• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 231

231º Dia – 19 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

REINO DA BABILÔNIAProfeta Ezequiel: A Descrição do Cativeiro

(Ez 12.1-6) 1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 2Filho do homem, você mora no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde (NAA). 3Portanto, Filho do homem, arrume os seus pertences para o exílio e, durante o dia, à vista de todos, parta, e vá para outro lugar. Talvez eles compreendam, embora sejam uma nação rebelde. 4Durante o dia, sem fugir aos olhares do povo, leve para fora os seus pertences arrumados para o exílio. Então, à tarde, saia como aqueles que vão para o exílio. E que os outros o vejam fazer isso (NVI). 5Abra um buraco na parede, à vista deles, e saia por ali (NAA). 6Ponha-os nos ombros, enquanto o povo estiver observando, e carregue-os ao entardecer. Cubra o rosto para que você não possa ver nada do país, pois eu fiz de você um sinal para a nação de Israel” (NVI).

(Ez 12.7-12) 7Como me foi ordenado, assim eu fiz: de dia, levei para fora a minha bagagem de exílio. Depois, à tarde, com as minhas mãos abri um buraco na parede. Saí quando já era escuro, levando nos ombros a bagagem, à vista deles. 8Pela manhã, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 9Filho do homem, a casa de Israel, aquela casa rebelde, não lhe perguntou o que você estava fazendo? 10Pois diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Deus’: ‘Esta sentença refere-se ao que governa em Jerusalém e a toda a casa de Israel, que está no meio dela’. 11Diga: ‘Eu sou um sinal para vocês. Como eu fiz, assim será feito com eles; irão para o exílio, para o cativeiro (NAA). 12O príncipe deles porá os seus pertences nos ombros ao entardecer e sairá por um buraco que será escavado no muro para ele passar. Ele cobrirá o rosto para que não possa ver nada do país’(NVI).

(Ez 12.13-14) 13“Estenderei a minha rede para ele, e ele será apanhado em meu laço; eu o trarei para a Babilônia, terra dos caldeus, mas ele não a verá, e ali morrerá. 14Espalharei aos ventos todos os que estão ao seu redor, os seus oficiais e todas as suas tropas, e os perseguirei com a espada em punho” (NVI).

(Ez 12.15-16) 15Saberão que eu sou o Senhor, quando eu os dispersar entre as nações e os espalhar por outras terras (NAA). 16Mas pouparei uns poucos deles da espada, da fome e da peste para que, nas nações aonde forem, contem todas as suas práticas repugnantes. Então saberão que eu sou o Senhor” (NVI).

(Ez 12.17-20) 17Então a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 18Filho do homem, você comerá o seu pão com tremor e beberá a sua água com estremecimento e ansiedade. 19E você dirá ao povo da terra: ‘Assim diz o Senhor Deus a respeito dos moradores de Jerusalém, na terra de Israel’: ‘Eles comerão o seu pão com ansiedade e beberão a sua água com espanto, porque a terra deles será despojada de tudo o que contém, por causa da violência de todos os que nela habitam. 20As cidades habitadas cairão em ruínas, e a terra se tornará em desolação; e vocês saberão que eu sou o Senhor’” (NAA).

Profeta Ezequiel: Provérbios Falsos a respeito da Profecia Verdadeira

(Ez 12.21-23) 21A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 22Filho do homem, que provérbio é esse que vocês têm na terra de Israel: ‘Os dias passam, e as profecias fracassam?’ 23Portanto, diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Deus’: ‘Darei um basta nesse provérbio, e ele não será mais usado em Israel’. Mas diga-lhes: ‘Os dias vêm vindo, e as profecias vão se cumprindo’(NAA).

(Ez 12.24-25) 24Pois não haverá mais visões falsas ou adivinhações bajuladoras entre o povo de Israel. 25Mas eu, o Senhor, falarei o que eu quiser, e isso se cumprirá sem demora. Pois em seus dias, ó nação rebelde, cumprirei tudo o que eu disser, palavra do Soberano Senhor” (NVI).

