• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 261

261º Dia – 18 de Setembro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Zacarias (Aproximadamente 518 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 17º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 4º ano do reinado de Dario I sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉM – Profeta Zacarias: O Jejum que não Agrada a Deus.

(Zc 7.1-7) 1No quarto ano do reinado de Dario, no quarto dia do nono mês, que é o mês de quisleu, a palavra do Senhor Yahweh veio a Zacarias. 2Ora, o povo de Betel tinha enviado Sarezer, Regém-Meleque e seus companheiros, para suplicarem o favor do Senhor Yahweh , 3perguntando aos Sacerdotes, que estavam na Casa do Senhor Yahweh dos Exércitos, e aos Profetas: “Devemos nós continuar a chorar, com jejum, no quinto mês, como temos feito por tantos anos?” 4Então a palavra do Senhor Yahweh dos Exércitos veio a mim, dizendo: 5“Pergunte a todo o povo desta terra e aos Sacerdotes: ‘Quando vocês jejuaram e prantearam, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, será que foi realmente para mim que vocês jejuaram? 6Quando vocês comem e bebem, não é para vocês mesmos que comem e bebem?’” (NAA) 7“Não ouviram vocês as palavras que o Senhor Yahweh pregou pelo Ministério dos Profetas que nos precederam, quando Jerusalém estava habitada e em paz com as suas cidades ao redor dela, e o Sul e a campina eram habitados?” (ARA)

Profeta Zacarias: A Desobediência foi a Causa do Cativeiro

(Zc 7.8-14) 8A palavra do Senhor Yahweh veio a Zacarias, dizendo: 9“Assim falou o Senhor Yahweh dos Exércitos: ‘Julguem segundo a verdade e sejam bondosos e misericordiosos uns com os outros. 10Não oprimam a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, e que ninguém faça planos para prejudicar o seu próximo’ (NAA). 11Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos. 12Endureceram o coração para não ouvirem a Lei e as palavras que o Senhor Yahweh dos Exércitos tinha falado pelo seu Espírito por meio dos antigos Profetas. Por isso o Senhor Yahweh dos Exércitos irou-se muito”. 13“Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NVI). 14“Como um vendaval, eu os espalhei entre as nações distantes, que eles não conheciam. Sua terra ficou tão desolada que ninguém sequer passava por ela. Transformaram sua terra agradável num deserto” (NVT).

Profeta Zacarias: Sião Restaurada

(Zc 8.1-8) 1A palavra do Senhor Yahweh dos Exércitos veio a mim, dizendo: 2Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Tenho grande amor por Sião. É um amor tão grande que me leva à indignação contra os seus inimigos”. 3Assim diz o Senhor Yahweh : “Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém. E Jerusalém será chamada de ‘Cidade Fiel’, e o monte do Senhor Yahweh dos Exércitos será chamado de ‘Monte Santo’“. 4Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Os velhos e as velhas voltarão a sentar-se nas praças de Jerusalém, levando cada um na mão a sua bengala, por causa da sua muita idade. 5As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão”. 6Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Isso pode parecer impossível aos olhos do remanescente deste povo naqueles dias, mas não será impossível para mim”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. 7Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Eis que salvarei o meu povo, tirando-o da terra do Oriente e da terra do Ocidente. 8Eu os trarei, e habitarão em Jerusalém. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus Elohym , em verdade e em justiça” (NAA).

(Zc 8.9-12) 9Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Vocês que estão ouvindo hoje estas palavras já proferidas pelos Profetas quando foram lançados os alicerces do Templo do Senhor Yahweh dos Exércitos, fortaleçam as mãos para que o Templo seja construído (NVI). 10Porque, antes daqueles dias, não havia salário para os trabalhadores, nem pagamento pelo trabalho dos animais. Não havia paz para o que entrava, nem para o que saía, por causa dos inimigos, porque eu incitei cada um contra o seu próximo. 11Mas, agora, não tratarei o remanescente deste povo como tratei o povo no passado”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA). 12“Haverá uma rica semeadura, a videira dará o seu fruto, a terra produzirá suas colheitas e o céu derramará o orvalho. E darei todas essas coisas como uma herança ao remanescente deste povo” (NVI).

