Bíblia Cronológica – Versões | Dia 272
272º Dia – 29 de Setembro
POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA
CURIOSIDADES:
- 103º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
- Neemias com 43 anos (Reino da Persa)
- 33º ano do reinado de Artaxerxes I sobre a Pérsia
CIDADE DE JERUSALÉM
(Ne 13.7-9) 7Quando cheguei a Jerusalém, soube da maldade que Eliasibe havia feito ao providenciar para Tobias uma sala nos pátios do Templo de Deus Elohym . 8Fiquei extremamente indignado e joguei todos os pertences de Tobias para fora da sala (NVT). 9Então ordenei que purificassem as salas, e coloquei ali outra vez os utensílios da Casa de Deus Elohym , com as ofertas de cereais e o incenso (NAA).
Neemias Restaura a Manutenção dos Levitas
(Ne 13.10-12) 10Descobri também que os Levitas não haviam recebido as porções de alimento que lhes eram devidas, de modo que eles e os cantores responsáveis pelos cultos de adoração tinham todos voltado a trabalhar em seus campos. 11De imediato, confrontei as autoridades e lhes perguntei: “Por que o Templo de Deus Elohym foi abandonado?” Então chamei de volta todos os Levitas e os coloquei de novo em seus postos. 12Assim, mais uma vez, todo o povo de Judá começou a trazer para os depósitos do Templo os dízimos dos cereais, do vinho novo e do azeite (NVT).
(Ne 13.13-14) 13Nomeei supervisores para os depósitos: o Sacerdote Selemias, o escriba Zadoque e o Levita Pedaías. Designei Hanã, filho de Zacur e neto de Matanias, para ser seu ajudante. Eles eram homens de confiança e ficaram encarregados de repartir as provisões entre seus colegas Levitas. 14“Lembra-te desta boa obra, ó meu Deus Elohym , e não te esqueças de tudo que tenho feito com fidelidade pelo Templo de meu Deus Elohym e pelo culto ali prestado” (NVT).
Rigidez na Observância do Shabat
(Ne 13.15-18) 15Naqueles dias, vi homens de Judá trabalhando nas prensas de uvas no Shabat. Também ajuntavam cereais, que colocavam sobre jumentos, e traziam vinho, uvas, figos e produtos de toda espécie a Jerusalém para vendê-los no Shabat. Então os repreendi por venderem seus produtos nesse dia. 16Alguns homens de Tiro que moravam em Jerusalém traziam peixes e mercadorias de todo tipo. No Shabat, vendiam para o povo de Judá, e isso em Jerusalém! 17Assim, confrontei os nobres de Judá e lhes perguntei: “Por que fazem tamanho mal profanando o Shabat? (NVT) 18Por acaso os pais de vocês não fizeram o mesmo, levando o nosso Deus Elohym a trazer todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vocês ainda estão trazendo ira maior sobre Israel, profanando o Shabat” (NAA).
