• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 210

210º Dia – 29 de Julho

REINO DE JUDÁ

CIDADE DE JERUSALÉMReformas Religiosas no Reinado de Josias

(2Cr 34.3) 3No oitavo ano de seu reinado, enquanto ainda era jovem, começou a buscar o Deus de seu antepassado Davi. Então, no décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém, destruindo os santuários idólatras, os postes de Aserá, os ídolos esculpidos e as imagens de metal (NVT).

Profeta Jeremias: O Amor de Deus e a Rebeldia de Israel

(Jr 2.1-3) 1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 2“Vá e proclame diante do povo de Jerusalém: ‘Assim diz o Senhor’: ‘Lembro-me de você, meu povo, da sua afeição quando era jovem, do seu amor quando noiva e de como você me seguia no deserto, numa terra que não é semeada. 3Israel era consagrado ao Senhor e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles’”, diz o Senhor (NAA).

(Jr 2.4-8) 4Escutem a palavra do Senhor, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel (NAA). 5Assim diz o Senhor: “Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem de mim? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor (NVI). 6Não perguntaram: ‘Onde está o Senhor, que nos tirou do Egito em segurança e nos conduziu pelo deserto, uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e densa escuridão, onde ninguém vive e pela qual ninguém passa?’ (NVT) 7Eu os trouxe para uma terra fértil, para que vocês comessem o seu fruto e as coisas boas que ela tem. Mas, depois de entrar, vocês contaminaram a minha terra e fizeram da minha herança uma abominação. 8Os sacerdotes não perguntaram: ‘Onde está o Senhor?’ E os que tratavam da lei não me conheceram, os pastores se revoltaram contra mim, os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas que não têm proveito algum” (NAA).

Profeta Jeremias: Infidelidade sem Igual

(Jr 2.9-13) 9“Portanto, apresentarei minha acusação contra vocês”, diz o Senhor. “Também apresentarei acusações contra seus descendentes (NVT). 10Atravessem o mar até o litoral de Chipre e vejam; mandem observadores a Quedar e reparem de perto; e vejam se alguma vez aconteceu algo assim (NVI): 11‘Alguma vez uma nação trocou seus deuses por outros, mesmo que não sejam deuses de verdade?’ Meu povo, no entanto, trocou seu Deus glorioso por ídolos inúteis! (NVT) 12Fiquem espantados com isto, ó céus! Fiquem horrorizados e cheios de espanto”, diz o Senhor (NAA). 13“O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água” (NVI).

(Jr 2.14-16) 14O Senhor Deus diz: “O povo de Israel não é escravo, nem nasceu escravo. Então por que os seus inimigos o escravizam? (NTLH) 15Os leões novos rugiram contra ele e levantaram a sua voz. Fizeram da terra de Israel uma desolação; as suas cidades estão queimadas, e não há quem nelas habite. 16Até os moradores de Mênfis e de Tafnes raparam o alto da cabeça de Israel” (NAA).

(Jr 2.17-19) 17“Por acaso isso não aconteceu com você porque você abandonou o Senhor, seu Deus, quando ele o guiava pelo caminho? 18E, agora, que lucro você terá indo ao Egito para beber as águas do Nilo? Ou indo à Assíria para beber as águas do Eufrates? 19A sua própria maldade o castigará, e as suas infidelidades o repreenderão. Saiba, pois, e veja como é mau e quão amargo é deixar o Senhor, seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos (NAA).

Profeta Jeremias: Israel adorou Baal

(Jr 2.20-22) 20“Porque há muito tempo quebrei o seu jugo e rompi as ataduras que o prendiam, mas você disse: ‘Não quero te servir’. Pois, em todos os montes altos e debaixo de todas as árvores frondosas, você se deitava e se prostituía. 21Eu mesmo a plantei como videira excelente, da semente mais pura. Como, então, você se tornou uma planta degenerada, como de videira brava? (NAA) 22Mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniquidade permanecerá diante de mim”, diz o Soberano Senhor (NVI).

