• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 181

181º Dia – 30 de Junho

O REINO DIVIDIDO: ISRAEL AO NORTE E JUDÁ AO SUL

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Oséias (Reino do Norte) (Aproximadamente 724 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 46 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 44 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 42 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 41 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 32 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 7º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 4º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • 1º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

REINO DE ISRAEL: CIDADE DE SAMARIAProfeta Oseias: O Castigo de Israel

(Os 7.1-2) 1“Quando tento sarar Israel, se descobre a iniquidade de Efraim e a maldade de Samaria, porque praticam a falsidade; ladrões invadem as casas e bandos assaltam nas ruas. 2Não se dão conta de que eu me lembro de todas as suas maldades. Agora estão rodeados pelas suas más ações, que estão sempre diante de mim” (NAA).

(Os 7.3-4) 3Eles alegram o rei com as suas impiedades, os líderes com as suas mentiras (NVI). 4Todos eles são adúlteros. São semelhantes ao forno aceso pelo padeiro, que não precisa atiçar o fogo desde que sovou a massa até que seja levedada (NAA).

(Os 7.5-7) 5No dia da festa do nosso rei, os príncipes adoeceram de tanto beber vinho, e o rei estendeu a mão aos zombadores. 6Quando se aproximam com suas intrigas, seus corações ardem como um forno. A fúria deles arde lentamente, a noite toda; pela manhã queima como chama abrasadora (NAA). 7“Como um forno ardente, consomem seus líderes. Matam seus reis, um após o outro, e ninguém clama a mim por socorro” (NVT).

(Os 7.8-10) 8O povo de Israel se mistura com outros povos e se torna imprestável como um bolo mal assado. 9Estrangeiros consomem suas forças, mas eles não sabem disso. Seus cabelos ficam brancos, mas eles não se dão conta (NVT). 10A arrogância de Israel abertamente dá testemunho contra eles, mas eles não voltam para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , nem o buscam em tudo isso (NAA).

(Os 7.11-13) 11“Porque Efraim é como uma pomba ingênua, sem entendimento: chamam o Egito e se voltam para a Assíria (NAA). 12Enquanto voam de um lado para o outro, lançarei sobre eles minha rede e os derrubarei como uma ave do céu; eu os castigarei por todo o mal que fizeram. 13Que aflição espera os que me abandonaram! Que morram, pois se rebelaram contra mim. Eu desejava resgatá-los, mas contaram mentiras a meu respeito” (NVT).

(Os 7.14-16) 14“Não clamam a mim de coração, mas dão uivos nas suas camas. Eles se ajuntam para o trigo e para o vinho, mas se rebelam contra mim (NAA). 15Eu os ensinei e os fortaleci, mas eles tramam o mal contra mim (NVI). 16Olham para toda parte, menos para o Altíssimo; são inúteis, como um arco defeituoso. Seus líderes serão mortos por seus inimigos, por causa de sua insolência contra mim. Então o povo do Egito rirá deles” (NVT).

Profeta Oseias: O Castigo sobre Israel está Próximo

(Os 8.1-3) 1“Toque a trombeta! Ele vem como a águia contra a Casa do Senhor Yahweh , porque transgrediram a minha aliança e se rebelaram contra a minha Lei. 2Eles me invocam, dizendo: ‘Nosso Deus Elohym ! Nós, Israel, te conhecemos’. 3Mas Israel rejeitou o que é bom; o inimigo o perseguirá” (NAA).

(Os 8.4-6) 4“Eles estabeleceram reis, mas não da minha parte; constituíram príncipes, mas eu não o soube. Com a sua prata e com o seu ouro fizeram ídolos para si, para a sua própria destruição (NAA). 5Ó Samaria, rejeito o bezerro que você fez! Minha ira arde contra você; até quando será incapaz de se manter inocente? 6Esse bezerro que você adora, ó Israel, foi feito por suas próprias mãos; ele não é Deus Elohym ! Portanto, deve ser despedaçado” (NVT).

(Os 8.7-10) 7Porque semeiam ventos e colherão tempestades. O cereal que estiver por ser colhido não terá espigas, e não haverá farinha; e, se houver, os estrangeiros a comerão (NAA). 8O povo de Israel foi engolido; está abandonado entre as nações, como utensílio que ninguém quer (NVT). 9Porque foram pedir ajuda à Assíria, como um jumento selvagem que segue o seu próprio rumo. Efraim contratou amantes (NAA). 10“Todavia, ainda que contratem amantes entre as nações para socorrê-los, eu os reunirei para juízo. Já começaram a definhar sob a opressão do poderoso rei” (NAA).

(Os 8.11-12) 11“O povo de Israel construiu muitos altares para remover o pecado, mas esses mesmos altares se tornaram lugares para pecar. 12Embora eu lhes tenha dado minhas Leis, agem como se elas não se aplicassem a eles” (NVT).

