• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 166

166º Dia – 15 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Profeta Joel: O Dia do Senhor (Reino do Sul) (Aproximadamente 858 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 92 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • 2º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • Joás com 1 ano (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • Início do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • Início do reinado de Atalia (esposa de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(Jl 1.15-20) 15O Dia do Senhor Yahweh está próximo, o dia em que virá destruição da parte do Todo-Poderoso; que dia terrível será! (NVT) 16Por acaso, o alimento não foi destruído diante dos nossos olhos? E, do Templo do nosso Deus Elohym , não desapareceram a alegria e o regozijo? (NAA) 17As sementes estão murchas debaixo dos torrões de terra. Os celeiros estão em ruínas, os depósitos de cereal foram derrubados, pois a colheita se perdeu. 18Como está mugindo o gado! As manadas andam agitadas porque não têm pasto; até os rebanhos de ovelhas estão sendo castigados. 19A ti, Senhor Yahweh , eu clamo, pois o fogo devorou as pastagens e as chamas consumiram todas as árvores do campo. 20Até os animais do campo clamam a ti, pois os canais de água se secaram e o fogo devorou as pastagens (NVI).

(Jl 2.1-3) 1“Toquem a trombeta em Sião e deem o alarme no meu santo monte. Que todos os moradores da Terra tremam, porque o Dia do Senhor Yahweh está chegando; já está próximo” (NAA). 2É dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e negridão. Assim como a luz da aurora estende-se pelos montes, um grande e poderoso exército se aproxima, como nunca antes se viu nem jamais se verá nas gerações futuras. 3Diante deles o fogo devora, atrás deles arde uma chama. Diante deles a terra é como o jardim do Éden, atrás deles, um deserto arrasado; nada lhes escapa (NVI).

(Jl 2.4-11) 4A sua aparência é como a de cavalos; e, como cavaleiros, assim correm. 5Com um estrondo semelhante ao de carros de guerra, eles vêm saltando no alto dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram a palha, como um povo poderoso posto em ordem de combate (NAA). 6Diante deles povos se contorcem angustiados; todos os rostos ficam pálidos de medo. 7Eles atacam como guerreiros; escalam muralhas como soldados. Todos eles marcham em linha, sem desviar-se do curso. 8Não se empurram uns aos outros; cada um marcha sempre em frente. Avançam por entre os dardos sem desfazer a formação. 9Lançam-se sobre a cidade; correm ao longo da muralha. Sobem nas casas; como ladrões entram pelas janelas. 10Diante deles a terra treme, o céu estremece, o sol e a lua escurecem, e as estrelas param de brilhar. 11O Senhor Yahweh levanta a sua voz à frente do seu exército. Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o Dia do Senhor Yahweh ! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo? (NVI)

Profeta Joel: A Misericórdia do Senhor

(Jl 2.12-14) 12Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor Yahweh : “Convertam-se a mim de todo o coração; com jejuns, com choro e com pranto (NAA). 13Não rasguem as roupas em sinal de tristeza; rasguem o coração!” Voltem para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , pois ele é misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor; está sempre pronto a voltar atrás e não castigar. 14Quem sabe ele mude de ideia e lhes envie bênção em lugar desse castigo? Talvez possam apresentar ofertas de cereal e vinho ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , como faziam antes (NVT).

(Jl 2.15-17) 15Toquem a trombeta em Sião! Convoquem um tempo de jejum, juntem o povo para uma reunião solene (NVT). 16Reúnam o povo, santifiquem a congregação, congreguem os anciãos, reúnam as crianças e os que mamam no peito. Que o noivo saia do seu quarto, e a noiva, dos seus aposentos (NAA). 17Que os Sacerdotes, que ministram perante o Senhor Yahweh , chorem entre o pórtico do Templo e o altar, orando: “Poupa o teu povo, Senhor Yahweh . Não faça da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus Elohym deles?’” (NVI)

Profeta Joel: A Compaixão do Senhor

(Jl 2.18-27) 18Então o Senhor Yahweh mostrou zelo por sua terra e teve piedade do seu povo. 19O Senhor respondeu ao seu povo: “Estou lhes enviando trigo, vinho novo e azeite, o suficiente para satisfazê-los plenamente; nunca mais farei de vocês motivo de zombaria para as nações. 20Levarei o invasor que vem do norte para longe de vocês, empurrando-o para uma terra seca e estéril, a vanguarda para o mar oriental e a retaguarda para o mar ocidental. E a sua podridão subirá; o seu mau cheiro se espalhará”. Ele tem feito coisas grandiosas! (NVI) 21Não tenha medo, ó terra; alegre-se e exulte, porque o Senhor Yahweh faz grandes coisas. 22Não tenham medo, animais selvagens, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque as árvores darão os seus frutos, as figueiras e as videiras produzirão com vigor. 23Filhos de Sião, alegrem-se e exultem no Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , porque ele lhes dará as chuvas em justa medida; fará descer, como no passado, as primeiras e as últimas chuvas (NAA). 24As eiras voltarão a se encher de trigo, e os tanques de prensar transbordarão de vinho novo e azeite. 25“Eu lhes devolverei o que perderam por causa dos gafanhotos migradores, dos saltadores, dos destruidores e dos cortadores; enviei esse grande exército devastador contra vocês” (NVT). 26Vocês terão comida em abundância e ficarão satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que fez maravilhas em favor de vocês. “E nunca mais o meu povo será envergonhado. 27Vocês saberão que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, e que não há outro. E nunca mais o meu povo será envergonhado” (NAA).

