• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 179

179º Dia – 28 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

 

CENÁRIO HISTÓRICO: Reinado de Salmaneser V sobre a Assíria (Reino da Assíria) (Aproximadamente 727 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 43 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 41 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Acaz com 41 anos (filho de Jotão) (Reino do Sul)
  • Lo-Ami com 39 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 38 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 29 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 21º ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 13º ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 1º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)

REINOS DE ISRAEL E DE JUDÁProfeta Oseias: O Julgamento sobre o Povo de Deus

(Os 5.1-3) 1Ouçam isto, sacerdotes! Fique atenta, ó casa de Israel! Dê ouvidos, ó casa do rei! Porque a sentença é contra vocês! Pois vocês foram um laço em Mispa e uma rede estendida sobre o Tabor. 2“Os rebeldes se aprofundaram na matança, mas eu castigarei todos eles. 3Eu conheço Efraim, e Israel não me está oculto. Porque você, Efraim, se prostituiu, e Israel está contaminado” (NAA).

(Os 5.4-7) 4O que eles fazem não lhes permitem voltar para o seu Deus Elohym , porque um espírito de prostituição está no meio deles, e não conhecem o Senhor Yahweh . 5A arrogância de Israel abertamente dá testemunho contra eles; Israel e Efraim cairão por causa da sua iniquidade, e Judá cairá juntamente com eles. 6Com os seus rebanhos e o seu gado irão em busca do Senhor Yahweh , mas não o acharão; ele se afastou deles (NAA). 7Traíram ao Senhor Yahweh ; geraram filhos ilegítimos. Agora suas Festas de Lua Nova os devorarão, tanto a eles como as suas plantações (NVI).

(Os 5.8-11) 8“Toquem a trombeta em Gibeá, e a corneta em Ramá. Deem o grito de guerra em Bete-Áven; esteja na vanguarda, ó Benjamim (NVT). 9Eu já anunciei ao povo de Israel aquilo que certamente vai acontecer: Vem aí o dia do castigo, e Israel será destruído (NTLH). 10Os líderes de Judá são como os que mudam os marcos dos limites. Derramarei sobre eles a minha ira como uma inundação. 11Efraim está oprimido, esmagado pelo juízo, porque decidiu ir atrás de ídolos” (NVI).

(Os 5.12-15) 12“Portanto, para Efraim eu serei como a traça e para a casa de Judá, como a podridão (NAA). 13Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá os seus tumores, Efraim se voltou para a Assíria, e mandou buscar a ajuda do grande rei. Mas ele não tem condições de curar vocês, nem pode sarar os seus tumores. 14Pois serei como um leão para Efraim, e como um leão grande para Judá. Eu os despedaçarei e irei embora; eu os levarei, sem que ninguém possa livrá-los (NVI). 15Então retornarei a meu lugar, até que reconheçam sua culpa e voltem para mim. Pois, assim que vier o sofrimento, eles me buscarão ansiosamente” (NVT).

Profeta Oseias: Arrependimento Fingido

(Os 6.1-6) 1“Venham, voltemos para o Senhor Yahweh . Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. 2Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença (NVI). 3Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor Yahweh ! Como o amanhecer, a sua vinda é certa; ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva fora de época que rega a terra” (NAA). 4“Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora (NAA). 5Por isso eu os despedacei por meio dos meus Profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juízos reluziram como relâmpagos sobre vocês (NVI). 6Pois quero misericórdia, e não sacrifício; conhecimento de Deus Elohym , mais do que holocaustos” (NAA).

(Os 6.7-11) 7“Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles foram infiéis a mim. 8Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue (NAA). 9Sacerdotes são como bandos de assaltantes, de tocaia à espera de suas vítimas. Assassinam viajantes ao longo da estrada para Siquém e praticam todo tipo de perversidade. 10Sim, vi algo horrível em Efraim e em Israel: meu povo se contaminou prostituindo-se com outros deuses! (NVT) 11Também você, Judá, será ceifado, quando eu remover o cativeiro do meu povo” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte do rei Acaz aos 43 anos (Reino do Sul) (Aproximadamente 725 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 45 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 43 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 41 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 40 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 31 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 23º e último ano do reinado de Acaz (co-regente) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 15º e último ano do reinado extraoficial de Acaz sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º e último ano do reinado de Acaz (oficial) (filho de Jotão) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 16.20) 20Acaz morreu e foi sepultado junto a seus pais, na Cidade de Davi; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Cr 28.27) 27Acaz morreu e foi sepultado na cidade de Jerusalém, mas não nos túmulos dos reis de Israel. E Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar (NAA).

