• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 153

153º Dia – 2 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: A Apostasia de Roboão e do Povo de Judá (Aproximadamente 941 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 45 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 4º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 5º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 4º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 21 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 9 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 3 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 12.1) 1Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, abandonou a Lei do Senhor Yahweh , e todo o Israel fez o mesmo (NAA).

(2Cr 12.14) 14Roboão fez o que era mau, porque não dispôs o coração para buscar o Senhor Yahweh (NAA).

(1Rs 14.22-24) 22O povo de Judá fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh e provocou sua ira com os pecados que cometeu, pois foram ainda piores que os de seus antepassados (NVT). 23Também construíram para si altares idólatras, colunas sagradas e postes sagrados sobre todos os montes e debaixo de todas as árvores frondosas (NVI). 24E havia também homens e mulheres que serviam como prostitutos nesses lugares pagãos de adoração. O povo de Israel fez todas as coisas vergonhosas que faziam os povos que o Senhor Deus Yahweh havia expulsado da terra, conforme os israelitas iam avançando para dentro do país (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: Sisaque, Rei do Egito ataca Jerusalém (Aproximadamente 940 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 46 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 5º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 5º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 22 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 10 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 4 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)

(2Cr 12.2-4) 2Por terem sido infiéis ao Senhor Yahweh , Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém no quinto ano do reinado de Roboão (NVI). 3O rei do Egito atacou a cidade com mil e duzentos carros de guerra e sessenta mil cavaleiros; era inumerável a gente que vinha com ele do Egito, a saber, um exército de líbios, suquitas e etíopes (NAA). 4Sisaque conquistou as cidades fortificadas de Judá e avançou para atacar Jerusalém (NVT).

(2Cr 12.5-8) 5Então o Profeta Semaías foi ao encontro de Roboão e dos líderes de Judá, que haviam todos fugido para Jerusalém por causa de Sisaque. Semaías lhes disse: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Vocês me abandonaram, por isso agora eu os abandonei, entregando-os nas mãos de Sisaque’“. 6Então os líderes de Israel e o rei se humilharam e disseram: “O Senhor Yahweh é justo!” 7Quando o Senhor Yahweh viu que eles se humilharam, deu a Semaías esta mensagem: “Visto que se humilharam, não os destruirei completamente, mas logo lhes darei algum alívio. Não usarei Sisaque para derramar minha ira sobre Jerusalém (NVT). 8Porém serão servos dele, para que conheçam a diferença entre o que é servir a mim e servir os reinos da Terra” (NAA).

(1Rs 14.25-26) 25No quinto ano do reinado de Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu e atacou Jerusalém (NVT). 26Sisaque levou embora todos os tesouros do Templo e do palácio e também os escudos de ouro que Salomão havia feito (NTLH).

(2Cr 12.9) 9Então Sisaque, rei do Egito, subiu e atacou Jerusalém. Saqueou os tesouros do Templo do Senhor Yahweh e do palácio real; levou tudo, incluindo os escudos de ouro que Salomão havia feito (NVT).

(1Rs 14.27-28)  27Mais tarde, o rei Roboão fez escudos de bronze para substituí-los e os confiou aos oficiais da guarda que protegiam a entrada do palácio real (NVT). 28Toda vez que o rei entrava na Casa do Senhor Yahweh , os da guarda usavam os escudos e depois os devolviam à câmara da guarda (NAA).

(2Cr 12.10-12) 10Em lugar destes, o rei Roboão fez escudos de bronze e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam o portão do palácio real (NAA). 11Sempre que o rei ia ao Templo do Senhor Yahweh , os guardas empunhavam os escudos, e, em seguida, os devolviam à sala da guarda (NVI). 12Porque Roboão se humilhou, a ira do Senhor Yahweh se afastou dele, e ele não foi completamente destruído. Ainda havia coisas boas na terra de Judá (NVT).

ASA REINA EM PARCERIA COM ROBOÃO E DEPOIS COM ABIAS

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do reinado de Asa em corregência com seu avô Roboão (Aproximadamente 936 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Roboão com 50 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • 9º ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 10º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 9º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 26 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 14 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 8 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)

(1Rs 14.30) 30Durante todo esse tempo, Roboão e Jeroboão estiveram em guerra um contra o outro (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Roboão, Rei de Judá (Aproximadamente 928 a.C.) CURIOSIDADES:

  • 17º e último ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 18º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 34 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 22 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 16 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)
  • 8º ano do reinado de Asa sobre Judá em corregência com seu avô Roboão (Reino do Sul)

(1Rs 14.29) 29Os demais acontecimentos do reinado de Roboão, e tudo o que fez, estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá (NVI).

