• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 178

178º Dia – 27 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Império Assírio (Aproximadamente 731 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 58 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 39 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 37 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 37 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 35 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 34 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 25 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)

OUTROS REINOS: As conquistas da Assíria

(2Rs 16.7-9) 7O rei Acaz enviou mensageiros para dizer a Tiglate-Pileser, rei da Assíria: “Sou seu servo e seu súdito. Venha salvar-me dos exércitos da Síria e de Israel que estão me atacando” (NVT). 8Acaz ajuntou a prata e o ouro encontrados no Templo do Senhor Yahweh e nos tesouros do palácio real e enviou-os como presente para o rei da Assíria (NVI). 9O rei da Assíria atendeu ao pedido e atacou Damasco, a capital da Síria, e deportou seus habitantes para Quir. Também matou Rezim, rei da Síria (NVT).

(2Rs 15.29) 29Durante o reinado de Peca, Tiglate-Pileser, rei da Assíria, atacou Israel novamente e conquistou as cidades de Ijom, Abel-Bete-Maaca, Janoa, Quedes e Hazor. Também conquistou as regiões de Gileade e da Galileia, e todo o território de Naftali, e levou os habitantes cativos para a Assíria (NVT).

(1Cr 5.25-26) 25Contudo, essas tribos foram infiéis ao Deus Elohym de seus antepassados. Adoraram os deuses das nações que Deus Elohym havia destruído diante deles (NVT). 26Por isso, o Deus Elohym de Israel fez Pul, rei da Assíria, também conhecido como Tiglate-Pileser, invadir a terra e levar cativos os membros das tribos de Rúben e Gade e da meia tribo de Manassés. Os assírios os deportaram para Hala, Habor, Hara e para o rio Gozã, onde estão até hoje (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do reinado de Ezequias em corregência com seu pai Acaz (Reino do Sul) (Aproximadamente 731 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 58 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 39 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 37 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 37 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 35 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 34 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 25 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 17º ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 17º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 18.2) 2aTinha (Ezequias) vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar (ARA).

(2Cr 29.1) 1aEzequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar (NAA).

Profeta Isaías: Deus repreende Judá por se alegrar com o ocorrido aos Reinos da Síria e de Israel

(Is 8.5-10) 5Mais uma vez, o Senhor Yahweh falou comigo e disse: 6“Meu cuidado pelo povo de Judá é como as águas de Siloé, que fluem suavemente. Contudo, eles me rejeitaram e agora se alegram com o que acontecerá aos reis Rezim e Peca”. 7Portanto, o Senhor Adonay fará vir sobre eles uma grande inundação do rio Eufrates: o rei da Assíria com toda a sua glória. A inundação fará transbordar todos os seus canais 8e cobrirá Judá até o pescoço. Abrirá as asas e submergirá sua terra de um extremo ao outro, ó Emanuel (NVT). 9Ajuntem-se, ó povos, e sejam quebrantados; deem ouvidos, todos os que são de terras longínquas; cingem-se e sejam feitos em pedaços, cingem-se e sejam feitos em pedaços (ACF). 10Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus El está conosco! (NVI)

Profeta Isaías: Judá não deve temer a Assíria e sim a Deus

(Is 8.11-15) 11O Senhor Yahweh falou comigo com veemência, advertindo-me a não seguir o caminho desse povo. Ele disse (NVI): 12“Não chamem conspiração a tudo o que este povo chama conspiração. Não temam aquilo que o povo teme, nem fiquem apavorados” (NAA). 13Ao Senhor Yahweh dos Exércitos é que vocês devem considerar santo, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor (NVI). 14Ele será um Santuário para vocês, mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel; será laço e armadilha aos moradores de Jerusalém (NAA). 15Muitos deles tropeçarão, cairão e serão despedaçados, presos no laço e capturados (NVI).

