• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 158

158º Dia – 7 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Rei Acabe vence os Sírios Novamente (Aproximadamente 878 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 72 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 44 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 19 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 14º ano do reinado de Acabe (co-regente) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 10º ano do reinado de Acabe (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 9º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 7º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 2 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: REGIÃO DE AFECA

(1Rs 20.26-28) 26Decorrido um ano, Ben-Hadade convocou os sírios e subiu a Afeca para lutar contra Israel (NAA). 27Israel reuniu seu exército, organizou linhas de abastecimento e saiu para lutar. Mas, em comparação com o enorme exército sírio que cobria todo o campo, os israelitas pareciam dois pequenos rebanhos de cabras. 28O homem de Deus Elohym foi ao rei de Israel e lhe disse: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Os sírios pensam que o Senhor Yahweh é um deus dos montes, e não das planícies. Por isso, entregarei todo o enorme exército sírio em suas mãos. Então vocês saberão que eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

(1Rs 20.29-34) 29Os dois exércitos acamparam um de frente para o outro durante sete dias e, no sétimo dia, a batalha começou. Os israelitas mataram cem mil soldados de infantaria dos sírios em um só dia (NVT). 30O restante deles escapou para a cidade de Afeca, onde o muro caiu sobre vinte e sete mil deles. Ben-Hadade também fugiu para a cidade e se escondeu, ora num aposento, ora noutro (NVI). 31Os oficiais de Ben-Hadade lhe disseram: “Senhor, ouvimos que os reis de Israel são misericordiosos. Vamos nos humilhar, usar panos de saco na cintura e cordas na cabeça e nos render ao rei de Israel. Talvez ele deixe o senhor viver”. 32Então vestiram panos de saco e cordas, foram ao rei de Israel e suplicaram: “Seu servo Ben-Hadade diz: ‘Peço que me deixe viver!’” O rei de Israel respondeu: “Ele ainda está vivo? Ele é meu irmão!” (NVT) 33Aqueles homens tomaram isto como um bom sinal, logo se aproveitaram dessa palavra e disseram: “Sim, o seu irmão Ben-Hadade!” O rei disse: “Vão e tragam-no aqui”. Então Ben-Hadade saiu para se encontrar com Acabe, e este o fez subir na sua carruagem (NAA). 34Ben-Hadade lhe disse: “Devolverei as cidades que meu pai tomou de seu pai, e você poderá estabelecer centros de comércio em Damasco, como meu pai fez em Samaria. Acabe disse: “Sob essas condições, eu o libertarei”. Então os dois fizeram um acordo, e Ben-Hadade foi liberto (NVT).

O Erro do rei Acabe em poupar a vida de Ben-Hadade

(1Rs 20.35-38) 35Enquanto isso, o Senhor Yahweh instruiu um dos membros de um grupo de Profetas a dizer a outro: “Dê um soco em mim!”, mas o homem se recusou a fazê-lo. 36Então o Profeta lhe disse: “Como você não obedeceu à voz do Senhor Yahweh , um leão o matará assim que você sair daqui”. E, quando ele partiu, um leão o atacou e o matou. 37Em seguida, o Profeta se dirigiu a outro homem e disse: “Dê um soco em mim!” O homem deu um soco no Profeta e o feriu. 38O Profeta colocou uma faixa de pano sobre os olhos para se disfarçar e esperou pelo rei junto à estrada (NVT).

(1Rs 20.39-43) 39Quando o rei ia passando, o Profeta gritou: “Eu, seu servo, estava no meio da batalha acirrada quando, de repente, alguém me trouxe um prisioneiro e disse: ‘Vigie este homem. Se ele escapar, você morrerá ou pagará uma multa de trinta e cinco quilos de prata!’ (NVT) 40Enquanto este seu servo estava ocupado daqui e dali, o homem se foi”. O rei de Israel respondeu: “Esta é a sua sentença. Você mesmo a pronunciou” (NAA). 41Então, sem demora, o Profeta tirou a faixa dos olhos, e o rei de Israel reconheceu que era um dos Profetas. 42O Profeta lhe disse: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Uma vez que você poupou o homem que eu havia ordenado que fosse destruído, você deve morrer em lugar dele, e seu povo, em lugar do povo dele’(NVT). 43Aborrecido e irritado, o rei de Israel voltou para o seu palácio em Samaria (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Vinha de Nabote (Aproximadamente 873 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 77 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 49 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 24 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 19º ano do reinado de Acabe (co-regente) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 15º ano do reinado de Acabe (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 14º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 7 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE JEZREEL

(1Rs 21.1-3) 1Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria. 2Acabe tinha dito a Nabote: “Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor” (NVI). 3Porém Nabote disse a Acabe: “Que o Senhor Deus Yahweh me livre de lhe dar a herança de meus pais” (NAA).

