• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 238

238º Dia – 26 de Agosto

REINO DE JUDÁ E EXÍLIO BABILÔNIO

CENÁRIO HISTÓRICO: Lamento pelo Povo de Judá (Aproximadamente 586 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • Jeremias com 65 anos (Profeta dos Remanescentes de Judá)
  • Daniel com 42 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Ezequiel com 37 anos (Profeta do Exílio Babilônico)
  • Joaquim com 30 anos (filho de Jeoaquim e neto de Josias)
  • 19º ano do reinado de Nabucodonosor sobre a Babilônia
  • 19º ano da 1ª Deportação para a Babilônia
  • Dario com 15 anos (Reino da Média)
  • Ciro com 13 anos (Reino da Pérsia)
  • 11º ano da 2ª Deportação para a Babilônia

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Jeremias: Castigo, Arrependimento e Esperança

(Lm 3.1-3) 1Eu sou o homem que viu a aflição trazida pela vara da sua ira. 2Ele me impeliu e me fez andar na escuridão, e não na luz (NVI). 3Certamente ele voltou a sua mão contra mim, sem parar, todo o dia (NAA).

(Lm 3.4-6) 4Fez que a minha pele e a minha carne envelhecessem e quebrou os meus ossos (NVI). 5Em volta de mim, ele construiu um muro de sofrimento e amargura (NTLH). 6Ele me faz habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito tempo (NAA).

(Lm 3.7-9) 7Cercou-me de muros, e não consigo escapar; prendeu-me com pesadas correntes (NVT). 8Mesmo quando chamo ou grito por socorro, ele rejeita a minha oração (NVI). 9Com um muro de pedra, impediu meu caminho; tornou minha estrada tortuosa (NVT).

(Lm 3.10-11) 10Escondeu-se como um urso ou um leão que espera para atacar (NVT). 11Arrancou-me do caminho e despedaçou-me, deixando-me abandonado (NVI).

(Lm 3.12-13) 12Preparou o seu arco e me fez alvo de suas flechas. 13Atingiu o meu coração com flechas de sua aljava (NVI).

(Lm 3.14) 14Tornei-me motivo de riso de todo o meu povo; nas suas canções eles zombam de mim o tempo todo (NVI).

(Lm 3.15-16) 15Fez-me comer ervas amargas e fartou-me de fel. 16Quebrou os meus dentes com pedras; e pisoteou-me no pó (NVI).

(Lm 3.17-20) 17Já não sei o que é ter paz e esqueci o que é desfrutar do bem. 18Então eu disse: “Não tenho mais forças. A minha esperança no Senhor Yahweh acabou” (NAA). 19Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar (NVI). 20Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim (NVI).

(Lm 3.21-23) 21Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. 22As misericórdias do Senhor Yahweh são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade (NAA).

(Lm 3.24-26) 24“A minha porção é o Senhor Yahweh “, diz a minha alma; “portanto, esperarei nele” (NAA). 25O Senhor Yahweh é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam (NVI). 26Portanto, é bom esperar em silêncio pela salvação do Senhor Yahweh (NVT).

(Lm 3.27-30) 27Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28Que ele se assente solitário e fique em silêncio, porque esse jugo Deus pôs sobre ele. 29Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança (NAA). 30Ofereça o rosto a quem o quer ferir, e engula a desonra (NVI).

(Lm 3.31-33) 31O Senhor Adonay não rejeita ninguém para sempre (NTLH). 32Ainda que entristeça alguém, terá compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias (NAA). 33Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens (NVI).

(Lm 3.34-36) 34Esmagar com os pés todos os prisioneiros da terra (NVI), 35quando nega a outros seus direitos em oposição ao Altíssimo Elyon , 36quando distorce a justiça nos tribunais, será que o Senhor Adonay não vê tudo isso? (NVT)

(Lm 3.37-38) 37Quem pode ordenar que algo aconteça sem a permissão do Senhor Adonay ? (NVT) 38Por acaso, não é da boca do Altíssimo Elyon que procedem tanto o mal como o bem? (NAA)

(Lm 3.39-47) 39Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? (NVI) 40Examinemos bem os nossos caminhos e voltemos para o Senhor Yahweh (NAA). 41Levantemos o coração e as mãos para Deus El , que está nos céus, e digamos (NVI): 42“Nós pecamos e fomos rebeldes, e o Senhor não nos perdoou (NAA). 43Com tua ira nos envolveu, nos perseguiu e nos massacrou sem piedade. 44O Senhor se escondeu numa nuvem, para que nossas orações não chegassem a ti (NVT). 45Como lixo e refugo nos pôs no meio dos povos (NAA). 46Todos os nossos inimigos escancaram a boca contra nós. 47Sofremos terror e ciladas, ruína e destruição” (NVI).

(Lm 3.48-50) 48Dos meus olhos correm rios de lágrimas, por causa da destruição da filha do meu povo. 49Os meus olhos choram, não cessam, e não há descanso (NAA), 50até que o Senhor Yahweh contemple dos céus e veja (NVI).

(Lm 3.51-54) 51Meu coração está aflito pelo destino das mulheres de Jerusalém. 52Meus inimigos, a quem nunca fiz mal, caçaram-me como se eu fosse um pássaro. 53Num poço me jogaram e atiraram pedras sobre mim (NVT). 54As águas me encobriram a cabeça, e cheguei a pensar que o fim de tudo tinha chegado (NVI).