(Is 8.16-18) 16“Preserve os ensinamentos de Deus; confie a Lei àqueles que me seguem” (NVT). 17Esperarei no Senhor Yahweh , que esconde o seu rosto da casa de Jacó; a ele aguardarei (NAA). 18Eu e os filhos que o Senhor Yahweh me deu serviremos de sinal e advertência para Israel da parte do Senhor Yahweh dos Exércitos, que habita no monte Sião (NVT).

(Is 8.19-20) 19Talvez alguém lhes diga: “Vamos perguntar aos médiuns e aos que consultam os espíritos dos mortos. Com sussurros e murmúrios eles nos dirão o que fazer”. Mas será que o povo não deve pedir orientação a Deus Elohym ? Será que os vivos devem buscar a orientação de mortos? (NVT) 20À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, jamais verão a luz do alvorecer (NAA).

(Is 8.21-22) 21Aflitos e famintos vaguearão pela terra; quando estiverem famintos, ficarão irados e, olhando para cima, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus Elohym (NVI). 22Depois olharão para a terra, mas para onde voltarem os olhos só haverá problemas, angústia e sombrio desespero. Serão lançados nas trevas (NVT).

Profeta Isaías: O Príncipe da Paz (Alusão ao 1º Advento do Messias)

(Is 9.1-2) 1Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão (NVI). 2O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz (NAA).

(Is 9.3-4) 3O Senhor multiplicará a nação de Israel, e seu povo se alegrará. Eles se alegrarão diante de ti como os camponeses se alegram na colheita, como os guerreiros ao repartir os despojos. 4Pois, o Senhor quebrará o jugo de escravidão que os oprimia e levantará o fardo que lhes pesava sobre os ombros. Quebrará a vara do opressor, como fez ao destruir o exército de Midiã (NVT).

(Is 9.5-7) 5Pois, toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo (NVI). 6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “ Deus El Forte Gibbor “, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz” (NAA). 7Ele estenderá o seu governo, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor Yahweh dos Exércitos fará isto (NAA).

OUTRAS NAÇÕES: CIDADE DE DAMASCOO rei Acaz vai à Damasco

(2Rs 16.10-11) 10Então o rei Acaz foi a Damasco encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Ele viu o altar que havia em Damasco e mandou ao sacerdote Urias um modelo do altar, com informações detalhadas para sua construção. 11O sacerdote Urias construiu um altar conforme as instruções que o rei Acaz tinha enviado de Damasco e o terminou antes do retorno do rei Acaz (NVI).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMA Apostasia do rei Acaz aumenta cada vez mais

(2Rs 16.12-16) 12Quando o rei voltou, viu o altar e ofereceu sacrifícios sobre ele (NVT). 13Queimou o seu holocausto e a sua oferta de cereais, derramou a sua libação e aspergiu o sangue das suas ofertas pacíficas naquele altar (NAA). 14Depois retirou o altar de bronze da frente do Templo (esse altar estava entre a entrada do Templo e o novo altar), e o colocou ao lado norte do novo altar, 15Acaz deu instruções ao sacerdote Urias para usar o novo altar para os sacrifícios queimados de manhã, a oferta de cereais da tarde, os sacrifícios queimados e a oferta de cereais do rei, assim como as ofertas do povo, inclusive as ofertas de bebida feitas pelo povo. O sangue dos sacrifícios queimados e dos outros sacrifícios também tinha de ser espalhado sobre o novo altar. Assim, o antigo altar só era usado para os casos de adivinhação. “O altar de bronze”, disse o rei, “será apenas para meu uso pessoal” (BV). 16E o sacerdote Urias fez tudo como o rei Acaz lhe havia ordenado (NAA).