(Os 8.13-14) 13Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o Senhor Yahweh não os aceita. Agora ele se lembrará da iniquidade deles e castigará os pecados que cometeram. “Vou mandá-los de volta para o Egito! (NAA) 14Israel esqueceu o seu Criador e construiu palácios; Judá fortificou muitas cidades. Mas sobre as suas cidades enviarei fogo que consumirá suas fortalezas” (NVI).

Profeta Miqueias: Ameaças contra Sacerdotes e Profetas

(Mq 3.1-4) 1“Eu disse: ‘Escutem agora, governantes de Jacó e chefes da casa de Israel: Por acaso não é a vocês que compete conhecer a justiça? 2Mas vocês odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne de cima dos seus ossos (NAA). 3Sim, comem a carne de meu povo; arrancam sua pele e quebram seus ossos. Cortam-no em pedaços, como carne para a panela’” (NVT). 4Um dia eles hão de invocar o Senhor Yahweh , mas ele não os ouvirá; naquele tempo, esconderá deles a sua face, por causa do mal que praticaram (NAA).

(Mq 3.5-6) 5Assim diz o Senhor Yahweh aos profetas que fazem o meu povo desviar-se; quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca (NVI): 6“Por isso, vocês terão noites sem visões; vocês terão trevas sem adivinhações. O sol se porá sobre os profetas, e o dia se transformará em escuridão” (NAA).

(Mq 3.7-8) 7Os videntes serão envergonhados, e os adivinhos serão humilhados. Todos eles colocarão a mão sobre a boca, porque não haverá resposta de Deus Elohym . 8Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor Yahweh , cheio de justiça e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado (NAA).

Profeta Isaías: Julgamento contra a Síria e contra Israel (Dois anos antes da invasão da Assíria)

(Is 8.1-2) 1O Senhor Yahweh me disse: “Tome uma placa de bom tamanho e nela escreva de forma legível: Maher-Shalal-Hash-Baz. 2E chame o sacerdote Urias, e Zacarias, filho de Jeberequias, como testemunhas de confiança” (NVI).

(Is 8.3-4) 3Então deitei-me com a profetisa, minha mulher, e ela engravidou e deu à luz um filho. E o Senhor Yahweh me disse: “Dê-lhe o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz. 4Pois, antes que ele aprenda a dizer ‘papai’ ou ‘mamãe’, o rei da Assíria levará embora todas as riquezas de Damasco e de Samaria” (NVI).

O Reino de Israel torna-se tributário da Assíria

(2Rs 17.3) 3Salmaneser, rei da Assíria, fez guerra contra Oseias, e este ficou sendo servo dele e lhe pagava tributo (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Prisão do rei Oseias (Reino do Norte) (Aproximadamente 724 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jezreel com 48 anos (filho do Profeta Oséias)
  • Lo-Ruama com 46 anos (filha do Profeta Oséias)
  • Lo-Ami com 44 anos (filho do Profeta Oseías)
  • Isaías com 43 anos (Profeta do Reino do Sul)
  • Ezequias com 34 anos (filho de Acaz) (Reino do Sul)
  • 9º ano do reinado de Ezequias (co-regente) (filho de Acaz) sobre Judá (Reino do Sul)
  • 6º ano do reinado de Oséias sobre Israel (Reino do Norte)
  • 3º ano do reinado de Ezequias (oficial) sobre Judá (Reino do Sul)

(2Rs 17.4) 4Oseias, porém, conspirou contra o rei da Assíria. Deixou de pagar o tributo anual e pediu ajuda a Sô, rei do Egito. Quando o rei da Assíria descobriu a traição de Oseias, mandou colocá-lo na prisão (NVI).

Profeta Oseias: O Senhor irá punir Israel

(Os 9.1-2) 1Não se alegre, Israel, nem exulte como os outros povos. Porque você se prostituiu, abandonando o seu Deus Elohym . Você gostou de receber o pagamento de prostituta em todas as eiras de cereais (NAA). 2Mas daqui a pouco não haverá trigo nem azeite, e faltará vinho (NTLH).

(Os 9.3-4) 3Vocês não permanecerão na terra do Senhor Yahweh ; em vez disso, voltarão para o Egito e, na Assíria, comerão alimentos impuros. 4Ali não apresentarão ofertas de vinho ao Senhor Yahweh ; seus sacrifícios não o agradarão. Serão impuros, como o alimento tocado por uma pessoa de luto; todos que apresentarem esses sacrifícios se contaminarão. Eles próprios comerão o alimento, mas não poderão oferecê-lo ao Senhor Yahweh (NVT).

(Os 9.5-6) 5O que farão vocês no dia de suas Festas fixas, nos dias de Festa do Senhor Yahweh ? 6Vejam! Fogem da destruição, mas o Egito os ajuntará, e Mênfis os sepultará. Os seus tesouros de prata as urtigas vão herdar; os cardos cobrirão totalmente as suas tendas (NVI).