(1Rs 21.4-7) 4Então Acabe voltou para casa aborrecido e indignado com o que Nabote, o jezreelita, lhe havia falado, quando disse: “Não lhe darei a herança de meus pais”. E se deitou na cama, voltou o rosto para a parede e não quis comer. 5Porém Jezabel, a esposa, foi falar com ele e perguntou: “Que é isso que você tem? Por que está assim aborrecido e não quer comer nada?” 6Acabe respondeu: “É porque falei com Nabote, o jezreelita, e lhe disse: ‘Dê-me a sua vinha por dinheiro; ou, se preferir, lhe darei outra em troca’. Porém ele disse: ‘Não lhe darei a minha vinha’” (NAA). 7Disse-lhe Jezabel, sua mulher: “É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel” (NVI).

(1Rs 21.8-14) 8Então Jezabel escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele e as enviou aos anciãos e aos nobres que moravam com Nabote na cidade dele (NAA). 9Naquelas cartas ela escreveu: “Decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo (NVI). 10Mandem sentar-se em frente dele dois homens de mau caráter que o acusem de amaldiçoar a Deus Elohym e o rei. Depois, levem-no para fora e matem-no por apedrejamento”. 11As autoridades e os outros líderes da cidade seguiram as instruções dadas por Jezabel em suas cartas. 12Convocaram os habitantes da cidade para um jejum e colocaram Nabote num lugar onde todos podiam vê-lo. 13Então dois homens de mau caráter vieram, sentaram-se de frente para ele e o acusaram diante de todo o povo, dizendo: “Ele amaldiçoou a Deus Elohym e o rei!” Em seguida, foi arrastado para fora da cidade e morto por apedrejamento. 14Os líderes da cidade mandaram avisar Jezabel: “Nabote foi apedrejado e está morto” (NVT).

(1Rs 21.15-16) 15Quando Jezabel ouviu que Nabote tinha sido apedrejado e estava morto, disse a Acabe: “Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, o jezreelita, não quis dar a você por dinheiro. Porque Nabote não está mais vivo; morreu” (NAA). 16Quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, levantou-se e foi tomar posse da vinha (NVI).

CIDADE DE SAMARIA – Deus condena a atitude rei Acabe

(1Rs 21.17-19) 17Então a palavra do Senhor Yahweh veio a Elias, o tesbita, dizendo: 18“Levante-se, vá encontrar-se com Acabe, rei de Israel, que mora em Samaria. Eis que ele está na vinha de Nabote, aonde foi para tomar posse dela (NAA). 19Transmita-lhe esta mensagem: ‘Assim diz o Senhor Yahweh : Não foi suficiente para você matar Nabote? Era preciso que também roubasse a propriedade dele? Por causa do que você fez, os cães lamberão seu sangue no mesmo lugar onde lamberam o sangue de Nabote’” (NVT).

(1Rs 21.20-24) 20Acabe perguntou a Elias: “Então, meu inimigo, você já me achou?” Elias respondeu: “Achei, sim, porque você já se vendeu para fazer o que é mau aos olhos do Senhor Yahweh : 21Eis que trarei o mal sobre você, arrancarei a sua posteridade e exterminarei de Acabe todos do sexo masculino, quer escravo quer livre, em Israel (NAA). 22Acabarei com sua família como fiz com a família de Jeroboão, filho de Nebate, e com a família de Baasa, filho de Aías, pois você provocou minha ira e levou Israel a pecar’ (NVT). 23E, acerca de Jezabel, o Senhor Yahweh diz: ‘Os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel (NVI). 24Os membros da família de Acabe que morrerem na cidade serão comidos pelos cães, e os que morrerem no campo serão comidos pelos abutres’ (NVT).

(1Rs 21.27-29) 27Quando Acabe ouviu essa mensagem, rasgou suas roupas, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir em cima de panos de saco e a andar cabisbaixo (NVT). 28Então a palavra do Senhor Yahweh veio a Elias, o tesbita, dizendo (NAA): 29“Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho” (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reis Acabe e Josafá unidos contra os Sírios (Aproximadamente 870 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 80 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Josafá com 52 anos (Filho de Asa) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 27 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • 22º ano do reinado de Acabe (co-regente) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 18º ano do reinado de Acabe (oficial) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Josafá (co-regente) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 15º ano do reinado de Josafá (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Acazias com 10 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)

(1Rs 22.1-2) 1Durante três anos, não houve guerra entre a Síria e Israel (NVT). 2Porém, no terceiro ano, Josafá, rei de Judá, foi visitar o rei de Israel (NAA).

