• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 165

165º Dia – 14 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Jeú é ungido Rei de Israel por ordem do Profeta Eliseu (Reino do Norte) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 22 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 11º ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • 2º ano do reinado de Acazias (co-regente) (filho de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Joás com 1 ano (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acazias (oficial) (filho de Jeorão) sobre Judá (reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE RAMOTE-GILEADE

(2Rs 9.1-3) 1Enquanto isso o Profeta Eliseu chamou um dos discípulos dos Profetas e lhe disse: “Ponha a capa por dentro do cinto, pegue este frasco de óleo e vá a Ramote-Gileade. 2Quando lá chegar, procure Jeú, filho de Josafá e neto de Ninsi. Dirija-se a ele e leve-o para uma sala longe dos seus companheiros (NVI). 3Pegue o vaso de azeite, derrame o azeite sobre a cabeça dele e diga: Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Eu o ungi para ser rei sobre Israel’. Depois, abra a porta e fuja depressa” (NAA).

(2Rs 9.4-10) 4O jovem Profeta fez o que Eliseu ordenou e foi a Ramote-Gileade. 5Quando chegou lá, encontrou Jeú sentado com outros oficiais do exército. “Comandante, tenho uma mensagem para o senhor”, disse o Profeta. “Para qual de nós?”, perguntou Jeú. “Para o senhor, comandante”, respondeu ele (NVT). 6Jeú levantou-se e entrou na casa. Então o jovem Profeta derramou o óleo na cabeça de Jeú e declarou-lhe: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Eu o estou ungindo rei de Israel, o povo do Senhor Yahweh . 7Você dará fim à família de Acabe, seu senhor, e assim eu vingarei o sangue de meus servos, os Profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor Yahweh , derramado por Jezabel (NVI). 8Toda a família de Acabe deve ser exterminada. Destruirei todos os seus descendentes do sexo masculino em Israel, tanto escravos como livres. 9Destruirei a família de Acabe como destruí as famílias de Jeroboão, filho de Nebate, e de Baasa, filho de Aías (NVT). 10E Jezabel será devorada por cães num terreno em Jezreel, e ninguém a sepultará’“. Então ele abriu a porta e saiu correndo (NVI).

(2Rs 9.11-13) 11Quando Jeú voltou para junto dos outros oficiais do rei, um deles lhe perguntou: “Está tudo bem? O que esse louco queria com você?” Jeú respondeu: “Vocês conhecem essa gente e as coisas que dizem”. 12Mas insistiram: “Não nos engane! Conte-nos o que ele disse”. Então Jeú contou: “Ele me disse o seguinte: Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Eu o estou ungindo rei sobre Israel’“. 13Imediatamente eles pegaram os seus mantos e os estenderam sobre os degraus diante dele. Em seguida tocaram a trombeta e gritaram: “Jeú é rei!” (NVI)

Jeú inicia uma Conspiração contra o rei Jorão

(2Rs 9.14-15) 14Então Jeú, filho de Josafá e neto de Ninsi, começou uma conspiração contra o rei Jorão, na época em que este defendeu, com todo Israel, Ramote-Gileade contra Hazael, rei da Síria. 15O rei Jorão tinha voltado a Jezreel para recuperar-se dos ferimentos sofridos na batalha contra Hazael, rei da Síria. Jeú propôs: “Se vocês me apoiam, não deixem ninguém sair escondido da cidade para nos denunciar em Jezreel” (NVI).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE JEZREELRei Acazias visita o rei Jorão

(2Cr 22.6) 6bDepois Acazias, rei de Judá, foi a Jezreel visitar Jorão, que se recuperava de seus ferimentos (NVI).

(2Rs 8.29) 29bAcazias, filho de Jeorão, rei de Judá, foi visitar Jorão, filho de Acabe, em Jezreel, pois ele ainda se recuperava de seus ferimentos (NVT).

(2Rs 9.16) 16Em seguida, Jeú subiu numa carruagem e foi a Jezreel, onde o rei Jorão se recuperava de seus ferimentos. Acazias, rei de Judá, também estava ali, pois tinha ido visitar Jorão (NVT).

