• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 236

236º Dia – 24 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Queda de Jerusalém (Aproximadamente 586 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 65 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 42 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 37 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 30 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 19º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 19º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 15 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 13 anos (Reino da Pérsia)
  • 11º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Rs 25.8-10) 8No sétimo dia do quinto mês, do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia, veio a Jerusalém (NAA). 9Queimou o Templo do Senhor Yahweh , o palácio real e todas as casas de Jerusalém. Pôs fogo em todos os edifícios importantes da cidade. 10Depois supervisionou o exército babilônio na demolição de todos os muros de Jerusalém (NVT).

(Jr 52.12-14) 12No décimo dia do quinto mês, no décimo nono ano de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, que servia o rei da Babilônia, veio a Jerusalém. 13Ele incendiou o Templo do Senhor Yahweh , o palácio real e todas as casas de Jerusalém. Todos os edifícios importantes foram incendiados por ele. 14Todo o exército babilônio, sob o comandante da guarda imperial, derrubou todos os muros em torno de Jerusalém (NVI).

(2Cr 36.17) 17Então o Senhor trouxe o rei da Babilônia contra eles. Os babilônios mataram os jovens e foram atrás deles até dentro do Santuário. Não tiveram piedade nem dos rapazes, nem das moças, nem dos idosos e doentes. Deus os entregou todos nas mãos do rei (NVT).

(2Cr 36.19) 19Os caldeus queimaram a Casa de Deus Elohym e derrubaram a muralha de Jerusalém. Queimaram todos os seus palácios, destruindo também todos os seus objetos de valor (NAA).

(Jr 39.8) 8Os caldeus queimaram o palácio do rei e as casas do povo e derrubaram as muralhas de Jerusalém (NAA).

3ª Deportação para a Babilônia

(2Rs 25.11-12) 11Em seguida, Nebuzaradã, capitão da guarda, deportou o povo que havia ficado na cidade, os desertores que se entregaram ao rei da Babilônia e o restante da população (NVT). 12Mas alguns dos mais pobres do país o comandante deixou para trás, para trabalharem nas vinhas e nos campos (NVI).

(Jr 39.9-10) 9Nebuzaradã, capitão da guarda, deportou para a Babilônia o restante do povo que havia ficado na cidade, os desertores que tinham passado para seu lado e todos os outros sobreviventes (NVT). 10Somente alguns dos mais pobres do povo, que nada tinham, Nebuzaradã, o comandante da guarda imperial, deixou para trás em Judá. E, naquela ocasião, ele lhes deu vinhas e campos (NVI).

(Jr 52.15-16) 15Nebuzaradã, o chefe da guarda, levou cativos os mais pobres do povo, o resto do povo que havia ficado na cidade, os desertores que se entregaram ao rei da Babilônia e o restante da população (NAA). 16Permitiu, no entanto, que alguns dos mais pobres ficassem para cuidar dos vinhedos e dos campos (NVT).

(2Cr 36.20-21) 20Nabucodonosor levou para o exílio, na Babilônia, os remanescentes, que escaparam da espada, para serem seus escravos e dos seus descendentes, até à época do domínio persa (NVI). 21Cumpriu-se, desse modo, a mensagem do Senhor Yahweh transmitida por Jeremias. A terra finalmente desfrutou seu descanso Shabatico e permaneceu desolada até que se completaram os setenta anos, conforme o Profeta havia anunciado (NVT).

O Templo em Jerusalém é Destruído e Saqueado

(2Rs 25.13-15) 13Os caldeus cortaram em pedaços as colunas de bronze que estavam na Casa do Senhor Yahweh , bem como os suportes e o mar de bronze que estavam na Casa do Senhor Yahweh ; e levaram o bronze para a Babilônia (NAA). 14Também levaram os baldes para cinzas, as pás, os cortadores de pavios, as colheres e todos os outros utensílios de bronze usados para o serviço no Templo (NVT). 15O comandante da guarda imperial levou os incensários e as bacias de aspersão, tudo o que era feito de ouro puro ou prata (NVI).