Profeta Joel: O Senhor Derramará do seu Espírito

(Jl 2.28-32) 28“E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões (NAA). 29Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. 30Mostrarei maravilhas no céu e na Terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça” (NVI). 31O sol se escurecerá, a lua se tornará vermelha como sangue antes que chegue o grande e terrível Dia do Senhor Yahweh (NVT). 32E todo aquele que invocar o nome do Senhor Yahweh será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor Yahweh , no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor Yahweh chamar (NVI).

Profeta Joel: O Senhor Julga as Nações

(Jl 3.1-3) 1“Sim, naqueles dias e naquele tempo, quando eu restaurar a sorte de Judá e de Jerusalém (NVI), 2congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá. E ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre os povos, repartindo a minha terra entre si (NAA). 3Fizeram um sorteio para decidir quem de meu povo seria seu escravo. Deram meninos em troca de prostitutas e venderam meninas por vinho para se embriagar” (NVT).

(Jl 3.4-8) 4“O que vocês têm contra mim, Tiro, Sidom, e todas as regiões da Filístia? Estão querendo se vingar de mim? Se é isso que vocês querem, sem demora farei com que essa vingança caia sobre a cabeça de vocês (NAA). 5Roubaram minha prata, meu ouro e meus tesouros preciosos e os levaram para seus templos (NVT). 6Vocês venderam o povo de Judá e de Jerusalém aos gregos, mandando-os para longe da sua terra natal (NVI). 7Mas eu os trarei de volta de todos os lugares para onde os venderam, e darei a vocês o que merecem (NVT). 8Venderei os filhos e as filhas de vocês aos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, que são uma nação distante, porque o Senhor Yahweh o disse” (NAA).

(Jl 3.9-12) 9Proclamem isto entre as nações: “Preparem-se para a guerra! Despertem os guerreiros! Todos os homens de guerra aproximem-se e ataquem (NVI). 10Transformem as suas lâminas de arado em espadas, e as suas foices, em lanças. Que o fraco diga: ‘Eu sou forte’ (NAA). 11Venham depressa, nações de toda parte; reúnam-se no vale!” E agora, ó Senhor Yahweh , convoca teus guerreiros! (NVT) 12“Que todas as nações se levantem e sigam para o vale de Josafá, porque ali me assentarei para julgar todas as nações vizinhas” (NAA).

(Jl 3.13-16) 13Lancem a foice, pois a colheita está madura. Venham, pisem com força as uvas, pois o lagar está cheio e os tonéis transbordam, tão grande é a maldade dessas nações! (NVI) 14Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor Yahweh está perto, no vale da Decisão (NAA). 15O sol e a lua escurecerão, e as estrelas deixarão de brilhar. 16A voz do Senhor Yahweh rugirá desde Sião e trovejará desde Jerusalém; os céus e a Terra tremerão. Mas o Senhor Yahweh será refúgio para seu povo, uma fortaleza para o povo de Israel (NVT).

Profeta Joel: A Glória Futura de Judá

(Jl 3.17-18) 17“Então vocês saberão que eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , que habito em Sião, o meu santo monte. Jerusalém será santa; e estrangeiros jamais a conquistarão”. 18Naquele dia os montes gotejarão vinho novo; das colinas manará leite; todos os ribeiros de Judá terão água corrente. Uma fonte fluirá do Templo do Senhor Yahweh e regará o vale das Acácias (NVI).

