• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 157

157º Dia – 6 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Profeta Elias e os Profetas de Baal (Aproximadamente 880 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 70 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 42 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 17 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Acabe (co-regente) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 8º ano do reinado de Acabe (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 7º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 5º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º e último ano da Grande Seca em Israel (Reino do Norte)
  • Acazias (Recém-nascido) (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: MONTE CARMELO

(1Rs 18.20-24) 20Então Acabe enviou mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo (NAA). 21Elias se colocou diante do povo e disse: “Até quando ficarão oscilando de um lado para o outro? Se o Senhor Yahweh é Deus Elohym , sigam-no! Mas, se Baal é deus, então sigam Baal!” O povo, contudo, ficou em silêncio (NVT). 22Então Elias disse ao povo: “Eu sou o único que restou dos Profetas do Senhor Yahweh , e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens (NAA). 23Agora, tragam para cá dois novilhos. Que os profetas de Baal escolham um deles, cortem o animal em pedaços e o coloquem sobre a lenha do altar, mas não ponham fogo na lenha. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha no altar, mas não porei fogo na lenha (NVT). 24Então eles invocarão o nome de seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor Yahweh . E há de ser que o deus que responder com fogo esse é que é Deus Elohym “. E todo o povo respondeu: “É uma boa proposta!” (NAA)

(1Rs 18.25-29) 25Elias disse aos profetas de Baal: “Escolham um dos novilhos e preparem-no primeiro, porque vocês são muitos. Depois, invoquem o nome do deus de vocês, mas não ponham fogo na lenha” (NAA). 26Eles prepararam um dos novilhos e o colocaram sobre o altar. Invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia e gritavam: “Ó Baal, responde-nos!”, mas não houve resposta alguma. E dançavam em volta do altar que haviam feito (NVT). 27Ao meio-dia, Elias começou a zombar deles, dizendo: “Gritem mais alto, porque ele é deus! Pode ser que esteja meditando, atendendo a necessidades ou viajando. Talvez esteja dormindo e necessite que o acordem”. 28E eles clamavam em altas vozes e se cortavam com facas e com lanças, segundo o seu costume, até ficarem cobertos de sangue (NAA). 29Agitaram-se em transe desde o meio-dia até a hora do sacrifício da tarde, mas não houve sequer um som, nem resposta ou reação alguma (NVT).

(1Rs 18.30-35) 30Então Elias disse ao povo: “Venham aqui!” Todos se reuniram em volta dele enquanto ele consertava o altar do Senhor Yahweh que havia sido derrubado (NVT). 31Pegou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, a quem tinha vindo a palavra do Senhor Yahweh , dizendo: “O seu nome será Israel” (NAA). 32E com elas reconstruiu o altar em nome do Senhor Yahweh . Depois, cavou ao redor do altar uma valeta com capacidade suficiente para doze litros de água (NVT). 33E então armou a lenha, cortou o novilho em pedaços e os pôs sobre a lenha. 34Então disse: “Encham quatro cântaros com água e derramem sobre o holocausto e sobre a lenha”. Disse ainda: “Façam isso outra vez”. E eles o fizeram. Disse mais: “Façam isso pela terceira vez”. E eles o fizeram pela terceira vez (NAA). 35A água escorria do altar, chegando a encher a valeta (NVI).

(1Rs 18.36-38) 36Na hora costumeira de oferecer o sacrifício da tarde, o Profeta Elias se aproximou do altar e orou: “Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym de Abraão, Isaque e Jacó, prova hoje que é Deus Elohym em Israel e que sou teu servo. Prova que fiz tudo isso por ordem tua. 37Ó Senhor Yahweh , responde-me! Que este povo saiba que o Senhor, ó Senhor Yahweh , é o verdadeiro Deus Elohym e está buscando o povo de volta para ti!” 38No mesmo instante, fogo do Senhor Yahweh desceu do céu e queimou o novilho, a madeira, as pedras e o chão, e secou até a água da valeta (NVT).

(1Rs 18.39-40) 39Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor Yahweh é Deus Elohym ! O Senhor Yahweh é Deus Elohym !” (NVI) 40aEntão Elias disse: “Prendam os profetas de Baal! Que nem um deles escape!” (NAA).

REINO DE ISRAEL: RIBEIRO DE QUISOM – Os Falsos Profetas são Mortos

(1Rs 18.40) 40bEles os prenderam, e Elias os fez descer até o ribeiro de Quisom e ali os matou (NAA).

Elias profetiza a volta da Chuva

(1Rs 18.41) 41Então Elias disse a Acabe: “Suba, vá comer e beber, porque já se ouve o barulho de abundante chuva” (NAA).