(2Rs 16.2) 2bReinou (Acaz) em Jerusalém por dezesseis anos (incompletos) (NVT).

(2Cr 28.1) 1bReinou (Acaz) dezesseis anos em Jerusalém (incompletos) (NAA).

(2Rs 16.19) 19Os demais acontecimentos do reinado de Acaz e tudo que ele fez estão registrados no Livro da História dos Reis de Judá (NVT).

(2Cr 28.26) 26Os demais acontecimentos de seu reinado e todos os seus atos, do início ao fim, estão escritos nos registros históricos dos reis de Judá e de Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Ezequias (Reino do Sul) (Aproximadamente 725 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 45 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 43 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 41 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 40 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 31 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 3º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)

(2Rs 18.1) 1Ezequias, filho de Acaz, começou a reinar em Judá no terceiro ano do reinado de Oseias, filho de Elá, rei de Israel (NVT).

(2Rs 18.2) 2cA sua mãe se chamava Abia e era filha de Zacarias (NTLH).

(2Cr 29.1) 1cA mãe dele se chamava Abia e era filha de Zacarias (NAA).

(2Cr 29.2) 2Fez o que era certo aos olhos do Senhor Yahweh , como seu antepassado Davi (NVT).

OUTRAS NAÇÕES: REINO DOS FILISTEUSProfeta Isaías: Mensagem contra os Filisteus

(Is 14.28-32) 28No ano em que o rei Acaz morreu, veio de Deus esta mensagem (NTLH): 29Não se alegrem, filisteus, por estar morto o rei que os feriu. Pois dessa cobra nascerá outra mais venenosa, uma serpente terrível e abrasadora! (NVT) 30“E os primogênitos dos pobres serão apascentados, e os necessitados se deitarão seguros; porém farei morrer de fome a tua raiz, e ele matará os teus sobreviventes” (ACF). 31Lamentem junto aos portões! Chorem alto nas cidades! Derretam-se de medo, filisteus! Um exército poderoso vem do norte, como fumaça; cada soldado avança depressa, ansioso para lutar (NVT). 32Que resposta se dará aos emissários daquela nação? Esta: “O Senhor Yahweh estabeleceu Sião, e nela encontrarão refúgio os aflitos do seu povo” (NVI).

REINO DE JUDÁ: CIDADE DE JERUSALÉM – Reformas Religiosas realizadas pelo rei Ezequias

(2Rs 18.3-6) 3Ezequias fez o que era reto aos olhos do Senhor Yahweh , segundo tudo o que Davi, seu pai, havia feito. 4Removeu os lugares altos, quebrou as colunas e derrubou o poste da deusa Aserá. Também fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés havia feito. Os filhos de Israel chamavam essa serpente de Neustã e até aquele dia lhe queimavam incenso. 5Ezequias confiou no Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, de maneira que não houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. 6Porque se apegou ao Senhor Yahweh , não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o Senhor Yahweh ordenou a Moisés (NAA).

(2Cr 29.3-9) 3Logo no primeiro mês do primeiro ano (incompleto) de seu reinado, Ezequias reabriu as portas do Templo do Senhor Yahweh e as consertou. 4Mandou chamar os Sacerdotes e os Levitas para se encontrarem com ele na praça do lado leste do Templo (NVT), 5e lhes disse: “Escutem, Levitas! Santifiquem agora a si mesmos e santifiquem a Casa do Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais. Tirem do Santuário tudo o que é impuro. 6Porque nossos pais foram infiéis e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , e o abandonaram. Desviaram o seu rosto do Tabernáculo do Senhor Yahweh e lhe viraram as costas (NAA). 7Também fecharam as portas da Sala de Entrada do Templo e apagaram as lâmpadas. Deixaram de queimar incenso e de apresentar holocaustos no Santuário do Deus Elohym de Israel (NVT). 8Por isso, a ira do Senhor Yahweh caiu sobre Judá e sobre Jerusalém; e ele fez deles objeto de espanto, horror e zombaria, conforme vocês podem ver com os seus próprios olhos. 9Por isso os nossos pais caíram à espada e os nossos filhos, as nossas filhas e as nossas mulheres foram levadas como prisioneiras” (NVI).

