• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 263

263º Dia – 20 de Setembro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Profético de Zacarias (Aproximadamente 516 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 19º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 6º ano do reinado de Dario I sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉMProfeta Zacarias: A Salvação de Jerusalém

(Zc 12.1-6) 1Sentença pronunciada pelo Senhor Yahweh a respeito de Israel. O Senhor Yahweh , que estendeu o céu, fundou a Terra e formou o espírito do ser humano dentro dele, diz: 2Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de atordoamento para todos os povos vizinhos e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém (NAA). 3Naquele dia, transformarei Jerusalém numa pedra pesada. Todas as nações se reunirão contra ela para tentar movê-la, mas só ferirão a si mesmas. 4“Naquele dia”, diz o Senhor Yahweh , “farei que todos os cavalos entrem em pânico e todos os cavaleiros enlouqueçam. Cuidarei do povo de Judá, mas cegarei todos os cavalos de seus inimigos (NVT). 5Então os líderes de Judá pensarão: ‘Os habitantes de Jerusalém são fortes porque o Senhor Yahweh dos Exércitos é o seu Deus Elohym !’ (NVI) 6Naquele dia, porei os chefes de Judá como um braseiro aceso debaixo da lenha e como uma tocha acesa entre os feixes de trigo. Eles destruirão à direita e à esquerda todos os povos ao redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, na própria Jerusalém” (NAA).

(Zc 12.7-9) 7O Senhor Yahweh salvará primeiro as tendas de Judá, para que a honra da família de Davi e dos habitantes de Jerusalém não seja superior à de Judá. 8Naquele dia o Senhor Yahweh protegerá os que vivem em Jerusalém, de forma que o mais fraco dentre eles será como Davi, e a família de Davi será como Deus Elohym , como o anjo do Senhor Yahweh que vai adiante deles. 9Naquele dia procurarei destruir todas as nações que atacarem Jerusalém” (NVI).

Profeta Zacarias: O Arrependimento dos Habitantes de Jerusalém

(Zc 12.10-14) 10E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho (NVI). 11Naquele dia, o pranto em Jerusalém será tão grande como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido (NAA). 12Todo o país chorará, separadamente cada família com suas mulheres chorará: a família de Davi com suas mulheres; a família de Natã com suas mulheres; 13a família de Levi com suas mulheres; a família de Simei com suas mulheres (NVI), 14todas as outras famílias prantearão, cada família à parte, e suas mulheres à parte” (NAA).

(Zc 13.1) 1Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza” (NVI).

Profeta Zacarias: Eliminados os Ídolos e os Falsos Profetas

(Zc 13.2-3) 2Naquele dia eliminarei da terra de Israel os nomes dos ídolos, e nunca mais serão lembrados”, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos. “Removerei da terra tanto os profetas como o espírito imundo” (NVI). 3Se alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: “Você será morto, porque está falando mentiras em nome do Senhor Yahweh “. E seu pai e sua mãe, que o geraram, o matarão à espada, quando ele profetizar (NAA).

(Zc 13.4-6) 4Naquele dia todo profeta se envergonhará de sua visão profética. Não usará o manto de profeta feito de pele, para enganar (NVI). 5Pelo contrário, cada um dirá: “Eu não sou profeta; sou lavrador. Trabalho no campo desde a minha juventude”. 6Se alguém lhe perguntar: “Que feridas são essas nas suas mãos?”, ele responderá: “São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos” (NAA).

Profeta Zacarias: Ferido o Pastor de Deus

(Zc 13.7-9) 7Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro!”, declara o Senhor Yahweh dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos” (NVI). 8Em toda a terra”, diz o Senhor Yahweh , “dois terços dela serão eliminados e morrerão; mas uma terça parte irá sobreviver (NAA). 9Farei essa terça parte passar pelo fogo e a purificarei. Eu a refinarei como se refina a prata e a purificarei como se purifica o ouro. Ela invocará meu nome, e eu lhe responderei. Direi: ‘Este é meu povo’, e ela dirá: ‘O Senhor Yahweh é nosso Deus Elohym (NVT).