(2Cr 18.2) 2Passados alguns anos, Josafá foi visitar Acabe, em Samaria. Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para Josafá e para o povo que o acompanhava; e o persuadiu a ir com ele atacar Ramote-Gileade (NAA).

(1Rs 22.3) 3Durante a visita, o rei de Israel disse a seus oficiais: “Não sabem que a cidade de Ramote-Gileade nos pertence? E, no entanto, não fizemos coisa alguma para retomá-la do rei da Síria!” (NVT)

(1Rs 22.4-5) 4Então se voltou para Josafá e perguntou: “Você se juntará a mim na batalha para reconquistar Ramote-Gileade?” Josafá respondeu ao rei de Israel: “Claro que sim! Você e eu somos como um só. Meus soldados são seus soldados, e meus cavalos são seus cavalos (NVT). 5Mas primeiro vamos consultar a Deus, o Senhor Yahweh (NTLH).

(2Cr 18.3-4) 3Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: “Você vai comigo a Ramote-Gileade?” Josafá respondeu: “Sou como você é, e o meu povo é como o seu povo. Iremos com você à guerra” (NAA). 4E acrescentou: “Antes, porém, consulte o Senhor Yahweh (NVT).

(1Rs 22.6) 6Então o rei de Israel convocou os profetas, cerca de quatrocentos no total, e lhes perguntou: “Devo ir à guerra contra Ramote-Gileade ou não?” Todos eles responderam: “Sim, deve! O Senhor Adonay entregará o inimigo nas mãos do rei” (NVT).

(2Cr 18.5) 5Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e lhes perguntou: “Devemos ir e lutar contra Ramote-Gileade ou devo me conter?” Eles responderam: “Vá, porque Deus Elohym a entregará nas mãos do rei” (NAA).

(1Rs 22.10-12) 10Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles (NVI). 11Um dos profetas, Zedequias, filho de Quenaaná, fez chifres de ferro e declarou: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Com estes chifres o rei ferirá os sírios até a morte!’” (NVT). 12Todos os outros profetas estavam profetizando a mesma coisa, dizendo: “Ataca Ramote-Gileade, e será vitorioso, pois o Senhor Yahweh a entregará nas mãos do rei” (NVI).

(2Cr 18.9-11) 9Vestidos com seus trajes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados cada um em seu trono na eira junto à porta de Samaria. Todos os profetas estavam profetizando diante deles (NVT). 10Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro e disse: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Com estes você dará chifradas nos sírios até que estejam destruídos’” (NAA). 11Todos os outros profetas concordaram, dizendo: “Sim, suba a Ramote-Gileade e seja vitorioso, pois o Senhor Yahweh a entregará nas mãos do rei!” (NVT).

(1Rs 22.7-9) 7Josafá, porém, perguntou: “Acaso não há aqui um Profeta do Senhor Yahweh ? Devemos consultá-lo também” (NVT). 8O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor Yahweh , mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O rei não deveria dizer isso”, Josafá respondeu. 9Então o rei de Israel chamou um dos seus oficiais e disse: “Traga Micaías, filho de Inlá, imediatamente” (NVI).

(2Cr 18.6-8) 6Josafá, porém, perguntou: “Não existe aqui mais nenhum Profeta do Senhor Yahweh , a quem possamos consultar?” (NVI) 7Então o rei de Israel disse a Josafá: “Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor Yahweh ; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá”. E disse Josafá: “Não fale o rei assim” (ACF). 8Então Acabe chamou um oficial e mandou que ele fosse imediatamente buscar Micaías (NTLH).

(1Rs 22.13-14) 13O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe disse: “Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável” (NVI). 14Micaías, porém, respondeu: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , direi apenas o que o Senhor Yahweh ordenar” (NVT).

(2Cr 18.12-13) 12Enquanto isso, o mensageiro que foi buscar Micaías lhe disse: “Veja, todos os profetas prometem vitória para o rei. Concorde com eles e também prometa sucesso” (NVT). 13Micaías respondeu: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , o que o meu Deus Elohym me disser, isso falarei” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.