• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 232

232º Dia – 20 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

REINO DA BABILÔNIAProfeta Ezequiel: Jerusalém é comparada a uma Videira Inútil

(Ez 15.1-8) 1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo (NAA): 2Filho do homem, em que a madeira da videira é melhor do que o galho de qualquer das árvores da floresta? 3Alguma vez a madeira dela é usada para fazer algo útil? Alguém faz suportes com ela para neles pendurar coisas? (NVI) 4Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; se ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dele fica também queimado, serviria, acaso, para alguma obra? 5Ora, se, estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo ou sendo queimado, se faria dele qualquer obra?” (ARA) 6Portanto, assim diz o Senhor Deus: “Como a lenha da videira entre as árvores da floresta, que entreguei ao fogo para ser queimada, assim entregarei os moradores de Jerusalém. 7Voltarei o rosto contra eles. Mesmo que saiam do fogo, o fogo os consumirá. E vocês saberão que eu sou o Senhor, quando tiver voltado o rosto contra eles. 8Tornarei a terra em desolação, porque cometeram graves transgressões”, diz o Senhor Deus (NAA).

Profeta Ezequiel: A Infidelidade de Jerusalém

(Ez 16.1-5) 1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 2Filho do homem, mostre a Jerusalém as suas abominações 3e diga-lhe: ‘Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém’: ‘Quanto à sua origem e ao seu nascimento, você procede da terra dos cananeus. O seu pai era amorreu, e a sua mãe era heteia. 4Quanto ao seu nascimento, no dia em que você nasceu, não lhe cortaram o cordão umbilical, nem a lavaram com água para que ficasse limpa, nem a esfregaram com sal, nem a enrolaram em panos (NAA). 5Ninguém olhou para você com piedade nem teve suficiente compaixão para fazer nenhuma dessas coisas por você. Ao contrário, você foi jogada fora, em campo aberto, pois, no dia em que nasceu, foi desprezada’” (NVI).

(Ez 16.6-7) 6Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: ‘Viva!’ 7E eu a fiz crescer como uma planta no campo. Você cresceu e se desenvolveu e se tornou a mais linda das joias. Seus seios se formaram e seu cabelo cresceu, mas você ainda estava totalmente nua” (NVI).

(Ez 16.8-14) 8Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você”, palavra do Soberano, o Senhor, “e você se tornou minha (NVI). 9Então eu a lavei com água, limpei o sangue que a cobria e a ungi com óleo. 10Também a vesti com roupas bordadas e lhe dei sandálias feitas com couro da melhor qualidade; eu a cingi de linho fino e a cobri de seda. 11Também a enfeitei com joias: braceletes nas mãos e um colar no pescoço (NAA), 12dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça. 13Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha. 14Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza”, palavra do Soberano Senhor (NVI).

(Ez 16.15-19) 15Mas você confiou em sua beleza e usou sua fama para se tornar uma prostituta. Você concedeu os seus favores a todos os que passaram por perto, e a sua beleza se tornou deles. 16Você usou algumas de suas roupas para adornar altares idólatras, onde levou adiante a sua prostituição. Coisas assim não deveriam acontecer jamais! 17Você apanhou as joias finas que lhe tinha dado, joias feitas com meu ouro e minha prata, e fez para si mesma ídolos em forma de homem e se prostituiu com eles. 18Você também os vestiu com suas roupas bordadas, e lhes ofereceu o meu óleo e o meu incenso (NVI). 19A comida que eu lhe dei; a melhor farinha, o óleo e o mel, com que eu a sustentava; você também pôs diante delas em aroma agradável; e assim se fez”, diz o Senhor Deus (NAA).

(Ez 16.20-22) 20E você ainda pegou seus filhos e filhas, que você tinha gerado para mim, e os sacrificou como comida para os ídolos. A sua prostituição não foi suficiente? (NVI) 21Também teve de matar meus filhos como sacrifício a ídolos? (NVT) 22Em todas as suas práticas detestáveis, como em sua prostituição, você não se lembrou dos dias de sua infância, quando estava totalmente nua, esperneando em seu sangue” (NVI).

Profeta Ezequiel: Jerusalém, a Adúltera

(Ez 16.23-26) 23“Ai! Ai de você!, palavra do Soberano Senhor. Somando-se a todas as suas outras maldades, 24você construiu para si mesma altares e santuários elevados em cada praça pública. 25No começo de cada rua você construiu seus santuários elevados e deturpou sua beleza, oferecendo seu corpo com promiscuidade cada vez maior a qualquer um que passasse (NVI). 26Você também se prostituiu com os filhos do Egito, seus vizinhos de membros avantajados, e multiplicou a sua prostituição, para me provocar à ira” (NAA).

(Ez 16.27-29) 27Por isso eu a feri com minha mão e reduzi seu território. Entreguei-a a seus inimigos, os filisteus, e até eles ficaram espantados com sua conduta depravada (NVT). 28E, por ser insaciável, você também se prostituiu com os filhos da Assíria. E, prostituindo-se com eles, nem assim ficou satisfeita; 29pelo contrário, você estendeu as suas prostituições até a Caldeia, essa terra de negociantes, mas nem com isso ficou satisfeita (NAA).

(Ez 16.30-35) 30“Como é fraco o seu coração”, diz o Senhor Deus, “pois você faz todas estas coisas que são próprias de uma prostituta descarada (NAA). 31Constrói lugares de adoração em todas as esquinas e altares a seus ídolos em todas as praças. Na verdade, você foi pior que uma prostituta, pois nem exigiu pagamento. 32Sim, você é uma esposa adúltera que acolhe estranhos em vez do marido. 33As prostitutas cobram por seus serviços, mas você não! Oferece presentes a seus amantes e os suborna para adulterarem com você (NVT). 34Em sua prostituição dá-se o contrário do que acontece com outras mulheres; ninguém corre atrás de você em busca dos seus favores. Você é o oposto, pois você faz o pagamento e nada recebe (NVI). 35Portanto, prostituta, ouça esta mensagem do Senhor (NAA).