(Ne 13.19-22) 19Em seguida, ordenei que as portas de Jerusalém fossem fechadas no dia antes do Shabat, assim que começasse a escurecer, e só fossem abertas depois que o Shabat tivesse terminado. Enviei alguns de meus servos para guardar as portas, a fim de que não entrasse nenhuma mercadoria no Shabat (NVT). 20Uma ou duas vezes os comerciantes e vendedores de todo tipo de mercadoria passaram a noite do lado de fora de Jerusalém. 21Mas eu os adverti, dizendo: “Por que vocês passam a noite junto ao muro? Se fizerem isso de novo, mandarei prendê-los”. Depois disso não vieram mais no Shabat (NVI). 22Então ordenei que os Levitas se purificassem e guardassem as portas, para manter o Shabat como um dia sagrado. “Lembra-te também desta boa obra, ó meu Deus Elohym ! Tem compaixão de mim de acordo com teu grande amor leal!” (NVT)
Condenação ao Casamento Misto
(Ne 13.23-27) 23Nessa mesma época, vi que alguns homens de Judá haviam se casado com mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe. 24Além disso, a metade de seus filhos falava a língua de Asdode ou de algum outro povo, mas não sabia falar a língua de Judá (NVT). 25Eu os repreendi e invoquei maldições sobre eles. Bati em alguns deles e arranquei os seus cabelos. Fiz com que jurassem em nome de Deus Elohym e lhes disse: “Não consintam mais em dar suas filhas em casamento aos filhos deles, nem haja casamento das filhas deles com seus filhos ou com vocês (NVI). 26Não foi por causa disto que Salomão, rei de Israel, pecou? Entre muitas nações não havia rei semelhante a ele. Era amado por seu Deus Elohym , e Deus Elohym o colocou como rei sobre todo o Israel. Mas as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado (NAA). 27Como podemos tolerar o que ouvimos? Como podem vocês cometer essa terrível maldade e serem infiéis ao nosso Deus Elohym , casando-se com mulheres estrangeiras?” (NVI)
(Ne 13.28-29) 28Um dos filhos de Joiada, filho do Sumo Sacerdote Eliasibe, era genro de Sambalate, o horonita. E eu o expulsei para longe de mim (NVI). 29“Lembra-te deles, ó meu Deus Elohym , pois profanaram o Sacerdócio e a aliança dos Sacerdotes e dos Levitas” (NVT).
As Reformas de Neemias
(Ne 13.30-31) 30Assim, eu os purifiquei de tudo o que era estrangeiro e organizei o serviço dos Sacerdotes e dos Levitas, cada um na sua função (NAA). 31Também me certifiquei de que a provisão de lenha para o altar e os primeiros frutos da colheita fossem trazidos nas datas estabelecidas. “Lembra-te disso em meu favor, ó meu Deus Elohym ” (NVT).
A Lei é lida pelo Sacerdote Esdras
(Ne 8.1-3) 1Quando chegou o sétimo mês e os filhos de Israel já estavam morando nas suas cidades, todo o povo se reuniu, como um só homem, na praça, diante do Portão das Águas. E pediram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor Yahweh havia ordenado a Israel. 2Esdras, o Sacerdote, trouxe a Lei diante da congregação, composta por homens, mulheres e todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei (NAA).
(Ne 8.4-8) 4O escriba Esdras estava em pé sobre uma plataforma de madeira feita para a ocasião. À sua direita estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5Esdras estava sobre a plataforma, à vista de todo o povo. Quando o viram abrir o Livro da Lei, todos se levantaram (NVT). 6Esdras louvou o Senhor Yahweh , o grande Deus Elohym , e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: “Amém! Amém!” Então eles adoraram o Senhor Yahweh , prostrados, rosto em terra (NVI). 7Em seguida, os Levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías instruíram o povo acerca da Lei, e todos permaneceram em seus lugares (NVT). 8Leram o Livro da Lei de Deus Elohym , interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido (NVI).
Dia Sagrado
(Ne 8.9-12) 9Então Neemias, o governador, Esdras, o Sacerdote e escriba, e os Levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: “Este dia é consagrado ao Senhor Yahweh , o nosso Deus Elohym . Nada de tristeza e de choro!” Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei (NVI). 10Então lhes disse: “Agora vão, comam e bebam o que tiverem de melhor. E mandem porções aos que não têm nada preparado para si. Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor Adon . Portanto, não fiquem tristes, porque a alegria do Senhor Yahweh é a força de vocês”. 11Os Levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: “Acalmem-se, porque este dia é santo. Não fiquem tristes” (NAA). 12Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas (NVI).
A Festa dos Tabernáculos
(Ne 8.13-15) 13No dia seguinte, os chefes das famílias de todo o povo, os Sacerdotes e os Levitas se reuniram com Esdras, o Sacerdote, para estudarem as palavras da Lei (NAA). 14Descobriram que estava escrito na Lei, que o Senhor Yahweh tinha ordenado por meio de Moisés, que os israelitas deviam morar em tendas durante a Festa do sétimo mês (NVI). 15Assim, publicaram e anunciaram em todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: “Saiam para os montes e tragam ramos de oliveiras, ramos de zambujeiros, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está escrito” (NAA).