(Ez 12.26-28) 26A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 27Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: ‘As visões que esse homem tem se referem a dias futuros, e as suas profecias tratam de tempos distantes’. 28Portanto, diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Deus’: ‘Nenhuma das minhas palavras será adiada, e a palavra que eu falar se cumprirá’, diz o Senhor Deus’(NAA).

Profeta Ezequiel: Mensagem contra os Falsos Profetas

(Ez 13.1-7) 1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo (NAA): 2“Filho do homem, profetize contra os falsos profetas de Israel, que falam o que lhes vem à mente. Diga-lhes: ‘Ouçam a palavra do Senhor (NVT). 3Assim diz o Senhor Deus’: ‘Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio espírito sem nada terem visto! 4Os seus profetas, ó Israel, são como chacais entre as ruínas’. 5‘Vocês não foram consertar as brechas, nem fizeram muralhas para a casa de Israel, para que ela permaneça firme na batalha do Dia do Senhor. 6As visões que eles tiveram são falsas e as adivinhações são mentirosas. Dizem: ‘O Senhor disse’, quando o Senhor não os enviou. E ainda esperam que a palavra se cumpra!’ 7Não é fato que vocês tiveram visões falsas e anunciaram adivinhações mentirosas, quando disseram: ‘O Senhor diz’, sendo que eu não disse nada?” (NAA)

(Ez 13.8-9) 8Portanto, assim diz o Senhor Deus: ‘Como vocês anunciam falsidades e têm visões mentirosas, por isso eu estou contra vocês, diz o Senhor Deus. 9Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras. Não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. E vocês saberão que eu sou o Senhor Deus’(NAA).

(Ez 13.10-12) 10Porque andam enganando, sim, enganando o meu povo, dizendo: ‘Paz’, quando não há paz. E, quando se constrói uma parede sem argamassa, os profetas a cobrem com cal (NAA). 11Diga aos que passam cal que o muro logo cairá. Uma forte tempestade virá, e grandes pedras de granizo e ventos impetuosos o derrubarão. 12E, quando o muro cair, o povo dirá: ‘O que aconteceu com a cal que vocês passaram?’(NVT)

(Ez 13.13-14) 13“Portanto, assim diz o Senhor Soberano: ‘Destruirei esse muro com ventos impetuosos de indignação, com forte tempestade de ira e com pedras de granizo de fúria. 14Despedaçarei seu muro coberto de cal até os alicerces e, quando ele cair, esmagará vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’(NVT).

(Ez 13.15-16) 15Enfim satisfarei minha fúria contra o muro e contra aqueles que o cobriram com cal. Em seguida, direi a vocês: ‘O muro e aqueles que o cobriram com cal não existem mais. 16Eram os profetas de Israel, que anunciavam visões de paz para Jerusalém, quando não há paz alguma. Eu, o Senhor Soberano, falei!’” (NVT)

Profeta Ezequiel: Mensagem contra as Falsas Profetisas

(Ez 13.17-19) 17Filho do homem, vire o seu rosto contra as filhas do seu povo que profetizam o que lhes vem do próprio coração. Profetize contra elas 18e diga: ‘Assim diz o Senhor Deus’: ‘Ai das que costuram fitinhas mágicas para serem usadas em todas as articulações das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para enredarem as pessoas! Vocês querem enredar a vida do meu povo para preservar a própria vida? (NAA) 19Vocês me profanaram no meio de meu povo em troca de uns punhados de cevada e de migalhas de pão. Ao mentirem ao meu povo, que ouve mentiras, vocês mataram aqueles que não deviam ter morrido e pouparam aqueles que não deviam viver’” (NVI).

(Ez 13.20-21) 20“Assim diz o Senhor Soberano: ‘Estou contra todos os seus amuletos, que vocês usam para enlaçar meu povo. Eu os arrancarei de seus braços e libertarei meu povo, como pássaros que alguém solta de uma gaiola (NVT). 21Rasgarei os seus véus e libertarei o meu povo das mãos de vocês, e eles não serão mais presas do seu poder. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’(NVI).

