• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 291

291º Dia – 18 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: A História da Morte de João Batista (Aproximadamente 28 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 563º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 71º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 70 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 55 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 48 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 43 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 40 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 33 anos
  • Jesus com 32 anos
  • 32º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 32º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 18 anos
  • 14º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 10º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 2º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

REGIÃO DA GALILEIA

(Mt 14.3-4) 3Porque Herodes, havendo prendido João, o amarrou e pôs na prisão, por causa de Herodias, mulher do seu irmão Filipe (NAA). 4João tinha dito repetidamente a Herodes: “É contra a Lei que o senhor viva com ela” (NVT).

(Mc 6.17-18) 17Porque o próprio Herodes havia mandado prender João e amarrá-lo na prisão, por causa de Herodias, mulher do seu irmão Filipe, com a qual Herodes havia casado (NAA). 18Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão” (NVI).

(Mc 6.19-20) 19Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo (NVI), 20porque Herodes temia João, sabendo que era homem justo e santo, e o mantinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, embora gostasse de escutá-lo (NVT).

(Mt 14.5) 5Embora Herodes quisesse matá-lo, tinha medo do povo, porque consideravam João como Profeta (NAA).

(Mc 6.21) 21Finalmente, no aniversário de Herodes, Herodias teve a oportunidade que procurava. Ele deu uma festa para os membros do alto escalão do governo, para seus oficiais militares e para os cidadãos mais importantes da Galileia (NVT).

(Mt 14.6) 6Mas, quando chegou o dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos e agradou a Herodes (NAA).

(Mc 6.22-23) 22Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça: “Peça o que quiser, e eu lhe darei” (NTLH). 23E fez este juramento: “O que você me pedir eu lhe darei, mesmo que seja a metade do meu reino” (NAA).

(Mt 14.7) 7Este prometeu, com juramento, dar-lhe o que ela pedisse (NAA).

(Mc 6.24-25) 24Ela saiu e foi perguntar à mãe: “O que pedirei?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25No mesmo instante, voltando apressadamente para junto do rei, disse: “Quero que, sem demora, o senhor me dê num prato a cabeça de João Batista” (NAA).

(Mt 14.8) 8Influenciada por sua mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista” (NVI).

(Mc 6.26) 26O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não quis negar o pedido da jovem (NAA).

(Mt 14.9) 9O rei ficou aflito, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia (NVI).

(Mt 14.10-11)10Assim, deu ordens para que João fosse decapitado na prisão. 11A cabeça foi trazida num prato e dada à jovem, que a levou à sua mãe (NAA).

(Mc 6.27-28) 27E, enviando logo o executor, mandou que lhe trouxessem a cabeça de João. Ele foi e o decapitou na prisão, 28e, trazendo a cabeça num prato, a entregou à jovem, e esta, por sua vez, a entregou à sua mãe (NAA).

(Mc 6.29) 29Quando os discípulos de João souberam o que havia acontecido, foram buscar o corpo e o colocaram numa sepultura (NVT).

(Mt 14.12) 12Então vieram os discípulos de João, levaram o corpo e o sepultaram; depois, foram e anunciaram isso a Jesus (NAA).

REGIÃO DA GALILEIAA Primeira Multiplicação de Alimentos

(Lc 9.10) 10Ao regressarem, os Apóstolos relataram a Jesus tudo o que tinham feito. Ele, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida (NAA).

(Mc 6.30-32) 30Os Apóstolos voltaram de sua missão e contaram a Jesus tudo que tinham feito e ensinado. 31E ele lhes disse: “Venham repousar um pouco, à parte, num lugar deserto”. Isto porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem muitos os que iam e vinham (NAA). 32Assim, eles se afastaram num barco para um lugar deserto (NVI).

(Mt 14.13) 13Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco para um lugar deserto, à parte. Ao saberem disso, as multidões vieram das cidades seguindo-o por terra (NAA).

(Jo 6.1) 1Depois disso, Jesus atravessou o mar da Galileia, conhecido também como mar de Tiberíades (NVT).

(Mc 6.33) 33Muitos, porém, os viram sair e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles (NAA).

(Lc 9.11) 11aMas as multidões souberam disso e o seguiram (NAA).

(Jo 6.2) 2Uma grande multidão o seguia por toda parte, pois tinham visto os sinais que ele havia realizado ao curar os enfermos (NVT).

(Mc 6.34) 34Quando Jesus saiu do barco, viu a grande multidão e teve compaixão dela, pois eram como ovelhas sem pastor. Então começou a lhes ensinar muitas coisas (NVT).

(Mt 14.14) 14Quando Jesus saiu do barco, viu a grande multidão, teve compaixão dela e curou os enfermos (NVT).

(Lc 9.11) 11bAcolhendo-as, Jesus lhes falava a respeito do Reino de Deus Theos e socorria os que tinham necessidade de cura (NAA).