(Jr 2.23-25) 23“Você diz: ‘Não tenho mancha nenhuma! Não adorei as imagens de Baal!’. Mas como pode dizer isso? Vá a qualquer vale da terra e veja como agiu! Reconheça o que fez! Você é como a fêmea do camelo, inquieta e desesperada para encontrar um macho. 24É como a jumenta selvagem, que fareja o vento na época do acasalamento. Quem é capaz de conter seu desejo? Os que a desejam não precisam procurá-la, pois você vai correndo até eles! 25Quando parará de correr? Quando deixará de ofegar por outros deuses? Mas você diz: ‘Não adianta falar comigo; estou apaixonada pelos deuses estrangeiros e irei atrás deles’(NVT).

(Jr 2.26-28) 26“Como um ladrão se envergonha quando o apanham, assim ficarão envergonhados os da casa de Israel: eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas. 27Eles dizem a um pedaço de madeira: ‘Você é o meu pai’, e à pedra: ‘Você me deu à luz’. Pois me viraram as costas e não o rosto; mas, na hora da angústia, dizem: ‘Levanta-te e salva-nos!’ 28Onde estão os deuses que vocês fizeram para vocês mesmos? Eles que se levantem, se é que podem salvá-los na hora da calamidade! Porque os seus deuses, ó Judá, são tantos quantas as suas cidades” (NAA).

(Jr 2.29-32) 29“Por que me acusam de fazer o mal? Foram vocês que se rebelaram”, diz o Senhor (NVT). 30“Em vão castiguei os filhos de vocês; eles não aceitaram a minha disciplina. Como leão destruidor, a espada que está na mão de vocês devorou os seus profetas. 31Vocês, desta geração, considerem a palavra do Senhor . Será que eu tenho sido um deserto para Israel? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, então, o meu povo diz? ‘Somos livres para fazer o que quisermos! Jamais voltaremos para ti’. 32Por acaso, uma virgem se esquece dos seus enfeites? Ou uma noiva se esquece do seu véu? Mas o meu povo se esqueceu de mim por dias sem fim” (NAA).

(Jr 2.33-37) 33“Como você sabe dispor bem os seus caminhos, para buscar o amor! Pois você poderia ensinar até as mulheres perdidas. 34Nas bordas das suas roupas se achou também o sangue de pobres e inocentes, que não foram surpreendidos no ato de roubar. Apesar de todas estas coisas, 35você ainda diz: ‘Estou inocente. Certamente a sua ira se desviou de mim’. Eis que entrarei em juízo contra você, porque você diz: ‘Não pequei’. 36Por que você é tão leviana e fica sempre mudando de rumo? Também pelo Egito você será envergonhada, assim como foi envergonhada pela Assíria (NAA). 37Em desespero, será levada para o exílio com as mãos sobre a cabeça, pois o Senhor rejeitou as nações em que você confia; elas em nada a ajudarão” (NVT).

Profeta Jeremias: A Infidelidade do Povo

(Jr 3.1) 1“Se um homem se divorciar de sua mulher, e, se ela, depois de deixá-lo, casar-se com outro homem, poderá o primeiro marido voltar para ela? Não seria a terra totalmente contaminada? Mas você tem se prostituído com muitos amantes e, agora, quer voltar para mim?”, pergunta o Senhor (NVI).

(Jr 3.2-5) 2“Olhe para o alto dos montes: existe um só lugar em que você não tenha se contaminado pelo adultério com outros deuses? Senta-se à beira do caminho, como uma prostituta à espera de um cliente, sozinha, como um nômade no deserto. Contaminou a terra com sua prostituição e sua perversidade. 3Por isso não vieram as chuvas de primavera, pois você é uma prostituta descarada, que não tem vergonha alguma (NVT). 4E agora você me diz: ‘O Senhor é o meu pai, o Senhor me tem amado desde que eu era criança (NTLH). 5Certamente não ficará irado para sempre! Certamente se esquecerá do que aconteceu!’ Você fala desse modo, mas continua a praticar todo o mal possível” (NVT).

Profeta Jeremias: A Necessidade de Arrependimento

(Jr 3.6-10) 6Nos dias do rei Josias, o Senhor me disse: “Você viu o que fez a rebelde Israel? Foi a todos os montes altos e ficou debaixo de todas as árvores frondosas para entregar-se à prostituição (NAA). 7Depois de ter feito tudo isso, pensei que ela voltaria para mim, mas não voltou. E a sua irmã traidora, Judá, viu essas coisas. 8Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, também se prostituiu, sem temor algum. 9E por ter feito pouco caso da imoralidade, Judá contaminou a terra, cometendo adultério com ídolos de pedra e madeira. 10Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor (NVI).