(Ne 8.16-18) 16Então o povo saiu e trouxe os ramos, e eles mesmos construíram tendas nos seus terraços, nos seus pátios, nos pátios do Templo de Deus Elohym e na praça junto à Porta das Águas e na que fica junto à Porta de Efraim (NVI). 17Todos os que tinham voltado do exílio construíram tendas e moraram nelas. Desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia, os israelitas não tinham celebrado a Festa dessa maneira. E a alegria deles foi muito grande (NVI). 18O Livro da Lei de Deus Elohym foi lido diariamente, desde o primeiro até o último dia da Festa. E celebraram a Festa durante sete dias; no oitavo dia, houve uma reunião solene, conforme estava ordenado na Lei (NAA).
Confissão de Pecados
(Ne 9.1-2) 1No dia vinte e quatro deste sétimo mês, os filhos de Israel se reuniram para um jejum. Vestiam pano de saco e traziam terra sobre a cabeça. 2Os da linhagem de Israel separaram-se de todos os estrangeiros, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais (NAA).
(Ne 9.3-4) 3Durante três horas, permaneceram em pé no mesmo lugar enquanto o Livro da Lei do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , era lido para eles em voz alta. Depois, confessaram seus pecados e adoraram o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , durante mais três horas (NVT). 4Jesua, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé no estrado dos Levitas e clamaram em alta voz ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA).
(Ne 9.5-6) 5Então os Levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram ao povo: “Levantem-se e louvem o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que vive desde sempre e para sempre!” Em seguida, oraram: “Louvado seja teu nome glorioso! Exaltado seja acima de toda bênção e todo louvor! (NVT) 6Só o Senhor é o Senhor Yahweh ! Fez o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a Terra e tudo o que nela há, os mares e tudo o que há neles. O Senhor conserva a todos com vida, e o exército dos céus te adora” (NAA).
(Ne 9.7-8) 7“O Senhor é o Senhor Yahweh , o Deus Elohym que escolheu Abrão, e o tirou de Ur dos caldeus, e lhe pôs por nome Abraão. 8Achou o seu coração fiel diante de ti e com ele fez aliança, para dar à descendência dele a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus; e cumpriu as tuas promessas, porque é justo” (NAA).
(Ne 9.9-15) 9“Viu a aflição dos nossos pais no Egito e ouviu o clamor deles junto ao mar Vermelho. 10Fez sinais e maravilhas contra Faraó e seus servos e contra todo o povo da sua terra, porque soube que os trataram com arrogância; e assim adquiriu a fama que tem até o dia de hoje. 11Dividiu o mar diante deles, de maneira que o atravessaram em terra seca; lançou os seus perseguidores nas profundezas, como uma pedra nas águas impetuosas. 12O Senhor os guiou, durante o dia, com uma coluna de nuvem e, durante a noite, com uma coluna de fogo, para iluminar o caminho por onde deviam seguir. 13Desceu sobre o monte Sinai, do céu falou com eles e lhes deu juízos retos, leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. 14O Senhor lhes deu a conhecer o teu santo Shabat, e lhes deu mandamentos, estatutos e lei, por meio de teu servo Moisés. 15Quando estavam com fome lhes deu pão dos céus, e quando estavam com sede fez brotar água da rocha; e lhes disse que entrassem para tomar posse da terra que, com juramento, prometeu dar a eles” (NAA).
(Ne 9.16-21) 16“Porém eles, os nossos pais, se tornaram arrogantes e teimosos, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. 17Recusaram ouvir-te e não se lembraram das tuas maravilhas, que fez no meio deles. Foram teimosos e na sua rebelião escolheram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua servidão no Egito. Porém o Senhor, ó Deus Eloah perdoador, bondoso e compassivo, tardio em irar-te e grande em bondade, o Senhor não os abandonou, 18nem mesmo quando fizeram para si um bezerro de metal fundido e disseram: ‘Este é o seu deus, que o tirou do Egito’; e cometeram grandes blasfêmias. 19Mas o Senhor, pela multidão das tuas misericórdias, não os abandonou no deserto. A coluna de nuvem nunca se afastou deles durante o dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo durante a noite, para iluminar o caminho por onde deviam seguir. 20E lhes concedeu o teu bom Espírito, para os ensinar. Não lhes negou o teu maná, para poderem comer, e lhes deu água quando tiveram sede. 21Durante quarenta anos o Senhor os sustentou no deserto, e nada lhes faltou; as roupas que eles usavam não envelheceram, e os seus pés não ficaram inchados” (NAA).