(Lm 3.55-57) 55Mas, lá do fundo do poço, invoquei teu nome, Senhor Yahweh (NVT). 56 O Senhor ouviu a minha voz, quando pedi: “Não feches os teus ouvidos aos meus lamentos, ao meu clamor”. 57No dia em que te invoquei, o Senhor chegou perto de mim e disse: “Não tenha medo” (NAA).

(Lm 3.58-63) 58Defendeu a minha causa, Senhor Adonay ; remiu a minha vida (NAA). 59O Senhor Yahweh tem visto, Senhor, o mal que me tem sido feito. Toma a teu cargo a minha causa! (NVI) 60Viu os planos vingativos que meus inimigos tramaram contra mim (NVT). 61Ouviu as suas afrontas, Senhor Yahweh , todos os seus planos contra mim, 62as acusações que me fazem e o que murmuram contra mim, o dia todo (NAA). 63Observa-os quando se assentam e quando se levantam; eu sou objeto da sua canção (ARA).

(Lm 3.64-66) 64Senhor, dá-lhes o que merecem por todo o mal que fizeram. 65Dá-lhes coração duro e teimoso, e que tuas maldições caiam sobre eles (NVT). 66Persegue-os com fúria e elimina-os de debaixo dos teus céus, ó Senhor Yahweh (NVI).

Profeta Jeremias: Os Sofrimentos do Cerco

(Lm 4.1-2) 1Como se escureceu o ouro! Como o ouro refinado perdeu o seu brilho! Como estão espalhadas as pedras do Santuário pelas esquinas de todas as ruas! 2Os nobres filhos de Sião, comparáveis a ouro puro, agora são tratados como simples objetos de barro, obra das mãos de oleiro! (NAA)

(Lm 4.3-6) 3Até os chacais dão o peito, dão de mamar aos seus filhotes; mas a filha do meu povo tornou-se cruel como as avestruzes no deserto. 4A língua do bebê que mama fica pegada, pela sede, ao céu da boca; as crianças pedem pão, mas não há quem as alimente. 5Os que se alimentavam de comidas finas desfalecem nas ruas; os que se criaram entre escarlate agora vivem entre montes de lixo (NVT). 6Porque a maldade da filha do meu povo é maior do que o pecado de Sodoma, que foi destruída num momento, sem intervenção humana (NAA).

(Lm 4.7-8) 7Nossos príncipes eram radiantes de saúde, mais brilhantes que a neve e mais brancos que o leite. Seu rosto era rosado como rubis, e sua aparência, como safiras (NVT). 8Mas agora o aspecto deles é mais escuro do que a fuligem; não são reconhecidos nas ruas. A sua pele grudou nos ossos, secou-se como a madeira (NAA).

(Lm 4.9-10) 9Os que foram mortos pela espada estão melhor do que os que morrem de fome, os quais, torturados pela fome, definham pela falta de produção das lavouras. 10Com as próprias mãos, mulheres bondosas cozinharam os próprios filhos, que se tornaram a sua comida quando o meu povo foi destruído (NVI).

(Lm 4.11-13) 11O Senhor Yahweh deu cumprimento à sua indignação, derramou o furor da sua ira; acendeu fogo em Sião, que consumiu os seus alicerces. 12Nem os reis da terra, nem todos os moradores do mundo acreditavam que o adversário ou inimigo pudesse entrar pelos portões de Jerusalém. 13Tudo isso aconteceu por causa dos pecados dos seus profetas e por causa das maldades dos seus sacerdotes, que derramaram no meio dela o sangue dos justos (NAA).

(Lm 4.14-16) 14Hoje eles tateiam pelas ruas como cegos, e tão sujos de sangue estão, que ninguém ousa tocar em suas vestes (NVI). 15E o povo grita: “Afastem-se, impuros! Afastem-se, afastem-se, não toquem em nada!” Quando fugiram e andaram errantes, dizia-se entre as nações: “Aqui eles não podem morar” (NAA). 16O próprio Senhor Yahweh os espalhou; ele já não cuida deles. Ninguém honra os sacerdotes nem respeita os líderes (NVI).

(Lm 4.17-20) 17Nossos olhos estão cansados de buscar ajuda em vão; de nossas torres buscávamos uma nação que não podia salvar-nos. 18Cada passo nosso era vigiado, de forma que não podíamos caminhar por nossas ruas. Nosso fim estava próximo, nossos dias estavam contados; o nosso fim já havia chegado (NVI). 19Nossos inimigos eram mais rápidos que as águias no céu; fugimos para as montanhas, mas eles nos perseguiram. No deserto nos escondemos, mas eles estavam ali, esperando por nós. 20Nosso rei, o ungido do Senhor Yahweh , a vida de nossa nação, foi capturado nos laços deles. E nós pensávamos que sua sombra nos protegeria de qualquer nação da Terra! (NVT)

Profeta Jeremias: Edom irá sofrer o Juízo Divino

(Lm 4.21-22) 21Ó povo de Edom, você se alegra e exulta na terra de Uz? Mas você também beberá do cálice da ira do Senhor; também ficará embriagado e será despido. 22Ó bela Sião, o castigo de sua maldade chegará ao fim; logo voltará do exílio. Mas para você, Edom, o castigo está só começando; logo seus muitos pecados serão expostos (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.