(Jr 3.11-13) 11O Senhor me disse: “A rebelde Israel se mostrou mais justa do que a traiçoeira Judá. 12Vá, pois, e proclame estas palavras para o lado do Norte, dizendo: ‘Volte, ó rebelde Israel’”, diz o Senhor, “e não farei cair a minha ira sobre você, porque eu sou compassivo”, diz o Senhor, “e não manterei para sempre a minha ira. 13Tão somente reconheça a sua iniquidade, reconheça que você transgrediu contra o Senhor, seu Deus, e que você se prostituiu com os estranhos debaixo de todas as árvores frondosas e não deu ouvidos à minha voz”, diz o Senhor (NAA).

(Jr 3.14-18) 14“Voltem para mim, ó filhos rebeldes”, diz o Senhor. “Porque eu é que sou o esposo de vocês. Eu os tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e os levarei a Sião. 15Darei a vocês pastores segundo o meu coração, que os apascentem com conhecimento e com inteligência. 16E, quando vocês se multiplicarem e se tornarem fecundos na terra, então”, diz o Senhor, “nunca mais se exclamará: ‘A Arca da Aliança do Senhor!’ Ela não lhes virá à mente, não se lembrarão dela nem dela sentirão falta; e não se fará outra (NAA). 17Então Jerusalém será conhecida como ‘O Trono do Senhor’. Todas as nações irão até lá para honrar o Senhor. Não seguirão mais os desejos teimosos de seu coração perverso (NVT). 18Naqueles dias, a casa de Judá andará com a casa de Israel, e elas virão juntas da terra do Norte para a terra que dei em herança aos pais de vocês” (NAA).

Profeta Jeremias: Convite ao Arrependimento

(Jr 3.19-20) 19“Eu disse a mim mesmo: ‘Como eu gostaria de colocá-la entre os filhos e dar-lhe a terra desejável, a mais bela herança das nações!’ Pensei que você me chamaria de ‘pai’ e não se desviaria de mim. 20Mas, assim como a mulher que, com traição, se afasta do seu marido, assim você foi infiel para comigo, ó casa de Israel”, diz o Senhor (NAA).

(Jr 3.21-25) 21Nos lugares altos, se ouve uma voz: o pranto e as súplicas dos filhos de Israel. Porque eles perverteram o seu caminho e se esqueceram do Senhor, seu Deus (NAA). 22“Meus filhos rebeldes”, diz o Senhor, “voltem para mim, e eu curarei a rebeldia de seu coração”. “Sim, nós voltaremos”, o povo responde, “pois o Senhor é o Senhor, nosso Deus. 23Nossa idolatria nas colinas e as orgias religiosas nos montes não passam de ilusão. Somente no Senhor, nosso Deus, Israel encontrará salvação (NVT). 24Mas, desde a nossa juventude, a coisa vergonhosa devorou o trabalho de nossos pais: as suas ovelhas e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas (NAA). 25Seja a vergonha a nossa cama e a desonra, o nosso cobertor. Pecamos contra o Senhor, o nosso Deus, tanto nós como os nossos antepassados, desde a nossa juventude até ao dia de hoje; e não temos obedecido ao Senhor, ao nosso Deus” (NVI).

(Jr 4.1-2) 1“Se você voltar, ó Israel, volte para mim”, diz o Senhor. “Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis, e não se desviar (NVI), 2e se jurar em verdade, em juízo e em justiça, dizendo: ‘Tão certo como vive o Senhor’, então nele serão benditas as nações e nele se gloriarão” (NAA).

(Jr 4.3-4) 3Assim diz o Senhor ao povo de Judá e de Jerusalém: “Passem o arado na terra endurecida! Não desperdicem sementes entre os espinhos! (NVT) 4Deixem-se circuncidar para o Senhor; circuncidem o seu coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo, por causa da maldade do que vocês fazem, e queime, sem que haja quem o possa apagar” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.