(Os 9.7-9) 7Os dias de castigo vêm, os dias de punição estão chegando. Que Israel o saiba. Por serem tantos os pecados, e tanta a hostilidade de vocês, o Profeta é considerado um tolo, o homem inspirado, um louco violento. 8O Profeta, junto ao meu Deus Elohym , é a sentinela que vigia Efraim, contudo, laços o aguardam em todas as suas veredas, e a hostilidade no Templo do seu Deus Elohym (NVI). 9Eles se afundaram na corrupção, como nos dias de Gibeá. O Senhor se lembrará das suas injustiças e castigará os pecados que eles cometeram (NAA).

(Os 9.10) 10“Quando encontrei você, Israel, foi como encontrar uvas no deserto. Quando vi seus antepassados, foi como ver os primeiros figos maduros. Mas eles me abandonaram por causa de Baal-Peor e se entregaram à vergonhosa idolatria. Logo se tornaram tão repugnantes quanto o ídolo que adoravam” (NVT).

(Os 9.11-12) 11“A glória de Efraim lhe fugirá como pássaro: nenhum nascimento, nenhuma gravidez, nenhuma concepção (NVI). 12Ainda que venham a criar os seus filhos, eu os privarei deles, para que não fique nem um sequer. Ai deles, quando deles eu me afastar!” (NAA)

(Os 9.13-14) 13“Aos meus olhos, Efraim era como Tiro, plantado num lugar agradável; mas Efraim levará os seus filhos ao matador” (NAA). 14Ó Senhor Yahweh , o que devo pedir para teu povo? Pedirei ventres que não deem à luz e seios que não deem leite (NVT).

(Os 9.15-17) 15“Toda a perversidade deles começou em Gilgal; ali comecei a odiá-los. Eu os expulsarei de minha terra por causa de suas maldades. Não os amarei mais, porque todos os seus líderes são rebeldes (NVT). 16Efraim está ferido. Secaram-se as suas raízes; não dará fruto. E mesmo que as mulheres voltem a dar à luz, eu matarei esses filhos queridos”. 17O meu Deus Elohym os rejeitará, porque não lhe dão ouvidos; e andarão sem rumo entre as nações (NAA).

Profeta Oseias: Israel semeou Maldade e colherá Destruição

(Os 10.1-2) 1Israel era uma videira de ramagem viçosa, que dava o seu fruto. Quanto mais abundantes os frutos, maior o número de altares; quanto mais a terra produzia, tanto mais embelezavam as colunas sagradas (NAA). 2O coração deles é enganoso, e agora devem carregar sua culpa. O Senhor demolirá os seus altares e destruirá suas colunas sagradas (NVI).

(Os 10.3-4) 3Então eles dirão: “Não temos rei, pois não tememos o Senhor Yahweh . Mas, ainda que tivéssemos rei, o que ele poderia fazer por nós?” 4Proferem palavras vazias e fazem alianças que não pretendem cumprir. Por isso disputas legais brotam em seu meio, como ervas daninhas num campo arado (NVT).

(Os 10.5-6) 5O povo que mora em Samaria teme pelo ídolo em forma de bezerro de Bete-Áven. Seu povo pranteará por ele, como também os seus sacerdotes idólatras, que se regozijavam por seu esplendor; porque foi tirado deles e levado para o exílio. 6Sim, até ele será levado para a Assíria como tributo para o grande rei. Efraim sofrerá humilhação; e Israel será envergonhado pelo seu ídolo de madeira (NVI).

(Os 10.7-8) 7Samaria e seu rei serão arrastados como um graveto nas águas (NVI). 8Os lugares altos de Áven, que são o pecado de Israel, serão destruídos; espinhos e ervas daninhas crescerão sobre os seus altares. E o povo dirá aos montes: “Cubram-nos!” E às colinas: “Caiam em cima de nós!” (NAA)

Profeta Oseias: Deus dá a sentença contra Israel

(Os 10.9-10) 9“Desde os dias de Gibeá, você pecou, ó Israel, e nesse pecado você permaneceu. Será que a batalha contra os filhos da perversidade não há de alcançá-los em Gibeá? 10Eu os castigarei na medida do meu desejo. Os povos se ajuntarão contra eles, quando eu os punir por causa de sua dupla transgressão” (NAA).

(Os 10.11-15) 11“Porque Efraim era uma bezerra domada, que gostava de pisar o trigo na eira. Coloquei o jugo sobre o seu belo pescoço; atrelei Efraim ao carro. Judá lavrará, Jacó lhe desfará os torrões” (NAA). 12Então eu disse: “Semeiem a justiça e colham a misericórdia. Lavrem o campo não cultivado, porque é tempo de buscar o Senhor Yahweh , até que ele venha, e chova a justiça sobre vocês” (NAA). 13Mas vocês cultivaram a maldade e juntaram uma farta colheita de pecados. Comeram o fruto das mentiras ao confiar em carros de guerra. e em seus grandes exércitos. 14Agora os horrores da guerra surgirão no meio de seu povo. Todas as suas fortalezas cairão, como quando Salmã destruiu Bete-Arbel. Até mães e crianças foram despedaçadas ali (NVT). 15Assim se fará com você, ó Betel, por causa da sua grande maldade. Ao amanhecer, o rei de Israel será totalmente destruído (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.