• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 209

209º Dia – 28 de Julho

REINO DE JUDÁ

CENÁRIO HISTÓRICO: O Sumo Sacerdote Hilquias encontra o Livro da Lei (Aproximadamente 622 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 28 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Josias com 26 anos (filho de Amom)
  • 18º ano do reinado de Josias (filho de Amom) sobre Judá
  • Jeoaquim com 14 anos (filho de Josias)
  • Jeoacaz com 12 anos (filho de Josias)
  • Daniel com 6 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 1 ano (Profeta do Exílio Babilônico)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 34.14-15) 14Enquanto recolhiam a prata que tinha sido levada para o Templo do Senhor Yahweh , o Sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei do Senhor Yahweh que havia sido dada por meio de Moisés. 15Hilquias disse ao secretário Safã: “Encontrei o Livro da Lei no Templo do Senhor Yahweh “. E o entregou a Safã (NVI).

(2Rs 22.8) 8O Sumo Sacerdote Hilquias disse a Safã, secretário da corte: “Encontrei o Livro da Lei no Templo do Senhor Yahweh !” E Hilquias entregou o Livro a Safã, que o leu (NVT).

(2Rs 22.9) 9O secretário Safã voltou ao rei e lhe informou: “Teus servos entregaram a prata que havia no Templo do Senhor Yahweh e a confiaram aos trabalhadores e supervisores no Templo” (NVI).

(2Cr 34.16-17) 16Safã levou o Livro ao rei e relatou: “Seus oficiais estão fazendo tudo que lhes foi ordenado. 17A prata recolhida no Templo do Senhor Yahweh foi entregue aos supervisores e trabalhadores” (NVT).

(2Rs 22.10) 10E o secretário Safã acrescentou: “O Sacerdote Hilquias entregou-me um Livro”. E Safã o leu para o rei (NVI).

(2Cr 34.18) 18E o escrivão Safã acrescentou: “O Sacerdote Hilquias me entregou um Livro”. E Safã leu o Livro em voz alta diante do rei (NAA).

A Indignação do rei Josias perante o Livro da Lei

(2Rs 22.11-13) 11Assim que o rei ouviu as palavras do Livro da Lei, rasgou suas vestes (NVI). 12Em seguida, deu estas ordens ao Sacerdote Hilquias, a Aicam, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã, o secretário da corte, e a Asaías, conselheiro pessoal do rei (NVT): 13“Vão consultar o Senhor Yahweh por mim, pelo povo e por todo o Judá, a respeito das palavras deste Livro que foi encontrado. Porque é grande o furor do Senhor Yahweh , que se acendeu contra nós, porque os nossos pais não deram ouvidos às palavras deste Livro, para fazerem segundo tudo o que está escrito a nosso respeito” (NAA).

(2Cr 34.19-21) 19Quando o rei Josias ouviu as palavras da Lei, rasgou as suas roupas (NAA), 20e deu estas ordens a Hilquias, a Aicam, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, ao secretário Safã e ao auxiliar real Asaías: 21“Vão consultar o Senhor Yahweh por mim e pelo remanescente de Israel e de Judá acerca do que está escrito neste Livro que foi encontrado. A ira do Senhor Yahweh contra nós deve ser grande, pois os nossos antepassados não obedeceram à palavra do Senhor Yahweh e não agiram de acordo com tudo o que está escrito neste Livro” (NVI).

As Palavras da Profetisa Hulda

(2Cr 34.22) 22Então Hilquias e os homens que o rei tinha enviado foram falar com uma profetisa chamada Hulda, que morava no bairro novo de Jerusalém. O marido dela, que se chamava Salum, filho de Ticva e neto de Harás, era o encarregado da rouparia do Templo. Eles contaram a Hulda o que havia acontecido (NTLH).

(2Rs 22.14-17) 14O Sacerdote Hilquias, Aicam, Acbor, Safã e Asaías foram falar com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá e neto de Harás, responsável pelo guarda-roupa do Templo. Ela morava no bairro novo de Jerusalém. 15Ela lhes disse: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Digam ao homem que os enviou a mim (NVI): 16que assim diz o Senhor Yahweh ’: ‘Trarei desgraça sobre esta cidade e sobre seus habitantes. Todas as palavras escritas no Livro que o rei de Judá leu se cumprirão (NVT). 17Por terem me abandonado e queimado incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará’(NAA).

