• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 164

164º Dia – 13 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Cerco do Rei da Síria a Samaria (Reino do Norte) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Jeorão com 39 anos (Filho de Josafá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 22 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 11º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 7º ano do reinado de Jeorão (oficial) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 6.24-25) 24Algum tempo depois, Ben-Hadade, rei da Síria, mobilizou todo o seu exército e cercou Samaria. 25O cerco durou tanto e causou tamanha fome que uma cabeça de jumento chegou a valer oitenta peças de prata, e uma caneca de esterco de pomba, cinco peças de prata (NVI).

(2Rs 6.26-33) 26Um dia, quando o rei de Israel inspecionava os muros da cidade, uma mulher gritou para ele: “Socorro, majestade!” 27O rei respondeu: “Se o Senhor Yahweh não a socorrer, como poderei ajudá-la? Acaso há trigo na eira ou vinho no lagar?”  28Contudo ele perguntou: “Qual é o problema?” Ela respondeu: “Esta mulher me disse: ‘Vamos comer o seu filho hoje, e amanhã comeremos o meu’. 29Então cozinhamos o meu filho e o comemos. No dia seguinte eu disse a ela que era a vez de comermos o seu filho, mas ela o havia escondido” (NVI). 30Ao ouvir as palavras da mulher, o rei rasgou as suas roupas. Como ele estava andando sobre a muralha, o povo olhou e viu que, por baixo, sobre a pele, o rei estava usando pano de saco. 31Então o rei disse: “Que Deus Elohym me castigue se até o final do dia Eliseu, filho de Safate, ainda estiver com a cabeça sobre os ombros (NAA). 32Eliseu estava sentado em sua casa com as autoridades de Israel quando o rei mandou um mensageiro até ele. Antes, porém, que o mensageiro chegasse, Eliseu disse às autoridades: “O filho do assassino enviou um homem para cortar minha cabeça. Quando o mensageiro chegar, fechem a porta e não o deixem entrar. Logo ouviremos os passos de seu senhor atrás dele” (NVT). 33Enquanto ainda lhes falava, o mensageiro chegou. Na mesma hora o rei disse: “Esta desgraça vem do Senhor Yahweh . Por que devo ainda ter esperança no Senhor Yahweh ?” (NVI)

(2Rs 7.1-2) 1Eliseu respondeu: “Ouçam esta mensagem do Senhor Yahweh ! Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Amanhã a esta hora, na porta de Samaria, seis litros de farinha fina custarão apenas doze gramas de prata, e doze litros de cevada também custarão apenas doze gramas de prata’“. 2O oficial que auxiliava o rei disse ao homem de Deus Elohym : “Ainda que o Senhor Yahweh abrisse as janelas do céu, isso não poderia acontecer!” Eliseu, porém, respondeu: “Você verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma!” (NVT)

A Fuga dos Sírios e os Leprosos

(2Rs 7.3-7) 3Havia quatro leprosos junto à porta da cidade. Eles disseram uns aos outros: “Por que ficar aqui esperando a morte? (NVI) 4Se decidirmos entrar na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos então para o arraial do sírios e nos entreguemos a eles. Se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, apenas morreremos”. 5Ao anoitecer, eles se levantaram para ir até o arraial dos sírios. Quando chegaram às imediações do arraial, eis que lá não havia ninguém (NAA). 6Pois o Senhor Adonay havia feito o exército sírio ouvir o ruído de carros de guerra e o galope de cavalos e os sons de um grande exército que se aproximava. Disseram uns aos outros: “O rei de Israel contratou mercenários hititas e egípcios para nos atacarem!” (NVT) 7Por isso, ao anoitecer, eles se levantaram e fugiram, abandonando as suas tendas, os seus cavalos e os seus jumentos, e deixando o arraial como estava. Fugiram para salvar a sua vida (NAA).

