• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 292

292º Dia – 19 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Anda Sobre as Águas (Aproximadamente 28 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 563º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 71º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 70 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 55 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 48 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 43 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 40 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 33 anos
  • Jesus com 32 anos
  • 32º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 32º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 18 anos
  • 14º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 10º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 2º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

MAR DA GALILEIA

(Jo 6.16-18) 16Ao final do dia, os discípulos de Jesus desceram para o mar (NAA), 17entraram no barco e atravessaram o mar em direção a Cafarnaum. Quando escureceu, porém, Jesus ainda não tinha vindo se encontrar com eles. 18Logo, um vento forte veio sobre eles, e o mar ficou muito agitado (NVT).

(Mt 14.24) 24Enquanto isso, os discípulos, distantes da terra firme, lutavam contra as ondas, pois um vento forte havia se levantado (NVT).

(Mc 6.47) 47Durante a noite, os discípulos estavam no barco, no meio do mar, e Jesus, sozinho em terra (NVT).

(Mc 6.48-50) 48Ele viu que estavam em apuros, remando com força e lutando contra o vento e as ondas. Por volta das três da madrugada, Jesus foi até eles caminhando sobre o mar. Sua intenção era passar por eles, 49mas, quando o avistaram caminhando sobre as águas, gritaram de pavor, pensando que fosse um fantasma. 50Ficaram todos aterrorizados ao vê-lo. Imediatamente, porém, Jesus lhes disse: “Não tenham medo! Coragem, sou eu!” (NVT).

(Mt 14.25-27) 25Por volta das três da madrugada, Jesus foi até eles, caminhando sobre as águas. 26Quando os discípulos o viram caminhando sobre as águas, ficaram aterrorizados. “É um fantasma!”, gritaram, cheios de medo (NVT). 27Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” (NVI)

(Jo 6.19-20) 19Depois de remarem cinco ou seis quilômetros, de repente viram Jesus caminhando sobre o mar, em direção ao barco. Ficaram aterrorizados (NVT), 20mas Jesus lhes disse: “Sou eu. Não tenham medo!” (NAA

(Mt 14.28-31) 28Então Pedro disse: “Se é o Senhor Kurios mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas”. 29Jesus disse: “Venha!” E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. 30Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: “Salve-me, Senhor Kurios !” (NAA) 31Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou?” (NVI)

(Mt 14.32) 32Subindo ambos para o barco, o vento cessou (NAA).

(Mc 6.51-52) 51Então subiu no barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram totalmente perplexos, 52porque não haviam compreendido o milagre dos pães, pois o coração deles estava endurecido (NAA).

(Mt 14.33) 33E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente o senhor é o Filho de Deus Theos !” (NAA)

(Jo 6.21) 21Então eles o receberam com alegria, e logo o barco chegou ao seu destino (NAA).

(Jo 6.22-24) 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado no outro lado do mar percebeu que apenas um barco estivera ali, e que Jesus não havia entrado nele com os seus discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos (NVI). 23Alguns barcos de Tiberíades se aproximaram do lugar onde o povo tinha comido os pães depois que o Senhor Kurios os abençoou (NVT). 24Quando aquela multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram nos barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus (NAA).

REGIÃO DE GENESARÉJesus Realiza Vários Milagres

(Mt 14.34) 34Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré (NVI).

(Mc 6.53) 53Estando já no outro lado, chegaram à terra de Genesaré, onde atracaram (NAA).

(Mc 6.54) 54Saindo eles do barco, o povo logo reconheceu Jesus (NAA).

(Mt 14.35-36) 35Quando o povo reconheceu Jesus, a notícia de sua chegada se espalhou rapidamente por toda a região, e trouxeram os enfermos para que fossem curados. 36Suplicavam que ele deixasse os enfermos apenas tocar na borda de seu manto, e todos que o tocavam eram curados (NVT).