(Ez 13.22-23) 22Porque, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas, 23vocês não terão mais visões falsas e nunca mais vão praticar adivinhação. Livrarei o meu povo das mãos de vocês. E então vocês saberão que eu sou o Senhor” (NVI).

Profeta Ezequiel: O Castigo dos Idólatras

(Ez 14.1-5) 1Algumas das autoridades de Israel vieram e se sentaram diante de mim (NVI). 2A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 3Filho do homem, estes homens levantaram ídolos dentro de seu coração e puseram diante de si o tropeço que os leva a cair em iniquidade. Será que eu deveria permitir que eles me consultem? 4Portanto, fale com eles e diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor Deus’: ‘Qualquer homem da casa de Israel que levantar ídolos dentro de seu coração e puser diante de si tropeço que o leva a cair em iniquidade e que depois vier consultar um profeta, eu, o Senhor, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos. 5Farei isso para que eu possa conquistar novamente a casa de Israel no seu próprio coração, porque todos se afastaram de mim para seguirem os seus ídolos’” (NAA).

(Ez 14.6-8) 6Portanto, diga à casa de Israel: ‘Assim diz o Senhor Deus’: ‘Convertam-se e afastem-se dos seus ídolos; desviem o rosto de todas as suas abominações (NAA). 7Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim e erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si e depois for a um profeta para me consultar, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele. 8Voltarei o meu rosto contra aquele homem e farei dele um exemplo e um motivo de zombaria. Eu o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor’” (NVI).

(Ez 14.9-11) 9E, se um profeta é enganado e levado a transmitir uma mensagem, é porque eu, o Senhor, o enganei. Levantarei minha mão contra esses profetas e os eliminarei do meio de Israel. 10Tanto os falsos profetas como os que buscam a orientação deles serão castigados por seus pecados. 11Assim, o povo de Israel aprenderá a não se desviar mais de mim nem se contaminar com todos os seus pecados. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Eu, o Senhor Soberano, falei!” (NVT)

Profeta Ezequiel: A Justiça dos Castigos de Deus

(Ez 14.12-14) 12A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 13Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e cortarei o suprimento de pão, enviarei contra ela fome e eliminarei dela pessoas e animais. 14Mesmo que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida”, diz o Senhor Deus (NAA).

(Ez 14.15-16) 15Ou, se eu enviar animais selvagens para aquela nação e eles a deixarem sem filhos e ela for abandonada de tal forma que ninguém passe por ela, com medo dos animais (NVI), 16tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada” (NAA).

(Ez 14.17-18) 17Ou, se eu trouxer a espada contra aquela nação e disser: ‘Que a espada passe por toda esta terra’, e eu exterminar dela os homens e os animais (NVI). 18Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Soberano, mesmo que esses três homens estivessem ali, não seriam capazes de salvar seus filhos nem suas filhas. Apenas eles seriam salvos” (NVT).

(Ez 14.19-20) 19Ou, se eu enviar uma peste contra aquela terra e despejar sobre ela a minha ira derramando sangue, exterminando seus homens e seus animais (NVI), 20tão certo como eu vivo, diz o Senhor Soberano, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem ali, não seriam capazes de salvar seus filhos nem suas filhas. Somente eles seriam salvos por sua justiça” (NVT).

(Ez 14.21-23) 21Agora, assim diz o Senhor Soberano: “Como será terrível quando esses quatro castigos terríveis; guerra, fome, animais selvagens e doença; caírem sobre Jerusalém e destruírem todo o seu povo e seus animais! (NVT) 22Mas eis que alguns sobreviventes serão deixados nela, filhos e filhas que serão levados para fora. Eis que eles virão a vocês, e vocês verão a sua conduta e as suas ações. E ficarão consolados do mal que eu fiz vir sobre Jerusalém, sim, de tudo o que fiz vir sobre ela (NAA). 23Vocês se sentirão consolados quando virem a conduta e as ações deles, pois saberão que não agi sem motivo em tudo quanto fiz ali”, palavra do Soberano Senhor (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.