(2Rs 16.17-18) 17O rei Acaz cortou os painéis dos suportes e tirou as pias que estavam em cima deles. Pegou também o mar de fundição e o tirou de sobre os touros de bronze, que estavam debaixo dele, e o pôs sobre um pavimento de pedra. 18Também, por causa do rei da Assíria, retirou da Casa do Senhor Yahweh a estrutura coberta para uso no Shabat, que tinha sido construída no Templo, e a entrada real pelo lado de fora (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Assassinato do rei Peca (Reino do Norte) (Aproximadamente 728 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 61 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 42 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 40 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 40 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 38 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 37 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 28 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 20º e último ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 20º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIA

(2Rs 15.30) 30Oseias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, atacou-o e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano (em consideração) do reinado de Jotão, filho de Uzias (NAA).

(2Rs 15.27) 27bReinou (Peca) em Samaria por vinte anos (NVT).

(2Rs 15.31) 31Os demais acontecimentos do reinado de Peca e todas as suas realizações, estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado do rei Oseias (Reino do Norte) (Aproximadamente 728 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jotão com 61 anos (filho de Uzias) (Reino do Sul)
  • Jezreel com 42 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 40 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 40 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 38 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 37 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 28 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 20º e último ano do reinado de Peca sobre Israel (Reino do Norte)
  • 20º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Rs 17.1) 1aOseias, filho de Elá, começou a reinar em Israel no décimo segundo ano do reinado de Acaz, rei de Judá (NVT).

(2Rs 17.2) 2Fez o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , mas não tanto quanto os reis que governaram Israel antes dele (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Jotão aos 61 anos (Reino do Sul) (Aproximadamente 728 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 42 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 40 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 40 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 38 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 37 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 28 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 20º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 12º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • Início do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 15.38) 38Jotão morreu e foi sepultado no túmulo de seus pais, na Cidade de Davi, seu pai. E Acaz, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Cr 27.9) 9Jotão descansou com os seus antepassados e foi sepultado na cidade de Davi. Seu filho Acaz foi o seu sucessor (NVI).

(2Cr 27.7) 7Quanto aos demais atos de Jotão, todas as suas guerras e empreendimentos, eis que está tudo escrito no Livro da História dos Reis de Israel e de Judá (NAA).

(2Rs 15.36) 36Os demais acontecimentos do reinado de Jotão e as suas realizações, estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá (NVI).

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAProfeta Isaías: Julgamento de Efraim

(Is 28.1-2) 1Ai de Samaria, a orgulhosa coroa dos bêbados de Efraim, a flor murcha da gloriosa formosura que se encontra nos altos do fertilíssimo vale dos que são vencidos pelo vinho! 2Eis que o Senhor Adonay vai enviar um homem valente e poderoso; este, com poder jogará tudo no chão, como chuva de pedras, como tormenta destruidora e como tempestade de águas impetuosas que transbordam (NAA).

(Is 28.3-6) 3A orgulhosa coroa dos bêbados de Efraim será pisada com os pés (NAA). 4Sua magnífica beleza, localizada na cabeça de um vale fértil, é agora uma flor que murcha. Ela será como figo maduro antes da colheita, quem o vê, logo o apanha e o come. 5Naquele dia o Senhor Yahweh dos Exércitos será uma coroa gloriosa, um belo diadema para o remanescente do seu povo (NVI). 6Ele será o espírito de justiça para aqueles que se assentam para julgar e a força para os que rechaçam o ataque inimigo junto ao portão da cidade (NAA).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Isaías: Profecia contra Jerusalém

(Is 28.7-8) 7Agora, porém, Israel é conduzida por bêbados, que vacilam por causa do vinho e cambaleiam por causa do álcool. Os sacerdotes e os profetas cambaleiam por causa da bebida forte e ficam tontos por causa do vinho. Vacilam quando têm visões e cambaleiam quando pronunciam suas decisões. 8Suas mesas estão cobertas de vômito; há sujeira por toda parte (NVT).