(Jr 52.17-19) 17Os babilônios despedaçaram as colunas de bronze na frente do Templo do Senhor Yahweh , as bases móveis de bronze e o grande tanque de bronze chamado Mar, e levaram todo o bronze para a Babilônia (NVT). 18Também levaram embora as panelas, pás, tesouras de pavio, bacias de aspersão, tigelas e todos os utensílios de bronze usados no serviço do Templo. 19O comandante da guarda imperial levou embora as pias, os incensários, as bacias de aspersão, as panelas, os candeeiros, as tigelas e as bacias usadas para as ofertas derramadas, tudo que era feito de ouro puro ou de prata (NVI).

(2Rs 25.16-17) 16Quanto às duas colunas, ao mar de bronze e aos suportes que Salomão havia feito para a Casa do Senhor Yahweh , o peso do bronze de todos esses utensílios era incalculável (NAA). 17Cada coluna tinha oito metros e dez centímetros de altura. O capitel de bronze no alto de cada coluna tinha um metro e trinta e cinco centímetros de altura e era decorado com uma fileira de romãs de bronze ao redor (NVI).

(Jr 52.20-23) 20O bronze tirado das duas colunas, o mar e os doze touros de bronze debaixo dele, e os estrados móveis, que o rei Salomão fizera para o Templo do Senhor Yahweh , eram mais do que se podia pesar. 21Cada uma das colunas tinha oito metros e dez centímetros de altura e cinco metros e quarenta centímetros de circunferência; cada uma tinha quadro dedos de espessura e era oca. 22O capitel de bronze no alto de uma coluna tinha dois metros e vinte e cinco centímetros de altura e era ornamentado com um trabalho entrelaçado e romãs de bronze em volta, tudo de bronze. A outra coluna, com suas romãs, era igual. 23Havia noventa e seis romãs nos lados; o número total de romãs acima do trabalho entrelaçado ao redor era de cem (NVI).

(2Cr 36.18) 18Nebuzaradã pegou todos os objetos do Templo, os grandes e os pequenos, todos os tesouros do Templo, do rei e das altas autoridades e levou tudo para a Babilônia (NTLH).

SALMOS DE ASAFEOração pela Libertação do Povo

Sl 74.1-3) 1Por que nos rejeitou definitivamente, ó Deus Elohym ? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas da tua pastagem? (NVI) 2Lembre-se de que somos o povo que o Senhor adquiriu muito tempo atrás, a tribo que resgatou como tua propriedade; lembre-se ainda do monte Sião, a tua habitação. 3Caminha pelas ruínas assustadoras da cidade; vê como o inimigo destruiu teu Santuário (NVT).

(Sl 74.4-8) 4No teu Templo os teus inimigos gritaram de alegria e ali puseram as suas bandeiras como sinal de vitória (NTLH). 5Pareciam homens armados com machados invadindo um bosque cerrado. 6Com seus machados e machadinhas esmigalharam todos os revestimentos de madeira esculpida. 7Atearam fogo ao teu Santuário; profanaram o lugar da habitação do teu nome (NVI). 8Pensaram: “Vamos destruir tudo!”, e queimaram todos os lugares de adoração a Deus El (NVT).

(Sl 74.9-11) 9Já não vemos teus sinais; não há mais Profetas, e ninguém sabe quando isso acabará (NVT). 10Até quando, ó Deus Elohym , o adversário nos afrontará? Será que o inimigo blasfemará o teu nome para sempre? (NAA) 11Por que retraiu a mão, sim, a tua destra, e a conserva no teu seio? (ARA)

(Sl 74.12-17) 12O Senhor, ó Deus Elohym , é meu rei desde a antiguidade e traz salvação à Terra. 13Com tua força, dividiu o mar e despedaçou as cabeças dos monstros marinhos. 14Esmagou as cabeças do Leviatã e o deu como alimento aos animais do deserto. 15Fez jorrar fontes e riachos e secou rios de águas torrenciais. 16Tanto o dia como a noite pertencem a ti; criou a luz das estrelas e o sol. 17Determinou os limites da Terra e fez o verão e o inverno (NVT).