(Mc 6.55-56) 55E eles, percorrendo toda aquela região, começaram a trazer em leitos os enfermos e os levavam para onde ouviam que ele estava (NAA). 56E aonde quer que ele fosse, povoados, cidades ou campos, levavam os doentes para as praças. Suplicavam-lhe que pudessem pelo menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados (NVI).

CIDADE DE CAFARNAUMJesus é o Pão da Vida

(Jo 6.25-27) 25A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele: “Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui?” (NTLH) 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos (NAA). 27Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem lhes dará. Deus Theos , o Pai Patêr , nele colocou o seu selo de aprovação” (NVI).

(Jo 6.28-36) 28Então lhe perguntaram: “Que faremos para realizar as obras de Deus Theos ?” (NAA) 29Jesus lhes disse: “Esta é a única obra que Deus Theos quer de vocês: ‘Creiam naquele que ele enviou’”. 30Eles responderam: “Se deseja que creiamos no senhor, mostre-nos um sinal. O que o senhor pode fazer? (NVT) 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: ‘Deu-lhes a comer pão do céu’”. 32Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade lhes digo que não foi Moisés quem deu o pão do céu para vocês; quem lhes dá o verdadeiro pão do céu é meu Pai Patêr (NAA). 33Pois o pão de Deus Theos é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo” (NVI). 34Disseram eles: Senhor Kurios , dá-nos sempre desse pão!” (NVI) 35Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36Porém eu já disse que vocês não creem, embora estejam me vendo” (NAA).

(Jo 6.37-40) 37“Todo aquele que o Pai Patêr me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 38Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E a vontade de quem me enviou é esta: ‘Que eu não perca nenhum de todos os que ele me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia’. 40De fato, a vontade de meu Pai Pempo é que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (NAA).

(Jo 6.41-46) 41Então os judeus começaram a murmurar contra ele, porque tinha dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42E diziam: “Este não é Jesus, o filho de José? Por acaso não conhecemos o pai e a mãe dele? Como é que ele agora diz: ‘Desci do céu’”? 43Jesus respondeu: “Parem de resmungar contra mim (NTLH). 44Ninguém pode vir a mim se o Pai Patêr , que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘E todos serão ensinados por Deus Theos . Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai Patêr , esse vem a mim. 46Não que alguém tenha visto o Pai Patêr , a não ser aquele que vem de Deus Theos ; este já viu o Pai” (NAA).

(Jo 6.47-51) 47Em verdade, em verdade lhes digo: ‘Quem crê em mim tem a vida eterna’ (NAA). 48Eu sou o pão da vida (NTLH). 49Os pais de vocês comeram o maná no deserto e morreram. 50Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (NAA).

(Jo 6.52-58) 52Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: “Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos?” (NVI) 53Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos (NAA). 54Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida (NVI). 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu permaneço nele. 57Assim como o Pai Patêr , que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai Patêr , também quem de mim se alimenta viverá por mim. 58Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os pais de vocês comeram e, mesmo assim, morreram; quem comer este pão viverá eternamente” (NAA).

(Jo 6.60-65) 60Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: “Duro é este discurso; quem pode suportá-lo?” 61Mas Jesus, sabendo por si mesmo que os seus discípulos murmuravam a respeito do que ele havia falado, disse-lhes: “Isto escandaliza vocês? 62Que acontecerá, então, se virem o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? 63O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que eu lhes tenho falado são espírito e são vida (NAA). 64Contudo, há alguns de vocês que não creem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair (NVI). 65E prosseguiu: “Por causa disto é que falei para vocês que ninguém poderá vir a mim, se não lhe for concedido pelo Pai Patêr (NAA).

(Jo 6.59) 59Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum (NAA).

(Jo 6.66-71) 66Diante disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 67Então Jesus perguntou aos Doze: “Será que vocês também querem se retirar?” 68Simão Pedro respondeu: Senhor Kurios , para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, 69e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus Theos (NAA). 70Então Jesus disse: “Eu escolhi vocês doze, mas um de vocês é um Diabo”. 71Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, um dos Doze, que mais tarde o trairia (NVT).