(2Rs 7.8-11) 8Assim, quando aqueles leprosos chegaram às imediações do arraial, entraram numa tenda, comeram e beberam; depois levaram dali prata, ouro e roupas; então se foram e esconderam tudo. Voltaram, entraram em outra tenda, e dali também levaram o que havia e esconderam. 9Então disseram uns aos outros: “Não é certo o que estamos fazendo. Este dia é um dia de boas-novas, e nós nos calamos. Se esperarmos até a luz da manhã, seremos tidos por culpados. Vamos agora mesmo anunciar isto no palácio real”. 10Assim, eles foram e gritaram para os porteiros da cidade, anunciando o seguinte: “Fomos ao arraial dos sírios, e lá não vimos nem ouvimos ninguém. Encontramos apenas os cavalos e os jumentos amarrados, e as tendas como estavam”. 11Então os porteiros gritaram e fizeram anunciar a notícia no interior do palácio real (NAA).

(2Rs 7.12-15) 12O rei se levantou de noite e disse a seus servos: “Deixem que eu explique a vocês o que os sírios nos fizeram. Eles sabem que nós estamos famintos. Por isso, saíram do arraial e se esconderam no campo, pensando assim: ‘Quando eles saírem da cidade, nós os apanharemos vivos e entraremos na cidade’”. 13Então um dos servos do rei tomou a palavra e disse: “Vamos enviar alguns homens com cinco dos cavalos que ainda restam na cidade e ver o que acontece. Se morrerem, apenas terão a mesma sorte da multidão dos israelitas que já morreram”. 14Assim, pegaram dois carros de guerra com cavalos, e o rei enviou os homens atrás do exército dos sírios, dizendo: “Vão ver o que está acontecendo”. 15Eles foram atrás dos sírios até o Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de armas que os sírios, na sua pressa, tinham jogado fora. Os mensageiros voltaram e anunciaram isto ao rei (NAA).

(2Rs 7.16-20) 16Então o povo correu e saqueou o acampamento sírio. E, de fato, naquele dia seis litros de farinha fina foram vendidos por apenas doze gramas de prata, e doze litros de cevada também foram vendidos por apenas doze gramas de prata, como o Senhor Yahweh tinha dito (NVT). 17Ora, o rei havia posto o oficial em cujo braço tinha se apoiado como encarregado da porta da cidade, mas quando o povo saiu, atropelou-o junto à porta, e ele morreu, conforme o homem de Deus Elohym havia predito quando o rei foi à sua casa (NVI). 18O homem de Deus Elohym tinha dito ao rei: “Amanhã a esta hora, na porta de Samaria, seis litros de farinha fina custarão apenas doze gramas de prata, e doze litros de cevada também custarão apenas doze gramas de prata”. 19O oficial do rei havia respondido: “Ainda que o Senhor Yahweh abrisse as janelas do céu, isso não poderia acontecer!” E o homem de Deus Elohym tinha dito: “Você verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma!” 20E assim aconteceu, pois ele foi pisoteado pelo povo à porta da cidade e morreu (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Jeorão aos 39 anos (Reino do Sul) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 22 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 12º e último ano do reinado de Jeorão (co-regente) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 11º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 7º e último ano do reinado de Jeorão (oficial) (filho de Josafá) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 21.19) 19A doença (de Jeorão) ia aumentando dia após dia e, ao final de dois anos, os intestinos saíram por causa da doença, e ele morreu com dores horríveis. O seu povo não fez nenhuma fogueira em honra dele, como havia feito para os seus pais (NAA).

(2Rs 8.17) 17bE (Jeorão) reinou durante oito anos (incompletos) em Jerusalém (BV).

(2Cr 21.5) 5bE (Jeorão) reinou oito anos (incompletos) em Jerusalém (NAA).

(2Cr 21.20) 20bReinou (Jeorão) oito anos (incompletos) em Jerusalém. E se foi sem deixar saudades. Foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis (NAA).

(2Rs 8.24) 24Jeorão morreu e foi sepultado nos túmulos de seus pais, na Cidade de Davi. E Acazias, filho de Jeorão, reinou em seu lugar (NAA).