(2Cr 29.10-11) 10“Agora estou resolvido a fazer uma aliança com o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, para que o furor da sua ira se afaste de nós (NAA). 11Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor Yahweh os escolheu para estarem diante dele e o servirem, para ministrarem perante ele e queimarem incenso” (NVI).

(2Cr 29.12-15) 12Então estes Levitas puseram-se a trabalhar: dentre os descendentes de Coate: Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias; dentre os descendentes de Merari: Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel; dentre os descendentes de Gérson: Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá; 13dentre os descendentes de Elisafã: Sinri e Jeuel; dentre os descendentes de Asafe: Zacarias e Matanias; 14dentre os descendentes de Hemã: Jeuel e Simei; dentre os descendentes de Jedutum: Semaías e Uziel (NVI). 15Esses homens reuniram seus parentes Levitas, e todos se purificaram. Em seguida, começaram a purificar o Templo do Senhor Yahweh , obedecendo às ordens do rei, de acordo com as instruções do Senhor Yahweh (NVT).

(2Cr 29.16-17) 16Os Sacerdotes foram até o interior do Templo do Senhor Yahweh para purificá-lo e trouxeram para fora, ao pátio do Templo, todas as coisas impuras que encontraram. Os Levitas as levaram dali para o vale de Cedrom. 17Começaram o trabalho no primeiro dia do primeiro mês e, em oito dias, haviam chegado à Sala de Entrada do Templo do Senhor Yahweh . Depois, levaram oito dias para purificar o Templo do Senhor Yahweh , de modo que todo o trabalho foi completado em dezesseis dias (NVT).

(2Cr 29.18-19) 18Então foram falar com o rei Ezequias no palácio e disseram: “Já purificamos toda a Casa do Senhor Yahweh , bem como o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a mesa da proposição com todos os seus objetos (NAA). 19Também todos os objetos que o rei Acaz, em sua infidelidade, jogou fora durante o seu reinado, nós já preparamos e santificamos; e eis que estão diante do altar do Senhor Yahweh (NVT).

O rei Ezequias restabelece o Culto a Deus

(2Cr 29.20-21) 20Cedo, na manhã seguinte, o rei Ezequias reuniu os líderes da cidade e, juntos, subiram ao Templo do Senhor Yahweh , 21levando sete novilhos, sete carneiros, sete cordeiros e sete bodes como oferta pelo pecado, em favor da realeza, do Santuário e de Judá. O rei ordenou que os Sacerdotes, descendentes de Arão, sacrificassem os animais no altar do Senhor Yahweh (NVI).

(2Cr 29.22-24) 22Então os Sacerdotes abateram os novilhos e aspergiram o sangue sobre o altar; em seguida fizeram o mesmo com os carneiros e com os cordeiros (NVI). 23Os bodes para a oferta pelo pecado foram levados para diante do rei e da comunidade, que impuseram as mãos sobre eles. 24Depois disso, os Sacerdotes abateram os bodes como oferta pelo pecado e aspergiram o sangue sobre o altar para fazer expiação pelos pecados de todo o Israel. O rei havia ordenado que o holocausto e a oferta pelo pecado fossem apresentados em favor de todo o Israel (NVT).

(2Cr 29.25-26) 25Ezequias obedeceu à ordem do rei Davi e à ordem que o Senhor Deus Yahweh tinha dado por meio de Gade, o Profeta do rei, e do Profeta Natã: Ele pôs no Templo os Levitas, com os seus pratos musicais, harpas e liras (NTLH). 26Os Levitas tomaram seus lugares com os instrumentos musicais de Davi, e os Sacerdotes tomaram seus lugares com as trombetas (NVT).

