• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 296

296º Dia – 23 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE CESARÉIA DE FILIPESeguir a Jesus

(Mc 8.34-35) 34Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (NVI). 35Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará” (NAA).

(Lc 9.23-24) 23Jesus dizia a todos: “Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (NAA).

(Mt 16.24-25) 24Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a achará” (NAA).

(Mt 16.26) 26De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma?” (NAA)

(Mc 8.36-37) 36Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?” (NVI)

(Lc 9.25) 25“De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma?” (NAA)

(Mc 8.38) 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (NVI).

(Lc 9.26) 26“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos” (NVI).

(Mt 16.27) 27Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras” (NAA).

(Mc 9.1) 1Dizia-lhes ainda: “Em verdade lhes digo que, dos que aqui se encontram, existem alguns que não passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o Reino de Deus” (NAA).

(Mt 16.28) 28Em verdade lhes digo que, dos que aqui se encontram, existem alguns que não passarão pela morte até que vejam o Filho do Homem vir no seu Reino” (NAA).

(Lc 9.27) 27“Em verdade lhes digo que alguns dos que aqui se encontram não passarão pela morte até que vejam o Reino de Deus” (NAA).

REGIÃO DA GALILÉIAA Transfiguração

(Lc 9.28) 28Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte com o propósito de orar (NAA).

(Mt 17.1) 1Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro e os irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte (NAA).

(Mc 9.2) 2Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou, em particular, a sós, a um alto monte. E Jesus foi transfigurado diante deles (NAA).

(Lc 9.29) 29Enquanto ele orava, a aparência de seu rosto foi transformada, e suas roupas se tornaram brancas e resplandecentes (NVT).

(Mc 9.3) 3Suas roupas ficaram brancas e resplandecentes, muito mais claras do que qualquer lavandeiro seria capaz de deixá-las (NVT).

(Mt 17.2) 2E Jesus foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandecia como o sol, e as suas roupas se tornaram brancas como a luz (NAA).

(Mt 17.3) 3Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus (NVI).

(Mc 9.4) 4Então Elias e Moisés apareceram e começaram a falar com Jesus (NVT).

(Lc 9.30-31) 30Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias (NVI). 31Tinham um aspecto glorioso e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém (NVT).

(Lc 9.32) 32Pedro e os outros lutavam contra o sono, mas acabaram despertando e viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele (NVT).

(Lc 9.33) 33Quando Moisés e Elias iam se retirando, Pedro, sem saber o que dizia, falou: “Mestre, é maravilhoso estarmos aqui! Vamos fazer três tendas: uma será sua, uma de Moisés e outra de Elias” (NVT).

(Mt 17.4) 4Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: “Senhor, bom é estarmos aqui. Se o senhor quiser, farei aqui três tendas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias” (NAA).

(Mc 9.5-6) 5Pedro exclamou: “Rabi, é maravilhoso estarmos aqui! Vamos fazer três tendas: uma será sua, uma de Moisés e outra de Elias”. 6Disse isso porque não sabia o que mais falar, pois estavam todos apavorados (NVT).

(Lc 9.34-35) 34Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu. E ficaram com medo ao entrar na nuvem. 35E dela veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o meu eleito; escutem o que ele diz!” (NAA)

(Mt 17.5) 5Enquanto ele ainda falava, uma nuvem brilhante os cobriu, e uma voz que vinha da nuvem disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria. Ouçam-no!” (NVT)

(Mc 9.7) 7A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; escutem o que ele diz!” (NAA)

(Mt 17.6-8) 6Os discípulos ficaram aterrorizados e caíram com o rosto em terra (NVT). 7Jesus aproximou-se e tocou neles, dizendo: “Levantem-se e não tenham medo!” (NAA) 8E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus (NVI).

(Mc 9.8) 8E, de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém com eles, a não ser Jesus (NAA).

(Lc 9.36) 36Quando a voz silenciou, só Jesus estava ali. Naquela ocasião, os discípulos não contaram a ninguém o que tinham visto (NVT).

(Mt 17.9) 9Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: “Não contem a ninguém o que viram, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos” (NVT).

(Mc 9.9-10) 9Ao descerem do monte, Jesus lhes ordenou que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. 10Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros o que seria esse ressuscitar dentre os mortos (NAA).