Profeta Zacarias: O Juízo sobre Jerusalém e seus Opressores

(Zc 14.1-3) 1“Eis que vem o Dia do Senhor Yahweh , em que os teus despojos se repartirão no meio de ti (ARA). 2Reunirei todos os povos para lutarem contra Jerusalém; a cidade será conquistada, as casas saqueadas e as mulheres violentadas. Metade da população será levada para o exílio, mas o restante do povo não será tirado da cidade (NVI). 3Então o Senhor Yahweh sairá para lutar contra essas nações, como fez no passado (NVT).

(Zc 14.4-5) 4Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, que está em frente de Jerusalém, para o leste. O monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do leste ao oeste, formando um grande vale. Metade do monte se afastará para o Norte, e a outra metade, para o Sul (NAA). 5Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor Yahweh , o meu Deus Elohym , virá com todos os seus santos (NVI).

(Zc 14.6-8) 6Naquele dia não haverá calor nem frio. 7Será um dia único, no qual não haverá separação entre dia e noite, porque quando chegar a noite ainda estará claro. Um dia que o Senhor Yahweh conhece. 8Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do Leste e metade para o mar do Oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno (NVI).

(Zc 14.9-11) 9O Senhor Yahweh será rei de toda a Terra. Naquele dia haverá um só Senhor Yahweh e o seu nome será o único nome (NVI). 10A terra toda, desde Geba até Rimom, ao Sul de Jerusalém, será semelhante à Arabá. Mas Jerusalém será restabelecida e permanecerá em seu lugar, desde a porta de Benjamim até o lugar da primeira porta, até a porta da Esquina, e desde a torre de Hananeel até os tanques de prensar uvas do rei (NVI). 11Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura (ARA).

(Zc 14.12-15) 12Esta é a praga com a qual o Senhor Yahweh castigará todas as nações que lutarem contra Jerusalém: Sua carne apodrecerá enquanto estiverem ainda em pé, seus olhos apodrecerão em suas órbitas e sua língua apodrecerá dentro de suas bocas (NVI). 13Naquele dia, o Senhor Yahweh os encherá de grande pânico, e eles lutarão uns contra os outros com as próprias mãos (NVT). 14Também Judá irá lutar em Jerusalém. E se ajuntarão as riquezas de todas as nações vizinhas: ouro, prata e roupas em grande abundância (NAA). 15A mesma praga cairá sobre cavalos e mulas, camelos e burros, sobre todos os animais daquelas nações (NVI).

Profeta Zacarias: A Glória Futura da Cidade de Jerusalém

(Zc 14.16-19) 16Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor Yahweh dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos (NAA). 17Se algum dentre os povos da terra não subir a Jerusalém para adorar o Rei, o Senhor Yahweh dos Exércitos, não virá para ele a chuva (NVI). 18Se os egípcios não subirem, nem vierem, ficarão sem chuva; virá sobre eles a praga com que o Senhor Yahweh castigará as nações que não subirem para celebrar a Festa dos Tabernáculos. 19Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem para celebrar a Festa dos Tabernáculos (NAA).

(Zc 14.20-21) 20Naquele dia estará inscrito nas sinetas penduradas nos cavalos: “Separado para o Senhor Yahweh “. Os caldeirões do Templo do Senhor Yahweh serão tão sagrados quanto as bacias diante do altar (NVI), 21sim, todas as panelas em Jerusalém e em Judá serão santas ao Senhor Yahweh dos Exércitos. Todos os que oferecerem sacrifícios usarão essas panelas para cozinhar a carne do sacrifício. Naquele dia, não haverá mais comerciantes no Templo do Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Dario I,  reinado de Xerxes I (Assuero) (filho de Dario I) (Reino da Pérsia) (Aproximadamente 486 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 49º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém

36º e último ano do reinado de Dario I sobre a Pérsia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.