(2Cr 34.23-25) 23Ela lhes disse: “O Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, falou! Voltem e digam ao homem que os enviou (NVT). 24‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: ‘Eis que trarei desgraça sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as maldições escritas no Livro que leram diante do rei de Judá (NAA). 25Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando-me a ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá contra este lugar e não será apagada’(NVI).

O Reinado de Josias será poupado da Destruição iminente do Reino de Judá

(2Rs 22.18-20) 18“Mas ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor Yahweh , digam o seguinte: ‘Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, a respeito das palavras que você ouviu’: 19‘Visto que o seu coração se enterneceu e você se humilhou diante do Senhor Yahweh , quando ouviu as ameaças que fiz contra este lugar e contra os seus moradores; que seriam objeto de horror e de maldição; rasgou as suas roupas e chorou diante de mim, também eu ouvi a sua oração’, diz o Senhor Yahweh . 20‘Por isso, deixarei que você morra e seja sepultado em paz, e os seus olhos não verão todo o mal que trarei sobre este lugar’“. Então eles levaram esta resposta ao rei (NAA).

(2Cr 34.26-28) 26“Mas vão ao rei de Judá que os enviou para consultarem o Senhor Yahweh e digam-lhe que assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, a respeito da mensagem que acabaram de ouvir (NVT): 27‘Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus Elohym quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi’, declara o Senhor Yahweh (NVI). 28‘Portanto, só enviarei a calamidade anunciada depois que você tiver se reunido a seus antepassados e tiver sido sepultado em paz. Você não verá a desgraça que trarei sobre esta cidade e sobre seus habitantes’“. Então eles levaram a mensagem ao rei (NVT).

A Leitura da Lei diante do Povo e a Aliança com Deus

(2Rs 23.1-3) 1Então o rei convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém. 2Depois o rei subiu ao Templo do Senhor Yahweh acompanhado por todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os Sacerdotes e os Profetas; todo o povo, dos mais simples aos mais importantes. Para todos o rei leu em voz alta todas as palavras do Livro da Aliança, que havia sido encontrado no Templo do Senhor Yahweh . 3O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor Yahweh , fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele Livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança (NVI).

(2Cr 34.29-31) 29Josias mandou chamar todas as autoridades de Judá e de Jerusalém (NVT). 30O rei subiu à Casa do Senhor Yahweh , e com ele foram todos os homens de Judá, os moradores de Jerusalém, os Sacerdotes, os Levitas e todo o povo, desde o maior até o menor. E o rei leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que havia sido encontrado na Casa do Senhor Yahweh (NAA). 31O rei tomou seu lugar de honra junto à coluna e renovou a aliança na presença do Senhor Yahweh . Comprometeu-se a obedecer ao Senhor e a cumprir seus mandamentos, preceitos e decretos de todo o coração e de toda a alma. Prometeu cumprir todos os termos da aliança escritos no Livro (NVT).

(2Cr 34.32) 32Todos os que se encontravam em Jerusalém e em Benjamim concordaram com esta aliança; e os moradores de Jerusalém fizeram segundo a aliança de Deus Elohym , o Deus Elohym dos seus pais (NAA).

As Reformas do rei Josias sobre toda a Nação

(2Rs 23.4) 4Então o rei ordenou ao Sumo Sacerdote Hilquias, aos Sacerdotes da segunda ordem e aos guardas da porta que tirassem do Templo do Senhor Yahweh todos os utensílios que tinham sido feitos para Baal, para o poste da deusa Aserá e para todo o exército dos céus. Ele os queimou fora de Jerusalém, nos campos do Cedrom, e levou as cinzas para Betel (NAA).

(2Rs 23.5-6) 5Eliminou os sacerdotes idólatras nomeados por reis anteriores de Judá, pois haviam oferecido sacrifícios nos santuários idólatras em todo o território de Judá e nos arredores de Jerusalém. Também haviam oferecido sacrifícios a Baal, ao sol, à lua, às constelações e a todos os astros dos céus. 6Removeu do Templo do Senhor Yahweh o poste de Aserá e o levou para fora de Jerusalém, para o vale de Cedrom, onde o queimou. Depois, moeu as cinzas do poste e lançou o pó sobre os túmulos do povo (NVT).