(Is 28.9-13) 9Perguntam: “Quem o Senhor pensa que somos? Por que fala conosco dessa maneira? Acaso somos crianças pequenas, recém-desmamadas? (NVT) 10Porque nos fala como a crianças, repetindo palavras e frases. Uma palavra, depois mais outra, um pouco aqui, um pouco ali” (NAA). 11Com efeito, é com lábios gaguejantes e em uma língua estranha que ele falará a este povo (BJ). 12Ele disse a seu povo: “Este é o lugar de descanso; que os exaustos repousem aqui. Este é o lugar de conforto”, mas eles não quiseram ouvir (NVT). 13Assim, a palavra do Senhor Yahweh lhes será como a fala de crianças: palavras e frases repetidas, uma palavra, depois mais outra, um pouco aqui, um pouco ali. Isso para que andem, caiam para trás, sejam despedaçados, enlaçados e presos (NAA).

Profeta Isaías: A Pedra Angular em Sião (Alusão ao 1º Advento do Messias)

(Is 28.14-19) 14Portanto, escutem a palavra do Senhor Yahweh , homens zombadores, vocês que governam este povo que está em Jerusalém (NAA). 15Vocês se vangloriam, dizendo: “Fizemos um pacto com a morte, com o Sheol fizemos um acordo. Quando vier a calamidade destruidora, não nos atingirá, pois da mentira fizemos o nosso refúgio e na falsidade temos o nosso esconderijo” (NVI). 16Por isso, assim diz o Senhor Yahoweh Soberano Adonay : “Vejam, ponho em Sião uma pedra angular, uma pedra firme e testada! É uma pedra angular preciosa, sobre a qual se pode construir com segurança; quem crer jamais será abalado. 17Provarei vocês com a corda de medir da justiça e com o prumo da retidão. Porque seu refúgio é feito de mentiras, uma tempestade de granizo o derrubará. Porque é feito de engano, uma inundação o arrastará (NVT). 18A aliança que vocês fizeram com a morte será anulada, e o acordo com o Sheol não será mantido; e, quando o flagelo arrasador passar, vocês serão esmagados por ele. 19Todas as vezes que passar, ele os arrastará; porque passará manhã após manhã, e todos os dias, e todas as noites. E será simplesmente um horror o entender a mensagem” (NAA).

(Is 28.20-22) 20Porque a cama será tão curta, que ninguém poderá se estender nela; e o cobertor será tão estreito, que ninguém poderá se cobrir com ele (NAA). 21O Senhor Yahweh virá, como fez contra os filisteus no monte Perazim e contra os amorreus em Gibeão. Virá para fazer algo estranho, para realizar um ato incomum (NVT). 22E agora parem de zombar, para que as correntes que os prendem não se tornem mais fortes. Porque já ouvi o Senhor Adonay , o Senhor Yahoweh dos Exércitos, falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra (NAA).

Profeta Isaías: Deus é Grande em Sabedoria

(Is 28.23-29) 23Prestem atenção e ouçam a minha voz; estejam atentos e ouçam o meu discurso (NAA). 24Quando o agricultor ara a terra para o plantio, só faz isso o tempo todo? Só fica abrindo sulcos e gradeando o solo? (NVI) 25Não! Pelo contrário, depois de ter nivelado a superfície, ele espalha o endro, semeia o cominho, planta o trigo nos sulcos, a cevada no devido lugar, e o centeio nas bordas (NAA). 26O agricultor sabe exatamente o que fazer, pois Deus Elohym lhe deu entendimento. 27Não se debulha o endro com uma marreta; ele é malhado com uma vara. Não se passa uma roda de trilhar sobre o cominho; ele é batido de leve com uma ripa (NVT). 28O cereal é debulhado, mas o lavrador não o trilha sem parar; as rodas do carro passam por cima dele, mas os seus cavalos não esmagam os grãos (NAA). 29Isso tudo vem da parte do Senhor Yahweh dos Exércitos, maravilhoso em conselhos e magnífico em sabedoria (NVI).

1 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 178”

  1. Fabio Augusto Marques disse:

    Muito bom demais glória Deus amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.