(2Cr 12.15) 15Todas as outras coisas que Roboão fez, do princípio até o fim do seu reinado, estão escritas na História do Profeta Semaías e na História do Profeta Ido, conforme está registrado na lista dos antepassados de Roboão (NTLH).

(2Cr 12.13) 13O rei Roboão se estabeleceu firmemente em Jerusalém e continuou a reinar. Tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou por dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor Yahweh havia escolhido dentre todas as tribos de Israel como lugar para o seu nome. A mãe de Roboão se chamava Naamá e era de Amom (NVT).

(1Rs 14.21) 21Roboão, filho de Salomão, reinou em Judá. Ele tinha quarenta e um anos de idade quando começou a reinar e reinou dezessete anos em Jerusalém, na cidade que o Senhor Yahweh havia escolhido de todas as tribos de Israel, para estabelecer ali o seu nome. A mãe de Roboão se chamava Naamá, e era amonita (NAA).

(1Rs 14.31) 31Roboão morreu e foi sepultado nos túmulos dos reis, na Cidade de Davi, e o seu filho Abias ficou no lugar dele como rei. A mãe de Roboão se chamava Naama e era do país de Amom (NTLH).

(2Cr 12.16) 16Roboão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi. E Abias, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado de Abias, filho de Roboão (Aproximadamente 928 a.C.) CURIOSIDADES:

  • 18º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Abias com 34 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 22 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 16 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)
  • 8º ano do reinado de Asa sobre Judá em corregência com seu avô Roboão (Reino do Sul)

(1Rs 15.1) 1No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá (NAA).

(2Cr 13.1) 1No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão em Israel, Abias começou a reinar em Judá (NVT).

REINOS DE JUDÁ E DE ISRAELGuerra entre Abias e Jeroboão

(2Cr 13.3-9) 3Judá, sob o comando do rei Abias, foi à batalha com quatrocentos mil de seus melhores soldados, e Jeroboão reuniu oitocentos mil dos melhores soldados de Israel. 4Quando o exército de Judá chegou à região montanhosa de Efraim, Abias ficou em pé no alto do monte Zemaraim e gritou para Jeroboão e todo o Israel: “Ouçam-me! (NVT) 5Será que vocês não sabem que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, deu para sempre a Davi a soberania de Israel, a ele e aos seus filhos, por uma aliança perpétua? 6Contudo, Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, se levantou e se rebelou contra o seu senhor. 7Juntaram-se a ele uns homens vadios e malignos, que desafiaram Roboão, filho de Salomão. Como Roboão era ainda jovem e indeciso, não lhes pôde resistir. 8Agora vocês pensam que podem resistir ao reino do Senhor Yahweh , que está nas mãos dos filhos de Davi. Vocês são uma grande multidão e estão trazendo com vocês os bezerros de ouro que Jeroboão fez para serem os seus deuses. 9Não é verdade que vocês expulsaram os Sacerdotes do Senhor Yahweh , os filhos de Arão e os Levitas, e escolheram para si outros sacerdotes, como fazem os povos das outras terras? Qualquer um que vem para consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se torna sacerdote daqueles que não são deuses (NAA).

(2Cr 13.10-12) 10“Quanto a nós, o Senhor Yahweh é nosso Deus Elohym , e não o abandonamos. Somente os descendentes de Arão servem ao Senhor Yahweh como Sacerdotes, e somente os Levitas os ajudam em seu trabalho. 11Eles apresentam holocaustos e incenso aromático ao Senhor todas as manhãs e todas as tardes. Colocam os pães da presença sobre a mesa sagrada e todas as tardes acendem o candelabro de ouro. Nós seguimos as instruções do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , mas vocês o abandonaram. 12Podem ver, portanto, que Deus Elohym está conosco. Ele é nosso líder. Os Sacerdotes dele tocam as trombetas e nos conduzem à batalha contra vocês. Ó israelitas, não lutem contra o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados, pois não serão bem-sucedidos!” (NVT)

(2Cr 13.13-15) 13Enquanto isso, Jeroboão tinha mandado tropas para a retaguarda do exército de Judá, de forma que ele estava em frente de Judá e a emboscada estava atrás (NVI). 14Quando os homens de Judá olharam, viram que a batalha estava por diante e por detrás. Então clamaram ao Senhor Yahweh , e os Sacerdotes tocaram as trombetas (NAA), 15e os homens de Judá gritaram. Ao som desse brado de guerra, Deus Elohym derrotou Jeroboão e dispersou todo o Israel diante de Abias e do exército de Judá (NVT).