(2Rs 8.23) 23Os demais acontecimentos do reinado de Jeorão e todas as suas realizações, estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado de Acazias, filho de Jeorão (Reino do Sul) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 22 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 11º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel

(2Cr 22.1) 1Em lugar de Jeorão, os moradores de Jerusalém fizeram rei a Acazias, o filho mais moço de Jeorão. Isso porque a tropa que tinha vindo com os árabes e invadido o arraial tinha matado todos os filhos mais velhos do rei. Assim Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, se tornou rei (NAA).

(2Rs 8.25) 25No décimo segundo ano do reinado de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, começou a reinar (NAA).

(2Cr 22.2) 2aAcazias tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar (NVI).

(2Rs 8.26) 26aEle tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar (NVI).

(2Cr 22.2) 2cO nome de sua mãe era Atalia, neta de Onri (NVI).

(2Rs 8.26) 26cO nome de sua mãe era Atalia, neta de Onri, rei de Israel (NVI).

(2Cr 22.3-4) 3Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente (ACF). 4Fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , como os da casa de Acabe, porque eles foram os seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição (NAA).

(2Rs 8.27) 27Acazias andou no caminho da casa de Acabe e fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , como os da casa de Acabe, porque era casado com uma filha dele (NAA).

OUTROS REINOS: CIDADE DE DAMASCO (Síria)Hazael mata Ben-Hadade e se torna Rei da Síria

(2Rs 8.7-13) 7Certa ocasião, Eliseu foi a Damasco. Ben-Hadade, rei da Síria, estava doente. Quando disseram ao rei: “O homem de Deus Elohym está na cidade” (NVI), 8então o rei disse a Hazael: “Pegue um presente e vá encontrar-se com o homem de Deus Elohym . Por meio dele, pergunte ao Senhor Deus Yahweh se vou sarar desta doença” (NAA). 9Hazael levou consigo o presente, quarenta camelos carregados com os melhores produtos de Damasco. Foi vê-lo e disse: “Seu servo Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou para perguntar se ele vai se recuperar de sua doença” (NVT). 10Eliseu lhe respondeu: “Vá e diga ao rei que ele certamente vai sarar. Porém o Senhor Yahweh me mostrou que ele certamente morrerá” (NAA). 11Eliseu ficou olhando fixamente para Hazael até deixá-lo constrangido. Então o homem de Deus Elohym começou a chorar. 12E perguntou Hazael: “Por que, meu senhor, está chorando?” Ele respondeu: “Porque sei das coisas terríveis que você fará aos israelitas. Você incendiará suas fortalezas, matará seus jovens à espada, esmagará as crianças e rasgará o ventre de suas mulheres grávidas”. 13Hazael disse: “Como poderia teu servo, que não passa de um cão, realizar algo assim?” Respondeu Eliseu: “O Senhor Yahweh me mostrou que você se tornará rei da Síria” (NVI).

(2Rs 8.14-15) 14Então Hazael deixou Eliseu e voltou para junto de seu senhor, o rei, que lhe perguntou: “O que foi que Eliseu disse a você?” Hazael respondeu: “Ele me disse que o senhor certamente vai sarar” (NAA). 15Mas, no dia seguinte, Hazael pegou uma coberta, encharcou-a em água e a segurou sobre o rosto do rei, até que morresse. E Hazael foi seu sucessor na Síria (NVT).

REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁ: CIDADE DE RAMOTE-GILEADEAcazias e Jorão contra a Síria

(2Cr 22.5) 5(Acazias) também andou nos conselhos deles e foi com Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, a Ramote-Gileade, para guerrear contra Hazael, rei da Síria; e os sírios feriram Jorão (NAA).

(2Rs 8.28) 28Acazias aliou-se a Jorão, filho de Acabe, e saiu à guerra contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade. Jorão foi ferido (NVI).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE JEZREELJorão passa por Tratamento Médico Intensivo

(2Rs 8.29) 29aEle voltou a Jezreel para se recuperar dos ferimentos sofridos em Ramote (NVT).

(2Cr 22.6) 6aE voltou a Jezreel para recuperar-se dos ferimentos sofridos em Ramote, na batalha contra Hazael, rei da Síria (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.