(Jl 3.19-21) 19O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto abandonado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. 20Judá, porém, será habitada para sempre, e Jerusalém, de geração em geração (NAA). 21“Sua culpa de sangue, ainda não perdoada, eu a perdoarei”. O Senhor Yahweh habita em Sião! (NVI)

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Jezabel (Reino do Norte) (Aproximadamente 857 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Joiada com 93 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá) (Reino do Sul)
  • 3º ano de Escassez e Fome sobre Israel
  • Joás com 2 anos (filho de Acazias) (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Jeú sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Atalia (esposa de Jeorão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE JEZREEL

(2Rs 9.30-37) 30Em seguida Jeú entrou em Jezreel. Ao saber disso, Jezabel pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando de uma janela do palácio (NVI). 31Quando Jeú entrou pela porta do palácio, ela gritou para ele: “Veio em paz, assassino? Você é como Zinri, que matou seu senhor!” 32Jeú olhou para cima, viu Jezabel na janela e gritou: “Quem está do meu lado?” Dois ou três eunucos olharam para ele. 33“Joguem-na para baixo!”, ordenou Jeú. Eles a jogaram pela janela, e o sangue espirrou na parede e nos cavalos. E Jeú atropelou o corpo com as patas de seus cavalos. 34Em seguida, Jeú entrou no palácio, comeu e bebeu. Depois, disse: “Alguém vá sepultar aquela maldita mulher, pois era filha de rei” (NVT). 35Mas os que foram sepultá-la não acharam dela nada mais do que a caveira, os pés e as palmas das mãos. 36Então voltaram e contaram isso a Jeú. Ele disse: “Esta é a palavra do Senhor Yahweh , que ele falou por meio de Elias, o tesbita, seu servo, dizendo: ‘No campo de Jezreel, os cães comerão a carne de Jezabel (NAA), 37os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: ‘Esta é Jezabel’” (NVI).

(2Cr 22.8) 8Quando Jeú executava o juízo contra a família de Acabe, encontrou alguns oficiais de Judá e parentes de Acazias que o serviam, e os matou (NVT).

(2Rs 10.11) 11Então Jeú matou todos os que restavam da família de Acabe em Jezreel, bem como todos os seus aliados influentes, os seus amigos pessoais e os seus sacerdotes, não lhe deixando sobrevivente algum (NVI).

Jéu manda exterminar a casa de Acabe

(2Rs 10.1-3) 1Ora, viviam em Samaria setenta descendentes de Acabe. Jeú escreveu uma carta e a enviou a Samaria, aos líderes da cidade, às autoridades e aos tutores dos descendentes de Acabe. A carta dizia: 2“Assim que receberem esta carta, vocês que cuidam dos filhos do rei, e que têm carros de guerra e cavalos, uma cidade fortificada e armas, 3escolham o melhor e o mais capaz dos filhos do rei e coloquem-no no trono de seu pai. E lutem pela dinastia de seu senhor” (NVI).

(2Rs 10.4-7) 4Eles, porém, estavam aterrorizados e disseram: “Se dois reis não puderam enfrentá-lo, como poderemos nós?” 5Por isso o administrador do palácio, o governador da cidade, as autoridades e os tutores enviaram esta mensagem a Jeú: “Somos teus servos e faremos tudo o que exigir de nós. Não proclamaremos ninguém como rei. Faça o que achar melhor” (NVI). 6Jeú respondeu com outra carta: “Se estão do meu lado e vão me obedecer, tragam-me as cabeças dos filhos de seu senhor a Jezreel, amanhã a esta hora”. Os setenta filhos de Acabe estavam sob os cuidados dos líderes de Samaria, onde haviam sido criados desde a infância (NVT). 7Quando receberam a carta, tomaram os filhos do rei e os mataram, setenta homens, e puseram as cabeças deles em cestos, que enviaram a Jeú, em Jezreel (NAA).

(2Rs 10.8-10) 8Um mensageiro foi a Jeú e disse: “Eles trouxeram as cabeças dos filhos do rei”. Então Jeú ordenou: “Façam com elas dois montões junto ao portão de entrada da cidade e deixem que fiquem lá até amanhã cedo”. 9Na manhã seguinte, ele saiu e se dirigiu à multidão que havia se reunido ali. “Vocês não têm culpa”, disse ele. “Eu conspirei contra meu senhor e o matei. Mas quem matou todos estes? (NVT) 10Portanto, saibam agora que, da palavra do Senhor Yahweh , pronunciada contra a casa de Acabe, nada cairá em terra, porque o Senhor Yahweh fez o que falou por meio do seu servo Elias” (NAA).

Jeú poupa a vida de Jonadabe

(2Rs 10.15-16) 15Jeú saiu dali e encontrou Jonadabe, filho de Recabe, que vinha ao encontro dele. Jeú saudou-o e lhe perguntou: “Você tem o coração sincero para comigo, assim como o meu coração é sincero para com você?” Jonadabe respondeu: “Tenho”. Então Jeú disse: “Se é assim, me dê a sua mão”. E Jonadabe deu-lhe a mão. Jeú o fez subir na sua carruagem 16e lhe disse: “Venha comigo e você verá o meu zelo para com o Senhor Yahweh . E, assim, Jeú o levou na sua carruagem (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.