(2Rs 23.7) 7Também demoliu os alojamentos dos prostitutos e das prostitutas cultuais dentro do Templo do Senhor Yahweh , onde as mulheres teciam enfeites para o poste de Aserá (NVT).

(2Rs 23.8-9) 8Josias trouxe todos os sacerdotes das cidades de Judá e, desde Geba até Berseba, profanou os altares onde os sacerdotes haviam queimado incenso. Derrubou os altares idólatras junto às portas, inclusive o altar da entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que fica à esquerda da porta da cidade (NVI). 9Os sacerdotes que haviam servido nos santuários idólatras não tinham permissão de servir no altar do Senhor Yahweh , em Jerusalém, mas podiam comer dos pães sem fermento junto com os outros sacerdotes (NVT).

(2Rs 23.10-11) 10O rei profanou o altar de Tofete, no vale de Ben-Hinom, a fim de que ninguém mais pudesse usá-lo para sacrificar no fogo um filho ou uma filha como oferta a Moloque. 11Removeu da entrada do Templo do Senhor Yahweh as estátuas de cavalos que os reis anteriores de Judá haviam dedicado ao sol. Ficavam perto do alojamento do eunuco Natã-Meleque, oficial do Templo. O rei também queimou os carros de guerra consagrados ao sol (NVT).

(2Rs 23.12-13) 12Derrubou os altares que os reis de Judá haviam construído no terraço do palácio, sobre a sala de Acaz. Destruiu os altares que Manassés havia construído nos dois pátios do Templo do Senhor Yahweh . Despedaçou-os e espalhou o entulho no vale de Cedrom (NVT). 13O rei profanou também os lugares altos que estavam a leste de Jerusalém, ao sul do monte da Destruição, os quais Salomão, rei de Israel, havia construído para Astarote, abominação dos sidônios, para Quemos, abominação dos moabitas, e para Milcom, abominação dos filhos de Amom (NAA).

(2Rs 23.14) 14Semelhantemente, fez em pedaços as colunas, cortou os postes da deusa Aserá e encheu de ossos humanos o lugar onde haviam estado (NAA).

O Altar em Betel é profanado conforme Profecia da época de Jeroboão, filho de Nebate

(2Rs 23.16-18) 16Quando Josias olhou ao seu redor, viu as sepulturas que estavam ali no monte; mandou tirar delas os ossos e os queimou sobre o altar. E assim ele profanou o altar, segundo a palavra do Senhor Yahweh proclamada pelo homem de Deus Elohym que havia predito estas coisas. 17Então o rei perguntou: “Que monumento é este que estou vendo?” Os homens da cidade responderam: “É a sepultura do homem de Deus Elohym que veio de Judá e proclamou estas coisas que o senhor acaba de fazer contra o altar de Betel” (NAA). 18Então ele disse: “Deixem-no em paz. Ninguém toque nos seus ossos”. Assim pouparam seus ossos bem como os do profeta que tinha vindo de Samaria (NVI).

(2Rs 23.15) 15Josias também derrubou o altar que estava em Betel e o lugar alto que Jeroboão, filho de Nebate, havia construído para levar Israel a pecar. Destruiu o lugar alto, reduziu a pó o seu altar e queimou o poste da deusa Aserá (NAA).

(2Rs 23.24) 24Além disso, Josias eliminou os médiuns, os espíritas, os ídolos da família, os ídolos e todas as outras coisas repugnantes que havia em Judá e em Jerusalém. Ele fez isto para cumprir as exigências da Lei escritas no Livro que o Sacerdote Hilquias havia descoberto no Templo do Senhor Yahweh (NVI).

(2Rs 23.19-20) 19Josias também tirou todos os santuários dos lugares altos que havia nas cidades de Samaria e que os reis de Israel tinham feito para provocarem o Senhor à ira; e fez com esses santuários o mesmo que havia feito em Betel (NAA). 20Josias também mandou sacrificar todos os sacerdotes daqueles altares idólatras e queimou ossos humanos sobre os altares. Depois voltou a Jerusalém (NVI).

(2Cr 34.33) 33Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel e obrigou todos os que estavam em Israel a servir o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Enquanto Josias viveu, não deixaram de seguir o Senhor Yahweh , Deus Elohym de seus pais (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.