Tradições e Mandamentos

(Mc 7.1-5) 1Os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém, reuniram-se em volta de Jesus. 2Eles viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar (NAA). 3Pois todos os judeus, sobretudo os fariseus, não comem sem antes lavar cuidadosamente as mãos, como exige a tradição dos líderes religiosos (NVT). 4Quando voltam da praça, não comem sem se lavar. E há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas (NAA). 5Então os fariseus e Mestres da Lei lhe perguntaram: “Por que seus discípulos não seguem a tradição dos líderes religiosos? Eles comem sem antes realizar a cerimônia de lavar as mãos!” (NVT)

(Mt 15.1-2) 1Então alguns fariseus e Mestres da Lei chegaram de Jerusalém para ver Jesus e lhe perguntaram: 2“Por que seus discípulos desobedecem à tradição dos líderes religiosos? Eles não respeitam a cerimônia de lavar as mãos antes de comer!” (NVT)

(Mt 15.3-6) 3Jesus respondeu: “E por que vocês, com suas tradições, desobedecem ao mandamento de Deus Theos ? 4Pois Deus Theos ordenou: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem insultar seu pai ou sua mãe será executado’. 5Em vez disso, vocês ensinam que, se alguém disser a seus pais: ‘Sinto muito, mas não posso ajudá-los; jurei entregar como oferta a Deus aquilo que eu teria dado a vocês’ (NVT), 6esse não precisará mais honrar os seus pais. E, assim, vocês invalidam a palavra de Deus Theos , por causa da tradição de vocês” (NAA).

(Mc 7.10-13) 10“Por exemplo, Moisés deu esta Lei: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem insultar seu pai ou sua mãe será executado’ (NVT). 11Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus Doron (NVI). 12Com isso, desobrigam as pessoas de cuidarem dos pais, 13anulando a palavra de Deus Theos a fim de transmitir sua própria tradição. E esse é apenas um exemplo entre muitos outros” (NVT).

(Mc 7.6-7) 6Jesus respondeu: “Hipócritas! Isaías tinha razão quando  profetizou a seu respeito, pois escreveu: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim (NVT). 7E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos” (NAA).

(Mt 15.7-9) 7Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: 8‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’” (NVI).

(Mc 7.8-9) 8Vocês negligenciam os mandamentos de Deus Theos e se apegam às tradições dos homens”. 9E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus Theos , a fim de obedecer às suas tradições!” (NVI)

(Mt 15.10-11) 10Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: “Ouçam e entendam (NVI): 11‘O que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca; isto, sim, contamina a pessoa’” (NAA).

(Mc 7.14-16) 14Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto (NVI): 15‘Não existe nada fora da pessoa que, entrando nela, possa contaminá-la; mas o que sai da pessoa é o que a contamina (NAA). 16Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (ARA).

(Mt 15.12-14) 12Então os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: “Sabe que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso?” (NVI) 13Jesus respondeu: “Toda planta que meu Pai Patêr celestial não plantou será arrancada pela raiz. 14Portanto, não façam caso deles. São guias cegos conduzindo cegos e, se um cego conduzir outro, ambos cairão numa vala” (NVT).

(Mc 7.17) 17Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos lhe pediram explicação da parábola (NVI)

(Mt 15.15-19) 15Então Pedro pediu-lhe: “Explica-nos a parábola” (NVI). 16Jesus, porém, disse: “Também vocês ainda não entenderam? (NAA) 17Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? (NVI) 18Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa (NAA). 19Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias (NVI).

(Mc 7.18-19) 18Jesus lhes disse: “Então vocês também não entendem? Não compreendem que tudo o que está fora da pessoa, entrando nela, não a pode contaminar (NAA), 19Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado”. Ao dizer isto, Jesus declarou puros todos os alimentos (NVI).

(Mc 7.20-23) 20E dizia: “O que sai da pessoa, isso é o que a contamina. 21Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, 22os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo. 23Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa” (NAA).

(Mt 15.20) 20São estas as coisas que contaminam a pessoa; mas o comer sem lavar as mãos não a contamina” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.