(Jo 6.3) 3Então Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus discípulos (NVI).

(Jo 6.4-7) 4Era quase tempo da Festa Judaica da Páscoa (NVT). 5Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão se aproximava, disse a Filipe: “Onde compraremos pão para lhes dar de comer?” 6Mas Jesus dizia isto para testá-lo, porque sabia o que estava para fazer (NAA). 7Filipe respondeu assim: “Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata” (NTLH).

(Lc 9.12) 12Mas o dia estava chegando ao fim. Então os doze se aproximaram de Jesus e disseram: “Despeça a multidão, para que, indo às aldeias e campos ao redor, se hospedem e encontrem alimento; pois estamos aqui em lugar deserto” (NAA).

(Mt 14.15) 15Ao entardecer, os discípulos foram até ele e disseram: “Este lugar é isolado, e já está ficando tarde. Mande as multidões embora, para que possam ir aos povoados e comprar comida” (NVT).

(Mc 6.35-36) 35Ao entardecer, os discípulos foram até ele e disseram: “Este lugar é isolado, e já está tarde (NVT). 36Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer” (NVI).

(Mt 14.16) 16Jesus, porém, lhes disse: “Não precisam ir embora; deem vocês mesmos de comer a eles” (NAA).

(Lc 9.13) 13aJesus, porém, lhes disse: “Deem vocês mesmos de comer a eles” (NAA).

(Mc 6.37) 37Mas Jesus respondeu: “Deem vocês mesmos comida a eles”. Os discípulos disseram: “Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata” (NTLH).

(Mc 6.38) 38E Jesus lhes disse: “Quantos pães vocês têm? Tratem de descobrir!” Eles foram se informar e responderam: “Cinco pães e dois peixes” (NAA).

(Jo 6.8-9) 8Então um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, falou (NVT): 9“Aqui está um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isto para tanta gente?” (NAA)

(Lc 9.13) 13bOs discípulos responderam: “Não temos mais que cinco pães e dois peixes, a não ser que nós mesmos vamos e compremos comida para todo este povo” (NAA).

(Mt 14.17-18) 17Eles lhe disseram: “Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes” (NVI). 18Então Jesus disse: “Tragam esses pães e peixes aqui para mim” (NAA).

(Mc 6.39-40) 39Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde (NVI). 40E eles o fizeram, repartindo-se em grupos de cem e de cinquenta (NAA).

(Mt 14.19) 19aEm seguida, mandou o povo sentar-se na grama (NVT).

(Lc 9.14-15) 14Havia ali cerca de cinco mil homens. Jesus respondeu: “Digam a eles que se sentem em grupos de cinquenta” (NVT). 15Eles atenderam, fazendo com que todos se assentassem (NAA).

(Jo 6.10) 10Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens (NVI).

(Mt 14.19) 19bTomou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e os abençoou. Então, partiu os pães em pedaços e os entregou a seus discípulos, que distribuíram às multidões (NVT).

(Mc 6.41) 41Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e os abençoou. Então, à medida que ia partindo os pães, entregava-os aos discípulos para que os distribuíssem ao povo. Também dividiu os peixes para que todos recebessem uma porção (NVT).

(Lc 9.16) 16E Jesus, pegando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo (NAA).

(Jo 6.11) 11Então Jesus tomou os pães, agradeceu a Deus e os repartiu entre o povo. Em seguida, fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade (NVT).

(Jo 6.12-13) 12Depois que todos estavam satisfeitos, Jesus disse a seus discípulos: “Agora juntem os pedaços que sobraram, para que nada se desperdice” (NVT). 13Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram depois que todos tinham comido (NAA).

(Mt 14.20) 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram (NVI).

(Mc 6.42-43) 42Todos comeram e se fartaram (NAA), 43e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe (NVI).

(Lc 9.17) 17Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobraram foram recolhidos doze cestos (NAA).

(Mc 6.44) 44Os que comeram foram cinco mil homens (NVI).

(Mt 14.21) 21Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças (NVI).

(Jo 6.14) 14Quando as pessoas viram o sinal que Jesus havia feito, disseram: “Este é verdadeiramente o Profeta que devia vir ao mundo” (NAA).

Jesus Sobe ao Monte para Orar

(Mt 14.22) 22Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão (NVI).

(Mc 6.45) 45Logo em seguida, Jesus insistiu com seus discípulos que voltassem ao barco e atravessassem o mar até Betsaida, enquanto ele mandava o povo para casa (NVT).

(Jo 6.15) 15Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte (NVI).

(Mt 14.23) 23Depois de mandá-las para casa, Jesus subiu sozinho ao monte a fim de orar. Quando anoiteceu, ele ainda estava ali, sozinho (NVT).

(Mc 6.46) 46Depois de se despedir de todos, subiu sozinho ao monte para orar (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.