REINO DE ISRAEL: MONTE CARMELO

(1Rs 18.42-46) 42Acabe foi comer e beber. Elias, porém, subiu ao topo do monte Carmelo, prostrou-se até o chão com o rosto entre os joelhos e orou. 43Depois, disse a seu servo: “Vá e olhe na direção do mar”. O servo foi e olhou, depois voltou e disse: “Não vi nada”. Sete vezes Elias mandou que ele fosse e olhasse (NVT). 44Na sétima vez o servo disse: “Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão de um homem”. Então Elias disse: “Suba e diga a Acabe: ‘Apronte o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha’. 45Em pouco tempo o céu escureceu, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel (NAA). 46Então o Senhor Yahweh concedeu força extraordinária a Elias. Ele prendeu a capa no cinto e correu à frente do carro de Acabe até a entrada de Jezreel (NVT).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE JEZREELJezabel ameaça o Profeta Elias

(1Rs 19.1-2) 1Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado todos os profetas à espada (NAA). 2Por isso, Jezabel enviou esta mensagem a Elias: “Que os deuses me castiguem severamente se, até amanhã nesta hora, eu não fizer a você o que você fez aos profetas de Baal!” (NVT)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE BERSEBA – Elias deixa seu servo em Berseba

(1Rs 19.3) 3Elias ficou com medo, levantou-se e, para salvar a vida, se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá. E ali ele deixou o seu servo (NAA).

REINO DE JUDÁ: DESERTO DA JUDEIAElias é sustentado por um Anjo

(1Rs 19.4-8) 4Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo de um zimbro. Sentiu vontade de morrer e orou: “Basta, Senhor Yahweh ! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais”. 5Deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro. E eis que um anjo tocou nele e lhe disse: “Levante-se e coma” (NAA). 6E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se (ACF). 7O anjo do Senhor Yahweh voltou, tocou nele e lhe disse: “Levante-se e coma, porque a viagem será longa” (NAA). 8Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus Elohym (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Deus fala com o Profeta Elias no Monte Sinai (Aproximadamente 879 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 71 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 43 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 18 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 13º ano do reinado de Acabe (co-regente) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 9º ano do reinado de Acabe (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 8º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 1 ano (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

OUTROS REINOS: MONTE HOREBE

(1Rs 19.9-18) 9Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor Yahweh veio a ele e lhe disse: “O que você está fazendo aqui, Elias?” 10Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Yahweh , Deus Elohym dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus Profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida”. 11Então foi-lhe dito: “Saia daí e fique diante do Senhor Yahweh no monte”. Eis que o Senhor Yahweh estava passando. E um grande e forte vento fendia os montes e quebrava as rochas diante do Senhor Yahweh . Mas o Senhor Yahweh não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor Yahweh não estava no terremoto (NAA). 12Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor Yahweh não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave (NVI). 13Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com a capa, saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz disse: “O que você faz aqui, Elias?” 14Ele respondeu outra vez: “Tenho servido com zelo ao Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos. Contudo, os israelitas quebraram a aliança contigo, derrubaram teus altares e mataram todos os teus Profetas. Sou o único que restou, e agora também procuram me matar” (NVT). 15O Senhor Yahweh lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria (NVI). 16Depois, unja também Jeú, neto de Ninsi, para ser rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, da cidade de Abel-Meolá, para substituir você como meu Profeta. 17Quem escapar da espada de Hazael será morto por Jeú, e quem escapar da espada de Jeú será morto por Eliseu (NVT). 18No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram” (NVI).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE ABEL-MEOLÁO Chamado de Eliseu

(1Rs 19.19-21) 19Elias partiu e encontrou Eliseu, filho de Safate, arando um campo. Havia doze parelhas de bois no campo, e Eliseu arava com a última parelha. Elias se aproximou de Eliseu, lançou sua capa sobre os ombros dele e continuou a caminhar (NVT). 20Então Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias e disse: “Deixe-me beijar o meu pai e a minha mãe e, então, eu o seguirei”. Elias respondeu: “Vá e volte, pois você já sabe o que fiz com você”. 21Eliseu voltou para trás, pegou a junta de bois e os sacrificou. E, com os equipamentos dos bois, cozinhou a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Então se levantou, seguiu Elias, e o servia (NAA).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAGuerra entre Israel e os Sírios

(1Rs 20.1-4) 1Por esse tempo, Ben-Hadade, rei da Síria, mobilizou seu exército com o apoio de trinta e dois reis aliados e seus carros de guerra e cavalos. Eles cercaram Samaria e a atacaram (NVT). 2Enviou mensageiros à cidade, a Acabe, rei de Israel (ARA), 3que lhe disseram: “Assim diz Ben-Hadade: ‘A sua prata e o seu ouro são meus; as suas mulheres e os seus melhores filhos também são meus’”. 4O rei de Israel respondeu: “Seja conforme a sua palavra, ó rei, meu senhor; eu sou seu, e tudo o que tenho é seu” (NAA).