(2Cr 13.16-19) 16Os israelitas fugiram dos soldados de Judá, e Deus Elohym os entregou em suas mãos (NVT). 17Abias e os seus soldados lhes infligiram grande derrota; quinhentos mil excelentes guerreiros de Israel foram mortos (NVI). 18Assim, os filhos de Israel foram humilhados naquele tempo, e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais (NAA). 19Abias e seu exército perseguiram os soldados de Jeroboão e conquistaram as cidades de Betel, Jesana e Efrom, e os povoados ao redor (NVT).

(2Cr 13.20) 20aDurante o reinado de Abias, Jeroboão não recuperou o seu poder (NVI).

(2Cr 13.21) 21Abias, porém, se fortificou. Tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas (NAA).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMA Apostasia do rei Abias

(1Rs 15.3-5) 3Abias cometeu os mesmos pecados que o seu pai havia cometido e não foi fiel em tudo ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , como o seu bisavô Davi tinha sido (NTLH). 4Mas, por causa de Davi, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , permitiu que seus descendentes continuassem a brilhar como uma lâmpada em Jerusalém e deu a Abias um filho para reinar depois dele (NVT). 5Porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor Yahweh e não se desviou em nada daquilo que o Senhor lhe havia ordenado, em todos os dias da sua vida, a não ser no caso de Urias, o heteu (NAA).

(1Rs 15.6) 6Durante todo o reinado de Abias, houve guerra entre Abias e Jeroboão (NVT).

(2Cr 13.22) 22Quanto aos demais atos de Abias, tanto o que fez como o que disse, está tudo escrito no Livro da História do Profeta Ido (NAA).

(1Rs 15.7) 7Os demais acontecimentos do reinado de Abias e todas as suas realizações estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá. Também houve guerra entre Abias e Jeroboão (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Abias, Rei de Judá (Aproximadamente 926 a.C.) CURIOSIDADES:

  • 19º e último ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 19º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Joiada com 24 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 18 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)
  • 10º ano do reinado de Asa sobre Judá em corregência com seu pai Abias (Reino do Sul)
  • 2º e último ano do reinado de Abias sobre Judá (Reino do Sul)

(2Cr 13.2) 2Reinou por três anos (incompletos) em Jerusalém. Sua mãe se chamava Maaca e era filha de Uriel, de Gibeá. Houve guerra entre Abias e Jeroboão (NVT).

(1Rs 15.2) 2Reinou por três anos (incompletos) em Jerusalém. Sua mãe se chamava Maaca e era neta de Absalão (NVT).

(1Rs 15.8) 8Abias morreu, e eles o sepultaram na Cidade de Davi. E Asa, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Cr 14.1) 1aQuando Abias morreu e se reuniu a seus antepassados, foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Asa foi seu sucessor (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Oficialização do Reinado de Asa (Aproximadamente 926 a.C.) CURIOSIDADES:

  • 19º e último ano do reinado de Roboão sobre Judá (Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Jeroboão (extraoficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 19º ano do reinado de Jeroboão (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • Joiada com 24 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)
  • Asa com 18 anos (Filho de Abias e neto de Roboão)
  • 10º ano do reinado de Asa sobre Judá em corregência com seu pai Abias (Reino do Sul)

 

(1Rs 15.9) 9No vigésimo ano do reinado de Jeroboão em Israel, Asa começou a reinar em Judá (NVT).

Reforma Religiosa no Reino de Judá

(1Rs 15.11) 11Asa fez o que era certo aos olhos do Senhor Yahweh , como seu antepassado Davi (NVT).

(2Cr 14.2-5) 2Asa fez o que era bom e certo aos olhos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . 3Removeu os altares estrangeiros e os santuários idólatras, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes de Aserá. 4Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados, e obedecesse a suas leis e a seus mandamentos. 5Asa também removeu os santuários idólatras e os altares de incenso de todas as cidades de Judá. Assim, o reino de Asa desfrutou um tempo de paz (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.