(Zc 8.13) 13“Casa de Judá e casa de Israel, assim como vocês foram uma maldição entre as nações, assim agora eu os salvarei, e vocês serão uma bênção. Não tenham medo! Pelo contrário, sejam fortes!” (NAA)

(Zc 8.14-17) 14Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Assim como eu havia decidido castigar vocês sem compaixão quando os seus antepassados me enfureceram”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, 15“também agora decidi fazer de novo o bem a Jerusalém e a Judá. Não tenham medo! 16Eis o que devem fazer: ‘Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; 17não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas’”, declara o Senhor Yahweh (NVI).

(Zc 8.18-19) 18A palavra do Senhor Yahweh dos Exércitos veio a mim, dizendo: 19Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “O jejum do quarto mês, o do quinto, o do sétimo e o do décimo serão para a casa de Judá um dia de júbilo, alegria e festividades solenes. Portanto, amem a verdade e a paz” (NAA).

(Zc 8.20-23) 20Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Ainda virão povos e moradores de muitas cidades, 21e os moradores de uma cidade irão à outra, dizendo: ‘Vamos depressa suplicar o favor do Senhor Yahweh e buscar o Senhor Yahweh dos Exércitos; eu também irei’“. 22Muitos povos e nações poderosas virão a Jerusalém buscar o Senhor Yahweh dos Exércitos e suplicar o favor do Senhor Yahweh . 23Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: “Naqueles dias, dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, pegarão na borda da roupa de um judeu e lhe dirão: ‘Queremos ir com vocês, porque ouvimos que Deus Elohym está com vocês’(NAA).

Profeta Zacarias: A Sentença sobre Diversos Povos

(Zc 9.1-2) 1A sentença pronunciada pelo Senhor Yahweh é contra a terra de Hadraque e repousa sobre Damasco, porque o Senhor Yahweh põe os olhos sobre a humanidade e sobre todas as tribos de Israel (NAA), 2e também sobre Hamate que faz fronteira com Damasco, e sobre Tiro e Sidom, embora sejam muito sábias (NVI).

(Zc 9.3-5) 3“Tiro construiu para si uma fortaleza; acumulou prata como pó, e ouro como lama das ruas. 4Mas o Senhor Adonay se apossará dela e lançará no mar suas riquezas, e ela será consumida pelo fogo. 5Ao ver isso Ascalom ficará com medo; Gaza também se contorcerá de agonia, assim como Ecrom, porque a sua esperança fracassou. Gaza perderá o seu rei, e Ascalom ficará deserta” (NVI).

(Zc 9.6-8) 6“Um povo bastardo ocupará Asdode, e assim eu acabarei com o orgulho dos filisteus (NVI). 7Arrancarei de sua boca a carne com sangue e de seus dentes tirarei os detestáveis sacrifícios”. Então os filisteus que sobreviverem adorarão o nosso Deus Elohym e se tornarão uma nova família em Judá. “Os filisteus de Ecrom se unirão ao meu povo, como fizeram em outros tempos os jebuseus. 8Guardarei meu Templo e o protegerei de exércitos invasores. Nunca mais estrangeiros opressores invadirão a terra de meu povo, pois agora eu a vigio de perto” (NVT).

Profeta Zacarias: O Rei vem de Sião (Alusão ao 1º Advento de Jesus)

(Zc 9.9-10) 9“Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. 10Destruirei os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; os arcos de guerra serão destruídos. Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até os confins da Terra” (NAA).

(Zc 9.11-13) 11Quanto a você, Sião, por causa do sangue da minha aliança com você, tirei os seus cativos da cova em que não havia água. 12Voltem para a fortaleza, ó prisioneiros da esperança! Também hoje anuncio que lhes restituirei tudo em dobro (NAA). 13Quando eu curvar Judá como se curva um arco e usar Efraim como flecha, levantarei os filhos de Sião contra os filhos da Grécia, e farei você semelhante à espada de um guerreiro” (NVI).

