Bíblia Cronológica – Versões | Dia 298
298º Dia – 25 de Outubro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 563º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 71º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 70 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 55 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 48 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 43 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 40 anos (Procurador da Judeia)
- Jesus com 32 anos
- 32º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 32º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 18 anos
- 14º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 10º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 2º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
CIDADE DE JERUSALÉM – A Porta
(Jo 10.1-6) 1“Em verdade, em verdade lhes digo: ‘Quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e salteador’. 2Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama as suas próprias ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4Depois de levar para fora todas as que lhe pertencem, vai na frente delas, e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele (NAA). 5Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos” (NVI). 6Jesus fez esta comparação, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que ele falava (NAA).
(Jo 10.7-10) 7Então Jesus disse mais uma vez: “Em verdade, em verdade lhes digo que eu sou a porta das ovelhas. 8Todos os que vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes deram ouvidos. 9Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, sairá e achará pastagem. 10O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (NAA).
O Bom Pastor
(Jo 10.11-15) 11“Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo chegando, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebata e dispersa. 13O mercenário foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai Patêr me conhece, e eu conheço o Pai Patêr ; e dou a minha vida pelas ovelhas” (NAA).
(Jo 10.16) 16“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só Pastor” (NAA).
(Jo 10.17-18) 17“O Pai Patêr me ama, pois sacrifico minha vida para tomá-la de volta (NVT). 18Ninguém tira a minha vida; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai Patêr ” (NAA).
(Jo 10.19-21) 19Por causa dessas palavras, houve nova divisão entre os judeus. 20Muitos deles diziam: “Ele tem demônio e enlouqueceu. Por que vocês ouvem o que ele diz?” 21Outros diziam: “Este modo de falar não é de endemoniado. Será que um demônio pode abrir os olhos aos cegos?” (NAA)
TEMPLO EM JERUSALÉM – Jesus e o Pai são Um
(Jo 10.22-30) 22Era inverno, e Jesus estava em Jerusalém na celebração da Festa da Dedicação (NVT). 23Jesus estava no Templo, caminhando pelo Pórtico de Salomão. 24Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: “Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente”. 25Jesus respondeu: “Eu já lhes disse, mas vocês não creem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai Patêr falam por mim, 26mas vocês não creem, porque não são minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão (NVI). 29O poder que o Pai Patêr me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. 30Eu e o Pai Patêr somos um” (NTLH).
(Jo 10.31-39) 31Os judeus mais uma vez pegaram pedras com a intenção de apedrejá-lo. 32Mas Jesus lhes disse: “Tenho mostrado a vocês muitas obras boas da parte do Pai Patêr . Por qual delas querem me apedrejar?” (NAA) 33Responderam os judeus: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus Theos “. 34Jesus lhes respondeu: “Não está escrito na Lei de vocês: ‘Eu disse: Vocês são deuses?’ (NVI) 35Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus Theos , e a Escritura não pode falhar (NAA), 36por que vocês consideram blasfêmia quando eu digo: ‘Eu sou o Filho de Deus Theos ?’ Afinal, o Pai Patêr me consagrou e me enviou ao mundo (NVT). 37Se eu não realizo as obras do meu Pai Patêr , não creiam em mim (NVI). 38Mas, se faço, e vocês não creem em mim, creiam pelo menos nas obras, para que vocês possam saber e compreender que o Pai Patêr está em mim e que eu estou no Pai Patêr ” (NAA). 39Novamente, tentaram prendê-lo, mas ele escapou e os deixou (NVT).
CIDADE DE BETÂNIA ALÉM-JORDÃO – Próximo ao Rio Jordão
(Jo 10.40-42) 40Novamente Jesus se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no início; e ali permaneceu. 41E muitos iam até ele e diziam: “João não fez nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade” (NAA). 42E ali muitos creram em Jesus (NVI).
(Lc 11.1-4) 1Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: “ Senhor Kurios , ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele” (NVI). 2Então Jesus disse: “Quando vocês orarem, digam: ‘ Pai Patêr , santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; 3o pão nosso de cada dia dá-nos diariamente (NAA); 4e perdoa nossos pecados, assim como perdoamos aqueles que pecam contra nós. E não nos deixes cair em tentação’” (NVT).
(Lc 11.5-8) 5E ele prosseguiu: “Suponha que você fosse à casa de um amigo à meia-noite para pedir três pães, dizendo: 6‘Um amigo meu acaba de chegar para me visitar e não tenho nada para lhe oferecer’ (NVT), 7e se o outro lhe responder lá de dentro: ‘Deixe-me em paz! A porta já está fechada, e eu e os meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães’, 8digo a vocês que, se ele não se levantar para dar esses pães por ser seu amigo, ele o fará por causa do incômodo e lhe dará tudo de que tiver necessidade” (NAA).
(Lc 11.9-10) 9“Por isso, digo a vocês: ‘Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês’. 10Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta” (NAA).
(Lc 11.11-13) 11“Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? (NAA) 12Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? (NVI) 13Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai Patêr celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (NAA)
Ensinos Sobre Endemoninhamento
(Lc 11.14-15) 14Certo dia, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar. E as multidões se admiravam. 15Mas alguns deles diziam: “Ele expulsa os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios” (NAA).