(Ne 9.22-25) 22“Também lhes deu reinos e povos, cujas terras repartiu entre eles. Assim, conquistaram a terra de Seom, rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã. 23Multiplicou os seus filhos como as estrelas do céu e os trouxe à terra que tinha prometido aos seus pais, dizendo que nela deveriam entrar. 24Os filhos deles entraram e tomaram posse da terra. Subjugou diante deles os moradores da terra, os cananeus, e os entregou nas mãos deles, com os reis e os povos da terra, para fazerem com eles o que bem quisessem. 25Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; tomaram posse de casas cheias de todo tipo de coisas boas, cisternas cavadas, vinhas e olivais e árvores frutíferas em abundância. Comeram, se fartaram, engordaram e viveram em delícias, pela tua grande bondade” (NAA).
(Ne 9.26-31) 26“Ainda assim foram desobedientes e se revoltaram contra ti; viraram as costas à tua Lei e mataram os teus Profetas, que testemunhavam contra eles, para os fazerem voltar a ti; e cometeram grandes blasfêmias. 27Por isso o Senhor os entregou nas mãos dos seus inimigos, que os oprimiram. Mas no tempo da sua angústia, clamaram a ti e dos céus o Senhor os ouviu; e, segundo a tua grande misericórdia, lhes deu libertadores que os salvaram das mãos dos que os oprimiam. 28Porém, quando se viam em descanso, tornavam a fazer o mal diante de ti, e o Senhor os abandonava nas mãos dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles. Mas, quando se converteram e clamaram a ti, o Senhor os ouviu dos céus e, segundo a tua misericórdia, os livrou muitas vezes. 29Testemunhou contra eles, para que voltassem à tua Lei. Porém eles se mostraram arrogantes e não deram ouvidos aos teus mandamentos. Pecaram contra os teus juízos, pelos quais aquele que os cumprir viverá. Em sua rebeldia voltaram as costas, foram teimosos e não quiseram ouvir. 30No entanto, o Senhor os aturou durante muitos anos e testemunhou contra eles pelo teu Espírito, por meio dos teus Profetas. Porém eles não quiseram ouvir e por isso os entregou nas mãos dos povos de outras terras. 31Mas, pela tua grande misericórdia, não acabou com eles nem os abandonou, porque o Senhor é Deus El clemente e misericordioso” (NAA).
(Ne 9.32-37) 32“Agora, pois, ó Deus Elohym nosso, ó Deus El grande, poderoso e temível, que guarda a aliança e a misericórdia, não menosprezes toda a aflição que nos sobreveio, a nós, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos Sacerdotes, aos nossos Profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até o dia de hoje. 33O Senhor foi justo em tudo o que nos aconteceu, pois agiu com fidelidade, enquanto nós procedemos mal. 34Os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos Sacerdotes e os nossos pais não guardaram a tua Lei, nem deram ouvidos aos mandamentos e aos testemunhos que lhes deu. 35Pois eles, no seu reino, na abundância de bens que lhes deu, na terra espaçosa e fértil que pôs diante deles não te serviram, nem se converteram de suas obras más. 36Eis que hoje somos escravos. E até na terra que deu aos nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos escravos nela. 37Seus abundantes produtos são para os reis que pôs sobre nós por causa dos nossos pecados. Estes reis dominam sobre nós e sobre o nosso gado, como bem entendem. Nós estamos em grande angústia!” (NAA)
(Ne 9.38) 38O povo respondeu: “Em vista disso tudo, fazemos uma aliança solene e a registramos por escrito. Neste documento selado estão os nomes de nossos líderes, Levitas e Sacerdotes” (NVT).