(1Rs 20.5-6) 5Os mensageiros voltaram a Acabe e disseram: “Assim diz Ben-Hadade: ‘Quando enviei mensageiros que dissessem: ‘A sua prata, o seu ouro, as suas mulheres e os seus filhos são meus’, era para que você os entregasse para mim. 6Se amanhã a estas horas eu tiver de enviar os meus servos até você, eles vasculharão o seu palácio e as casas dos seus oficiais e meterão as mãos em tudo o que você tem de precioso e o levarão’” (NAA).

(1Rs 20.7-9) 7Então o rei Acabe reuniu todas as autoridades do país e disse: “Vocês estão vendo como esse homem está querendo nos arruinar! Ele mandou um recado exigindo que eu entregasse as minhas mulheres, os meus filhos, a minha prata e o meu ouro, e eu concordei” (NTLH). 8As autoridades e todo o povo responderam: “Não lhe dê atenção nem concorde com as suas exigências” (NVI). 9Então Acabe disse aos mensageiros de Ben-Hadade: “Digam ao rei, meu senhor: ‘Farei tudo o que você pediu a este seu servo na primeira vez, porém não posso fazer o que você está pedindo agora’”. E os mensageiros se foram e deram esta resposta (NAA).

(1Rs 20.10-12) 10Então Ben-Hadade enviou a seguinte mensagem a Acabe: “Que os deuses me castiguem severamente se restar pó suficiente de Samaria para dar um punhado a cada um de meus soldados!” (NVT) 11O rei Acabe respondeu: “Digam ao rei Ben-Hadade que um verdadeiro soldado se gaba depois de uma batalha e não antes” (NTLH). 12Ben-Hadade ouviu esta resposta quando ele e os outros reis estavam bebendo nas tendas. Então ele disse aos seus servos: “Preparem-se para atacar”. E eles se prepararam para atacar a cidade (NAA).

Profecia a favor do rei Acabe

(1Rs 20.13-14) 13Nessa ocasião, um Profeta foi até Acabe, rei de Israel, e anunciou: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Vê este exército enorme? Hoje eu o entregarei nas suas mãos, e então você saberá que eu sou o Senhor Yahweh (NVI). 14Acabe perguntou: “Por meio de quem se dará isto?” Ele respondeu: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Pelos servos dos chefes das províncias’“. Acabe perguntou: “Quem começará a batalha?” E o Profeta respondeu: “Você!” (NAA)

A Vitória do rei Acabe

(1Rs 20.15-21) 15Então Acabe convocou os jovens soldados dos líderes das províncias, duzentos e trinta e dois homens. Em seguida reuniu o restante dos israelitas, sete mil ao todo (NVI). 16Por volta do meio-dia, quando Ben-Hadade e os trinta e dois reis aliados ainda estavam em suas tendas, bebendo até ficarem bêbados, 17o primeiro contingente, formado pelos soldados dos comandantes das províncias, saiu da cidade. Quando eles se aproximavam, os espiões de Ben-Hadade o avisaram: “Há alguns soldados vindo de Samaria”. 18Ele ordenou: “Quer tenham vindo em paz, quer para guerrear, tragam esses soldados com vida!” (NVT) 19Os jovens soldados dos líderes das províncias marcharam para fora da cidade, com o exército na retaguarda (NVI), 20e cada soldado israelita matou seu adversário sírio e, de repente, todo o exército sírio fugiu. Os israelitas os perseguiram, mas o rei Ben-Hadade e alguns dos cavaleiros fugiram a cavalo. 21O rei de Israel destruiu os outros cavalos e carros de guerra e massacrou os sírios (NVT).

Nova Profecia a favor do rei Acabe

(1Rs 20.22) 22Então o Profeta foi falar com o rei Acabe e disse: “Volte, fortaleça o seu exército e faça planos cuidadosos, pois daqui a um ano o rei da Síria vai atacar de novo” (NTLH).

OUTROS REINOS: REINO DA SÍRIAPlanos para uma nova Guerra contra o Reino de Israel

(1Rs 20.23-25) 23Depois da derrota, os oficiais de Ben-Hadade lhe disseram: “Os deuses israelitas são deuses dos montes; por isso venceram. Mas podemos derrotá-los com facilidade nas planícies. 24Desta vez, porém, substitua os reis por outros comandantes (NVT), 25e forme outro exército igual em número ao que você perdeu, com outros tantos cavalos e outros tantos carros de guerra. E vamos lutar contra eles na planície e, por certo, seremos mais fortes do que eles”. O rei deu ouvidos ao que disseram e assim o fez (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.