(Sl 74.18-21) 18Vê como os inimigos te insultam, Senhor Yahweh ; uma nação insensata blasfemou teu nome. 19Não permita que esses animais selvagens destruam tua pomba; não se esqueça para sempre de teu povo aflito. 20Lembre-se das promessas da aliança, pois a terra está cheia de escuridão e violência. 21Não permita que os oprimidos voltem a ser humilhados; em vez disso, que os pobres e os necessitados louvem teu nome (NVT).

(Sl 74.22-23) 22Levante-se, ó Deus Elohym , e defende tua causa; lembre-se de como esses tolos te insultam o dia todo (NVT). 23Não ignore a gritaria dos teus adversários, o crescente tumulto dos teus inimigos (NVI).

4ª Deportação para a Babilônia

(2Rs 25.18) 18O capitão da guarda levou como prisioneiros o Sumo Sacerdote Seraías, o Sacerdote auxiliar Sofonias e três dos principais guardas das portas (NVT).

(Jr 52.24) 24Nebuzaradã, capitão da guarda, levou como prisioneiros o Sumo Sacerdote Seraías, o Sacerdote auxiliar Sofonias e três dos principais guardas das portas (NVT).

(2Rs 25.19) 19Dentre o povo que ainda estava escondido na cidade, levou um oficial responsável pelo exército de Judá, cinco dos conselheiros pessoais do rei; o secretário do comandante do exército, que era encarregado do alistamento de soldados, e outros sessenta homens do povo (NVT).

(Jr 52.25) 25Dos que ainda estavam na cidade, tomou o oficial encarregado dos homens de combate e sete conselheiros reais. Também tomou o secretário, que era o oficial maior encarregado do alistamento do povo da terra, e sessenta de seus homens que foram encontrados na cidade (NVI).

(2Rs 25.20-21) 20Nebuzaradã, capitão da guarda, levou-os ao rei da Babilônia, em Ribla. 21E ali em Ribla, na terra de Hamate, o rei da Babilônia mandou executá-los. Assim, o povo de Judá foi enviado para o exílio, para longe de sua terra (NVT).

(Jr 52.26-27) 26O comandante Nebuzaradã tomou todos eles e os levou ao rei da Babilônia em Ribla. 27Ali em Ribla, na terra de Hamate, o rei fez com que fossem executados. Assim Judá foi para o cativeiro, longe de sua terra (NVI).

SALMOS DE ASAFEApelo à Misericórdia Divina

(Sl 79.1-4) 1Ó Deus Elohym , as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu Santo Templo, reduziram Jerusalém a ruínas (NVI). 2Deixaram os corpos de teus servos para servirem de alimento às aves do céu. A carne de teus fiéis se tornou comida para os animais selvagens. 3O sangue correu como água ao redor de Jerusalém, e não resta ninguém para sepultar os mortos. 4Nossos vizinhos zombam de nós; somos objeto de riso e desprezo para os que nos rodeiam (NVT).

(Sl 79.5-9) 5Até quando, Senhor Yahweh , ficará irado conosco? Será para sempre? Até quando teu zelo arderá como fogo? (NVT) 6Derrama o teu furor sobre as nações que não te conhecem e sobre os reinos que não invocam o teu nome (NAA). 7Pois eles mataram o nosso povo e arrasaram o nosso país (NTLH). 8Não nos faça pagar pelas iniquidades de nossos pais; que as tuas misericórdias venham depressa ao nosso encontro, pois estamos muito abatidos. 9Ajuda-nos, ó Deus Elohym e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome (NAA).

(Sl 79.10-11) 10Por que permitir que as nações digam: “Onde está o seu Deus Elohym ?” Mostra-nos tua vingança contra as nações, pois elas derramaram o sangue de teus servos. 11Ouve os gemidos dos prisioneiros; por teu grande poder, salva os condenados à morte (NVT).

(Sl 79.12-13) 12Ó Senhor Adonay , retribui sete vezes mais a nossos vizinhos pelos insultos que lançaram contra ti (NVT). 13Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.