(2Cr 29.27-29) 27Ezequias ordenou que o holocausto fosse oferecido sobre o altar. Enquanto o sacrifício era oferecido, tiveram início os cânticos de louvor ao Senhor Yahweh , acompanhados das trombetas e dos outros instrumentos musicais de Davi, rei de Israel. 28Toda a comunidade adorou ao som dos cânticos dos músicos e do toque das trombetas, até que terminaram todos os holocaustos (NVT). 29Depois que eles terminaram de oferecer o sacrifício, o rei e todos os que estavam com ele se prostraram e adoraram (NAA).

(2Cr 29.30) 30O rei e as altas autoridades disseram aos Levitas que cantassem ao Senhor Yahweh os cânticos compostos por Davi e pelo Profeta Asafe. Cantaram cheios de alegria e depois se ajoelharam e adoraram a Deus (NTLH).

SALMOS DE ASAFEExortação ao Louvor e à Obediência

(Sl 81.1-4) 1Cantem de júbilo a Deus Elohym , força nossa; celebrem o Deus Elohym de Jacó. 2Cantem louvores e façam soar os tamborins, a suave harpa e também a lira. 3Toquem a trombeta na Festa da Lua Nova, na Lua Cheia, dia da nossa festa (NAA). 4Pois assim exigem os estatutos de Israel; esse é o decreto do Deus Elohym de Jacó (NVT).

(Sl 81.5-7) 5Ele o ordenou, como Lei, a José, ao marchar contra a terra do Egito. Ouvi uma linguagem que eu não conhecia, dizendo (NAA): 6“Agora removerei o peso de seus ombros e libertarei suas mãos das tarefas pesadas. 7Vocês clamaram a mim em sua aflição, e eu os salvei; da nuvem de tempestade lhes respondi e pus vocês à prova quando não havia água em Meribá” (NVT).

(Sl 81.8-10) 8“Ó meu povo, ouça minhas advertências; quem dera você me escutasse, ó Israel! 9Jamais tenha em seu meio outro deus; não se curve diante de deus estrangeiro (NVT). 10Eu sou o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, que os tirei da terra do Egito. Abram bem a boca, e eu a encherei” (NAA).

(Sl 81.11-12) 11“Mas o meu povo não escutou a minha voz; Israel não quis saber de mim (NAA). 12Por isso, deixei que seguissem seus desejos teimosos e vivessem de acordo com suas próprias ideias” (NVT).

(Sl 81.13-16) 13“Ah, se meu povo me escutasse; quem dera Israel andasse em meus caminhos! 14Então eu derrotaria seus inimigos sem demora; minhas mãos cairiam sobre seus adversários. 15Os que odeiam o Senhor Yahweh se encolheriam diante dele, condenados para sempre (NVT). 16Mas a vocês eu sustentaria com o trigo mais fino e os saciaria com o mel que escorre da rocha” (NAA).

O rei Ezequias apela ao povo que se consagrem ao Senhor

(2Cr 29.31) 31Ezequias tomou a palavra e disse: “Agora vocês se consagraram ao Senhor Yahweh . Venham e tragam sacrifícios e ofertas de ação de graças à Casa do Senhor Yahweh “. A congregação trouxe sacrifícios e ofertas de ação de graças, e todos os que estavam de coração disposto trouxeram holocaustos (NVT).

(2Cr 29.32-34) 32O número dos holocaustos que a congregação trouxe foi de setenta bois, cem carneiros e duzentos cordeiros; tudo isto em holocausto para o Senhor Yahweh (NVT). 33Os animais consagrados como sacrifícios chegaram a seiscentos bois e três mil ovelhas e bodes. 34Como os Sacerdotes eram muito poucos para tirar a pele de todos os holocaustos, os seus parentes, os Levitas, os ajudaram até o fim da tarefa e até que outros Sacerdotes se consagrassem, pois os Levitas demoraram menos para se consagrarem do que os Sacerdotes (NVI).

(2Cr 29.35-36) 35Houve holocaustos em grande quantidade, oferecidos com a gordura das ofertas de comunhão e com as ofertas derramadas que acompanhavam esses holocaustos. Assim foi restabelecido o culto no Templo do Senhor Yahweh . 36Ezequias e todo o povo regozijavam-se com o que Deus Elohym havia feito por seu povo, e tudo em tão pouco tempo (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.