca, neta de Absalão. Maaca deu à luz Abias, Atai, Ziza e Selomite. 21Roboão amava Maaca mais que a qualquer outra de suas esposas e concubinas. Ao todo, teve dezoito esposas e sessenta concubinas, que deram à luz vinte e oito filhos e sessenta filhas. 22Roboão nomeou Abias, filho de Maaca, como líder entre seus irmãos e, desse modo, deixou claro que ele seria seu sucessor. 23Com inteligência, espalhou os outros filhos por toda a terra de Judá e de Benjamim e por todas as cidades fortificadas. Deu-lhes grande quantidade de suprimentos e arranjou muitas esposas para eles (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.