Profeta Ezequiel: A Condenação de Jerusalém

(Ez 16.36-39) 36Assim diz o Soberano Senhor: “Por você ter desperdiçado a sua riqueza e ter exposto a sua nudez em promiscuidade com os seus amantes, e por causa de todos os seus ídolos detestáveis, e do sangue dos seus filhos dado a eles, 37por esse motivo vou ajuntar todos os seus amantes, com quem você encontrou tanto prazer, tanto os que você amou como aqueles que você odiou. Eu os ajuntarei contra você de todos os lados e a deixarei nua na frente deles, e eles verão toda a sua nudez. 38Eu a condenarei ao castigo determinado para mulheres que cometem adultério e que derramam sangue; trarei sobre você a vingança de sangue da minha ira e da indignação que o meu ciúme provoca (NVI). 39Então a entregarei a esses muitos povos que são seus amantes, e eles a destruirão. Derrubarão seus lugares de adoração e os altares de seus ídolos. Arrancarão suas roupas, levarão suas lindas joias e a deixarão completamente nua” (NVT).

(Ez 16.40-43) 40Trarão contra você uma multidão, irão apedrejá-la e a cortarão em pedaços com as suas espadas. 41Queimarão as suas casas e executarão juízos contra você, à vista de muitas mulheres. Acabarei com a sua prostituição, e você não fará mais nenhum pagamento. 42Desse modo, desafogarei em você o meu furor e deixarei de ter ciúmes de você. Estarei calmo e não ficarei mais irado (NAA). 43Primeiro, porém, uma vez que você não se lembrou de sua juventude, mas provocou minha ira com todas as suas maldades, eu lhe darei o castigo merecido por sua conduta”, diz o Senhor Soberano. “Pois a todos os seus pecados detestáveis você acrescentou a depravação” (NVT).

Profeta Ezequiel: Tal Mãe, Tal Filha

(Ez 16.44-47) 44“Todos os que gostam de citar provérbios citarão este provérbio sobre você: ‘Tal mãe, tal filha’ (NVI). 45Você é filha da sua mãe, que teve nojo de seu marido e de seus filhos. E você é irmã das suas irmãs, que tiveram nojo de seus maridos e de seus filhos. A mãe de vocês era heteia, e o pai era amorreu. 46A sua irmã mais velha é Samaria, que mora ao norte de você com as suas filhas; e a sua irmã mais nova, que mora ao sul de você, é Sodoma com as suas filhas. 47Você andou nos mesmos caminhos em que elas andaram e fez as mesmas abominações que elas fizeram. E, como se isto não fosse o bastante, você ainda se corrompeu mais do que elas, em todos os seus caminhos” (NAA).

(Ez 16.48-50) 48Tão certo como eu vivo”, diz o Senhor Deus, “a sua irmã Sodoma e as filhas dela não fizeram o que você e as suas filhas fizeram. 49Eis que esta foi a iniquidade de sua irmã Sodoma: ela e as suas filhas foram orgulhosas, tiveram fartura de pão e próspera tranquilidade, mas nunca ampararam os pobres e os necessitados (NAA). 50Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas conforme você viu” (NVI).

(Ez 16.51-52) 51Samaria não cometeu metade dos pecados que você cometeu. Você tem cometido mais práticas repugnantes do que elas, e tem feito suas irmãs parecerem mais justas, dadas a todas as suas práticas repugnantes (NVI). 52Agora, pois, suporte a sua humilhação, você que advogou a causa de suas irmãs. Diante dos pecados que você cometeu, que são mais abomináveis do que os pecados que elas cometeram, elas são mais justas do que você. Portanto, envergonhe-se e suporte a sua humilhação, pois você fez as suas irmãs parecerem mais justas do que você” (NAA).

Profeta Ezequiel: Sodoma e Samaria voltarão a ser o que eram

(Ez 16.53-58) 53“Contudo, eu restaurarei a sorte de Sodoma e das suas filhas, e de Samaria e das suas filhas, e a sua sorte junto com elas (NVI). 54Então você ficará verdadeiramente envergonhada de tudo que fez, pois, seus pecados fazem suas irmãs se sentirem bem em comparação com você. 55Quando suas irmãs, Sodoma e Samaria, e todos os seus habitantes forem restaurados, você também será restaurada. 56Você, em seus dias de arrogância, desprezava Sodoma (NVT), 57antes da sua impiedade ser trazida a público. Mas agora você é alvo da zombaria das filhas de Edom e de todos os vizinhos dela, e das filhas dos filisteus, de todos os que vivem ao seu redor e que a desprezam (NVI). 58Você terá de sofrer as consequências da perversidade e das abominações que você praticou”, diz o Senhor (NAA).

Profeta Ezequiel: Renovação da Aliança com Jerusalém

(Ez 16.59-63) 59Assim diz o Soberano Senhor: “Eu a tratarei como merece, porque você desprezou o meu juramento ao romper a aliança (NVI). 60Mas eu me lembrarei da aliança que fiz com você nos dias da sua mocidade e com você estabelecerei uma aliança eterna (NAA). 61Então você se lembrará com vergonha de tudo que fez. Farei que suas irmãs, Samaria e Sodoma, se tornem suas filhas, embora elas não façam parte de nossa aliança. 62Reafirmarei minha aliança com você, e você saberá que eu sou o Senhor. 63Você se lembrará de seus pecados e ficará calada de tanta vergonha quando eu perdoar tudo que fez. Eu, o Senhor Soberano, falei!” (NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.