(Mt 17.10) 10Os discípulos lhe perguntaram: “Por que os mestres da Lei afirmam que é necessário que Elias volte antes que o Cristo venha?” (NVT)

(Mc 9.11) 11Então perguntaram a Jesus: “Por que os escribas dizem ser necessário que Elias venha primeiro?” (NAA)

(Mt 17.11-12) 11Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas (NVI). 12Eu, porém, lhes digo que Elias já veio, e não o reconheceram; pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem irá sofrer nas mãos deles” (NAA).

(Mc 9.12-13) 12Jesus respondeu: “Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas. Como, então, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será desprezado. 13Eu, porém, lhes digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a respeito dele” (NAA).

(Mt 17.13) 13Então os discípulos entenderam que ele estava se referindo a João Batista (NAA).

A Cura de um Jovem Endemoninhado

(Lc 9.37) 37No dia seguinte, quando desceram do monte, uma grande multidão veio ao encontro de Jesus (NVT).

(Mc 9.14-16) 14Quando eles se aproximaram dos outros discípulos, viram numerosa multidão ao redor deles e os escribas discutindo com eles. 15E logo toda a multidão, ao ver Jesus, ficou surpresa e, correndo até ele, o saudava. 16Então Jesus perguntou: “O que é que vocês estão discutindo com eles?” (NAA)

(Mc 9.17-18) 17Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar (NVI). 18Sempre que o espírito se apodera dele, joga-o no chão, e ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi a seus discípulos que expulsassem o espírito impuro, mas eles não conseguiram” (NVT).

(Mt 17.14-16) 14Ao pé do monte, uma grande multidão os esperava. Um homem veio, ajoelhou-se diante de Jesus e disse (NVT): 15Senhor, tenha compaixão do meu filho, porque ele tem convulsões e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras tantas cai na água (NAA). 16Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo” (NVI).

(Lc 9.38-40) 38E eis que, do meio da multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: “Mestre, peço que o senhor olhe o meu filho, porque é o único que tenho (NAA). 39Um espírito impuro se apodera dele e o faz gritar. Lança-o em convulsões e o faz espumar pela boca. Sacode-o violentamente e quase nunca o deixa em paz (NVT). 40Supliquei a seus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram” (NVT).

(Lc 9.41) 41Jesus disse: “Geração incrédula e corrompida! Até quando estarei com vocês e terei de suportá-los?” Então disse ao homem: “Traga-me seu filho” (NVT).

(Mt 17.17) 17Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino” (NVI).

(Mc 9.19) 19Então Jesus exclamou: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei de suportá-los? Tragam o menino até aqui” (NAA).

(Mc 9.20-24) 20Então o trouxeram. Quando o espírito impuro viu Jesus, causou uma convulsão intensa no menino e ele caiu no chão, contorcendo-se e espumando pela boca. 21Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo isso acontece com ele?” “Desde que ele era pequeno”, respondeu o pai. 22“Muitas vezes o espírito o lança no fogo ou na água e tenta matá-lo. Tenha misericórdia de nós e ajude-nos, se puder”. 23“Se puder?”, perguntou Jesus. “Tudo é possível para aquele que crê” (NVT). 24E imediatamente o pai do menino exclamou: “Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!” (NAA)

(Mc 9.25-27) 25Vendo Jesus que muita gente estava se reunindo, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno a você: ‘Saia deste menino e nunca mais entre nele’”. 26E ele, gritando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: “Morreu” (NAA). 27Mas Jesus o tomou pela mão e o ajudou a se levantar, e ele ficou em pé (NVT).

(Lc 9.42) 42Quando o menino estava se aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou ao pai (NAA).

(Mt 17.18) 18Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado (NVI)

(Lc 9.43) 43aE todos ficaram admirados com o grande poder de Deus (NTLH).

Jesus Prediz Novamente sua Morte e Ressurreição

(Mc 9.30-32) 30Ao deixarem aquela região, viajaram pela Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse que ele estava lá (NVT), 31porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: “O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará”. 32Eles, porém, não compreendiam isto e tinham medo de perguntar (NAA).

(Mt 17.22-23) 22Quando eles estavam reunidos na Galileia, Jesus lhes disse: “O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens (NAA), 23eles o matarão, e no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram cheios de tristeza (NVI).

(Lc 9.43-45) 43bTodos estavam admirados com o que Jesus fazia, e ele disse aos discípulos (NTLH): 44Ouçam atentamente o que vou lhes dizer: ‘O Filho do homem será traído e entregue nas mãos dos homens’”. 45Mas eles não entendiam o que isso significava; era-lhes encoberto, para que não o entendessem. E tinham receio de perguntar-lhe a respeito dessa palavra (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.