(Zc 9.14-17) 14O Senhor Yahweh aparecerá sobre seu povo; suas flechas sairão como relâmpagos! O Senhor Soberano Yahoweh Adonay tocará a trombeta e atacará como um redemoinho vindo do Sul (NVT). 15O Senhor Yahweh dos Exércitos protegerá o seu povo. Eles engolirão os inimigos e pisarão nas pedras atiradas com as fundas. Também beberão o sangue deles como se fosse vinho; eles se encherão como as bacias do sacrifício e ficarão ensopados como os cantos do altar (NAA). 16Naquele dia o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , os salvará como rebanho do seu povo, e como joias de uma coroa brilharão em sua terra (NVI). 17Ah, como serão belos e maravilhosos! A fartura de trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo fará florescer as moças (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Construção do Templo é Concluída (Aproximadamente 516 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 19º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 6º ano do reinado de Dario I sobre a Pérsia

(Ed 6.14-15) 14Dessa maneira, os líderes dos judeus continuaram a construir e a prosperar, encorajados pela pregação dos Profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido. Eles terminaram a reconstrução do Templo conforme a ordem do Deus Elah de Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. 15O Templo foi concluído no terceiro dia do mês de adar, no sexto ano do reinado do rei Dario (NVI).

Dedicação do Templo

(Ed 6.16-18) 16Então o povo de Israel, Sacerdotes, Levitas e o restante dos exilados, celebraram com alegria a dedicação do Templo de Deus Elah (NVI). 17Durante a cerimônia de dedicação, foram sacrificados cem novilhos, duzentos carneiros e quatrocentos cordeiros. Doze bodes foram apresentados como oferta pelo pecado de todo o Israel, de acordo com o número das tribos (NVT). 18Estabeleceram os Sacerdotes nos seus turnos e os Levitas nas suas divisões, para o serviço de Deus Elah em Jerusalém, segundo está escrito no Livro de Moisés (NAA).

A Celebração da Páscoa

(Ed 6.19-22) 19Os que voltaram do cativeiro celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês (NAA). 20Os Sacerdotes e os Levitas tinham se purificado; estavam todos cerimonialmente puros. Os Levitas sacrificaram o cordeiro da Páscoa para todos os exilados, para os seus colegas Sacerdotes e para eles mesmos (NVI). 21Todo o povo de Israel que havia regressado do exílio participou da refeição de Páscoa, junto com todos que haviam deixado os costumes impuros dos povos que ali viviam a fim de adorar o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVT). 22Durante sete dias eles celebraram com alegria a Festa dos Pães sem Fermento, pois o Senhor Yahweh os enchera de alegria ao mudar o coração do rei da Assíria, levando-o a dar-lhes força para realizarem a obra de reconstrução do Templo de Deus Elohym , o Deus Elohym de Israel (NVI).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁA Fraqueza do Homem e a Fidelidade de Deus

(Sl 146.1-2) 1Aleluia! Louve, ó minha alma ao Senhor Yahweh . 2Louvarei ao Senhor Yahweh por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus Elohym enquanto eu viver (NVI).

(Sl 146.3-4) 3Não confiem em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação (NAA). 4Quando o espírito deles se vai, voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos (NVI).

(Sl 146.5-8) 5Bem-aventurado aquele que tem o Deus El de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , 6que fez os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. 7Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O Senhor Yahweh liberta os encarcerados (NAA), 8o Senhor Yahweh dá vista aos cegos, o Senhor Yahweh levanta os abatidos, o Senhor Yahweh ama os justos (NVI).

(Sl 146.9-10) 9O Senhor Yahweh guarda o estrangeiro, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios (NAA). 10O Senhor Yahweh reina para sempre! O teu Deus Elohym , ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia! (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.