(Lc 11.17-20) 17Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá (NVI). 18Vocês dizem que eu expulso demônios pelo poder de Belzebu. Mas, se Satanás está dividido e luta contra si mesmo, como o seu reino sobreviverá? 19E, se meu poder vem de Belzebu, o que dizer de seus discípulos? Eles também expulsam demônios, de modo que condenarão vocês pelo que acabaram de dizer (NVT). 20Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus Theos , certamente é chegado o Reino de Deus Theos sobre vocês” (NAA).
(Lc 11.21-23) 21“Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros (NVI), 22até que alguém ainda mais forte o ataque e o vença, tire dele suas armas e leve embora seus pertences (NVT). 23Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (NAA).
(Lc 11.24-26) 24“Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, anda por lugares áridos, procurando repouso. E, não o achando, diz: ‘Voltarei para a minha casa, de onde saí’. 25E, voltando, a encontra varrida e arrumada. 26Então vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquela pessoa se torna pior do que o primeiro” (NAA).
(Lc 11.27-28) 27Aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava no meio da multidão, disse a ele, erguendo a voz: “Bem-aventurado o ventre que concebeu você e os seios que o amamentaram!” 28Jesus, porém, respondeu: “Pelo contrário! Mais bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus Theos e a guardam!” (NAA)
O Sinal de Jonas
(Lc 11.16) 16Outros exigiram que Jesus lhes desse um sinal do céu para provar sua autoridade (NVT).
(Lc 11.29-30) 29Visto que aumentavam as multidões em volta dele, Jesus começou a dizer: “Esta é uma geração perversa! Pede sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas (NAA). 30O que aconteceu com ele foi um sinal para o povo de Nínive. O que acontecer com o Filho do Homem será um sinal para esta geração” (NVT).
(Lc 11.31-32) 31“A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com os homens desta geração e os condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão (NAA). 32Os habitantes de Nínive também se levantarão contra esta geração no dia do juízo e a condenarão, pois eles se arrependeram de seus pecados quando ouviram a mensagem anunciada por Jonas; e vocês têm à sua frente alguém maior que Jonas!” (NVT)
Luz sobre a Terra
(Lc 11.33) 33“Ninguém, depois de acender uma lamparina, a coloca em lugar escondido, nem debaixo de um cesto, mas num lugar em que ilumina bem, a fim de que os que entram vejam a luz” (NAA).
(Lc 11.34-36) 34“Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; mas, se forem maus, o seu corpo ficará em trevas. 35Portanto, tenha cuidado para que a luz que está em você não sejam trevas (NAA). 36Se estiverem cheios de luz, sem nenhum canto escuro, sua vida inteira será radiante, como se uma lamparina os estivesse iluminando” (NVT).
Exortação aos Religiosos
(Lc 11.37-41) 37Quando Jesus terminou de falar, um dos fariseus o convidou para comer em sua casa. Ele foi e tomou lugar à mesa. 38Seu anfitrião ficou surpreso por ele não realizar primeiro a cerimônia de lavar as mãos, como era costume entre os judeus (NVT). 39Então o Senhor Kurios lhe disse: “Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e da maldade. 40Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? (NVI) 41Mas deem como esmola o que está dentro do copo e do prato, e tudo lhes será limpo” (NAA).
(Lc 11.42) 42“Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus Theos ! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas” (NVI).
(Lc 11.43) 43“Ai de vocês, fariseus, porque amam os lugares de honra nas sinagogas e as saudações em público!” (NVI)
(Lc 11.44) 44“Ai de vocês que são como as sepulturas invisíveis, sobre as quais as pessoas passam sem perceber!” (NAA)
(Lc 11.45-46) 45Então, tomando a palavra, um dos intérpretes da Lei disse a Jesus: “Mestre, ao dizer estas coisas o senhor está ofendendo também a nós!” 46Mas Jesus respondeu: “Ai de vocês também, intérpretes da Lei! Porque sobrecarregam os outros com fardos superiores às suas forças, mas vocês nem sequer com um dedo tocam nesses fardos” (NAA).
(Lc 11.47-51) 47“Ai de vocês! Porque edificam os túmulos dos Profetas que os pais de vocês assassinaram. 48Assim, são testemunhas e aprovam com cumplicidade as obras dos pais de vocês; porque eles mataram os Profetas, e vocês edificam túmulos para eles (NAA). 49Foi a isto que Deus Theos , em sua sabedoria, se referiu: ‘Eu lhes enviarei Profetas e Apóstolos, mas eles matarão alguns e perseguirão outros’. 50Portanto, esta geração será responsabilizada pelo assassinato de todos os Profetas de Deus desde a criação do mundo (NVT), 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o santuário. Sim, eu afirmo a vocês que se pedirão contas a esta geração” (NAA).
(Lc 11.52) 52“Ai de vocês, intérpretes da Lei! Porque vocês pegaram a chave do conhecimento. No entanto, vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam entrando” (NAA).
(Lc 11.53-54) 53Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os Mestres da Lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interrogá-lo com muitas perguntas, 54esperando apanhá-lo em algo que dissesse (NVI).