Jeú vai ao Encontro de Jorão

(2Rs 9.17-22) 17Quando a sentinela que estava na torre de vigia de Jezreel percebeu a tropa de Jeú se aproximando, gritou: “Estou vendo uma tropa!” Jorão ordenou: “Chame um cavaleiro e envie-o ao encontro deles para perguntar se eles vêm em paz” (NVI). 18O cavaleiro foi ao encontro de Jeú e disse: “O rei quer saber se vocês vêm em paz”. Jeú respondeu: “O que lhe interessa a paz? Junte-se a nós!” A sentinela informou: “O mensageiro se encontrou com eles, mas não está voltando!” 19Então o rei enviou outro cavaleiro. Ele foi ao encontro deles e disse: “O rei quer saber se vocês vêm em paz”. Jeú respondeu novamente: “O que lhe interessa a paz? Junte-se a nós!” (NVT) 20A sentinela relatou: “Ele chegou a eles, mas também não está voltando”. E acrescentou: “O jeito do chefe da tropa guiar o carro é como o de Jeú, neto de Ninsi; dirige como louco”. 21Jorão ordenou que preparassem seu carro de guerra. Assim que ficou pronto, Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, saíram, cada um em seu carro, ao encontro de Jeú. Eles o encontraram na propriedade que havia pertencido a Nabote, de Jezreel. 22Quando Jorão viu Jeú, perguntou: “Você vem em paz, Jeú?” Jeú respondeu: “Como pode haver paz, enquanto continua toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe Jezabel?” (NVI)

A Morte do rei Jorão (Reino do Norte)

(2Rs 9.23-26) 23Então o rei Jorão deu meia-volta com seus cavalos e fugiu, gritando para o rei Acazias: “Traição, Acazias!” (NVT) 24Mas Jeú puxou a corda do seu arco com toda a força e atirou uma flecha, que feriu Jorão nas costas. A flecha atravessou o coração, e ele caiu morto no seu carro de guerra (NTLH). 25Jeú disse a Bidcar, seu oficial: “Jogue-o no campo que pertencia a Nabote de Jezreel. Lembra-se de quando você e eu acompanhávamos a cavalo o pai dele, Acabe? O Senhor Yahweh pronunciou esta mensagem contra ele (NVT): 26‘Tão certo como vi ontem à tarde o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos’, diz o Senhor Yahweh , ‘assim neste campo eu darei a retribuição que você merece’, diz o Senhor Yahweh . Agora, pois, pegue-o e jogue-o neste campo, segundo a palavra do Senhor Yahweh (NAA).

A Morte do rei Acazias (Reino do Sul)

(2Rs 9.27) 27aQuando Acazias, rei de Judá, viu o que estava acontecendo, fugiu pela estrada para Bete-Hagã. Jeú foi atrás dele, gritando: “Atirem nele também!” E atingiram Acazias em seu carro de guerra, na subida para Gur, perto de Ibleão (NVT).

(2Cr 22.9) 9aEntão os homens de Jeú partiram em busca de Acazias e o encontraram escondido na cidade de Samaria (NVT).

(2Rs 9.27) 27bEle conseguiu ir até Megido, mas morreu ali (NVT).

(2Cr 22.9) 9bEles o trouxeram a Jeú e o mataram (NVT).

(2Rs 9.28) 28Os servos dele o levaram, num carro, para Jerusalém e o sepultaram no seu túmulo junto a seus pais, na Cidade de Davi (NAA).

(2Cr 22.9) 9cAcazias recebeu um sepultamento digno, pois o povo disse: “Ele era neto de Josafá, homem que buscou o Senhor Yahweh de todo o coração”. Contudo, nenhum dos membros da família de Acazias que sobreviveram conseguiu reinar em seu lugar (NVT).

(2Cr 22.7) 7Foi da vontade de Deus Elohym que Acazias, para a sua ruína, fosse visitar Jorão. Porque, quando chegou, saiu com Jorão para encontrar-se com Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor Yahweh tinha ungido para exterminar a casa de Acabe (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim do Reinado de Jorão (Reino do Norte) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 22 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 12º e último ano do reinado de Jorão (co-regente) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 11º e último ano do reinado de Jorão (oficial) (filho de Acabe e irmão de Acazias) sobre Israel (Reino do Norte)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • 2º ano do reinado de Acazias (co-regente) (filho de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Joás com 1 ano (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acazias (oficial) (filho de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Início do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)

CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 3.1) 1b(Jorão, rei de Israel) reinou em Samaria por doze anos (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim do Reinado de Acazias (Reino do Sul) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • Acazias com 22 anos (Filho de Jeorão e Atalia) (Reino do Sul)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • 2º e último ano do reinado de Acazias (co-regente) (filho de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Joás com 1 ano (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 1º e último ano do reinado de Acazias (oficial) (filho de Jeorão) sobre Judá (reino do Sul)
  • Início do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 8.26) 26b(Acazias, rei de Judá) reinou um ano em Jerusalém (NVI)

(2Cr 22.2) 2b(Acazias, rei de Judá) reinou um ano em Jerusalém (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Atalia manda Eliminar a todos da Família Real (Reino do Sul) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • Joás com 1 ano (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • Início do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)

(2Rs 11.1) 1Quando Atalia, mãe de Acazias, rei de Judá, soube que seu filho estava morto, começou a exterminar o restante da família real (NVT).

(2Cr 22.10) 10Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, mandou matar toda a família real de Judá (NVI).

Joás, filho de Acazias é Escondido e Poupado do Massacre

(2Cr 22.11) 11Mas Jeosabeate, filha do rei, raptou Joás, filho de Acazias, do meio dos filhos do rei que seriam mortos e o escondeu, juntamente com a sua babá, numa câmara interior. Assim Jeosabeate, a filha do rei Jeorão, mulher do Sacerdote Joiada e irmã de Acazias, o escondeu de Atalia, e ele não foi morto (NAA).

(2Rs 11.2) 2Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão e irmã de Acazias, pegou Joás, um dos filhos do rei que iam ser assassinados, e o colocou num quarto, junto com a sua ama, para escondê-lo de Atalia; assim ele não foi morto (NVI).

REINO DE JUDÁ: Profeta Joel: A Invasão dos Gafanhotos

(Jl 1.1) 1Palavra do Senhor Yahweh que foi dirigida a Joel, filho de Petuel (NAA).

(Jl 1.2-3) 2Ouçam isto, anciãos; escutem, todos os habitantes do país. Já aconteceu algo assim nos seus dias? Ou nos dias dos seus antepassados? 3Contem o que aconteceu aos seus filhos, e eles aos seus netos, e os seus netos, à geração seguinte (NVI).

(Jl 1.4-5) 4O que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto migrador comeu; o que o migrador deixou, o gafanhoto devorador comeu; o que o devorador deixou, o gafanhoto destruidor comeu. 5Acordem, beberrões e chorem! Lamentem, todos vocês que gostam de vinho, por causa do vinho novo, pois foi tirado da boca de vocês (NAA).

(Jl 1.6-10) 6Porque veio um povo contra a minha terra, poderoso e inumerável, com dentes como de leão e presas como de leoa (NAA). 7Arrasou as minhas videiras e arruinou as minhas figueiras. Arrancou-lhes a casca, e derrubou-as, deixando brancos os seus galhos. 8Pranteiem como uma virgem em vestes de luto que lamenta pelo noivo da sua mocidade. 9As ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram eliminadas do Templo do Senhor Yahweh . Os Sacerdotes, que ministram diante do Senhor Yahweh , estão de luto. 10Os campos estão arruinados, a terra está seca; o trigo está destruído, o vinho novo acabou, o azeite está em falta (NVI).

(Jl 1.11-12) 11Desesperem-se, agricultores, chorem, produtores de vinho; fiquem aflitos pelo trigo e pela cevada, porque a colheita foi destruída. 12A vinha está seca, e a figueira murchou; a romãzeira, a palmeira e a macieira, todas as árvores do campo secaram. Secou-se, mais ainda, a alegria dos homens (NVI).

Profeta Joel: Um Chamado ao Arrependimento

(Jl 1.13-14) 13Vistam-se de pano de saco e chorem, Sacerdotes! Lamentem, vocês que servem diante do altar! Venham, passem a noite vestidos de pano de saco, vocês que servem ao meu Deus Elohym . Pois não há cereal nem vinho para oferecer no Templo de seu Deus Elohym (NVT). 14Convoquem um tempo de jejum, juntem o povo para uma reunião solene. Tragam os líderes e todos que habitam na terra para o Templo do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e ali clamem a ele (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.