Bíblia Cronológica – Versões | Dia 323
323º Dia – 19 de Novembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 84º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Herodes Filipe com 68 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 61 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- 45º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 45º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 31 anos
- 12º ano após a Ressurreição de Jesus
- 4º e último ano do governo de Calígula como Imperador Romano que é substituído por Cláudio.
- 4º e último ano do Sumo Sacerdócio de Teófilo (filho de Anás) que é substituído por Simão Cantatero
- 4º e último ano do governo de Marullus como Procurador da Judeia
- Início do reinado de Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande, sobre a Judeia. Foi nomeado rei da Judeia pelo imperador Calígula. Seu curto reinado foi o último sob um monarca local com o apoio de Roma
CIDADE DE CESAREIA
(At 10.24-26) 24Chegaram a Cesareia no dia seguinte. Cornélio os esperava e havia reunido seus parentes e amigos íntimos (NVT). 25Quando Pedro estava por entrar, Cornélio foi ao seu encontro e, prostrando-se aos pés dele, o adorou (NAA). 26Mas Pedro o levantou e disse: “Fique de pé! Eu sou apenas um homem como você” (NVT).
(At 10.27-29) 27Os dois conversaram e depois entraram na casa, onde muitos outros estavam reunidos. 28Pedro lhes disse: “Vocês sabem que nossas leis proíbem que um judeu entre num lar gentio como este ou se associe com os gentios. No entanto, Deus Theos me mostrou que não devo mais considerar ninguém impuro ou impróprio. 29Por isso, vim assim que fui chamado, sem levantar objeções. Agora digam por que vocês mandaram me buscar” (NVT).
(At 10.30-33) 30Cornélio respondeu: “Quatro dias atrás, eu estava orando em casa por volta deste mesmo horário, às três da tarde. De repente, um homem vestido com roupas resplandecentes apareceu diante de mim (NVT) 31que disse: ‘Cornélio, a sua oração foi ouvida e as suas esmolas foram lembradas na presença de Deus Theos (NAA). 32Envie, pois, alguém a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro; ele está hospedado na casa de Simão, curtidor, à beira-mar’ (NAA). 33Assim, mandei buscá-lo de imediato, e foi bom que tenha vindo. Agora estamos todos aqui, esperando diante de Deus Theos para ouvir a mensagem que o Senhor Kurios mandou que você nos trouxesse” (NVT).
Os Gentios Recebem as Boas-Novas
(At 10.34-36) 34Então Pedro respondeu: “Vejo claramente que Deus Theos não mostra nenhum favoritismo. 35Em todas as nações ele aceita aqueles que o temem e fazem o que é certo (NVT). 36Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor Kurios de todos” (NAA).
(At 10.37-39) 37“Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judeia, começando na Galileia, depois do batismo que João proclamou (NVT), 38como Deus Theos ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do Diabo, porque Deus Theos estava com ele (NAA). 39Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro” (NVI).
(At 10.40-43) 40“ Deus Theos , porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto (NVI), 41não por todo o povo, mas por nós que fomos escolhidos por Deus Theos de antemão para sermos suas testemunhas. Nós fomos os que comemos e bebemos com ele depois que ele ressuscitou dos mortos. 42E ele nos mandou anunciar sua mensagem em toda parte e testemunhar que Deus Theos o designou juiz dos vivos e dos mortos. 43É a respeito dele que todos os Profetas dão testemunho, dizendo que todo o que nele crer receberá o perdão de seus pecados por meio de seu nome” (NVT).
O Espírito Santo Desce Sobre os Gentios
(At 10.44-48) 44Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. 45Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios (NVI), 46pois eles os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus Theos . Então Pedro disse: 47“Será que alguém poderia recusar a água e impedir que sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?” (NAA) 48Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois, pediram que Pedro ficasse com eles alguns dias (NVT).
CIDADE DE JERUSALÉM – Os Gentios Também são Alvos do Amor de Deus
(At 11.1-10) 1Logo chegou aos Apóstolos e a outros irmãos da Judeia a notícia de que os gentios haviam recebido a palavra de Deus Theos (NVT). 2Quando Pedro voltou para Jerusalém, os que eram da circuncisão começaram a questioná-lo, dizendo: 3“Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles” (NAA). 4Pedro, então, começou a explicar-lhes exatamente como tudo havia acontecido (NVI): 5“Eu estava na cidade de Jope orando e, num êxtase, tive uma visão em que observei descer um objeto como se fosse um grande lençol baixado do céu pelas quatro pontas e vindo até perto de mim (NAA). 6Quando olhei dentro do lençol, vi toda espécie de animais domésticos e selvagens, répteis e aves (NVT). 7Então ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro; mate e coma’ (NVI). 8Ao que eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor Kurios ; porque em minha boca nunca entrou nada que fosse impuro ou imundo’. 9Pela segunda vez, a voz do céu falou: ‘Não considere impuro aquilo que Deus Theos purificou’ (NAA). 10Isso aconteceu três vezes, antes que o lençol, com tudo que ele continha, fosse recolhido ao céu” (NVT).
(At 11.11-14) 11“Nesse momento, três homens que haviam sido enviados de Cesareia chegaram à casa onde eu estava hospedado. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles, sem nada questionar. Esses seis irmãos me acompanharam, e logo entramos na casa do homem que havia mandado nos buscar (NVT). 13E ele nos contou como tinha visto na casa dele um anjo, em pé, que lhe disse: ‘Envie alguém a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro, 14o qual lhe dirá palavras mediante as quais você e toda a sua casa serão salvos’” (NAA).
(At 11.15-17) 15“Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, como ocorreu conosco, no princípio (NVT). 16Então me lembrei da palavra do Senhor Kurios , quando disse: ‘João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’ (NAA). 17Se, pois, Deus Theos lhes deu o mesmo dom que nos tinha dado quando cremos no Senhor Jesus Kurios Iesous Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus Theos ?” (NVI)
(At 11.18) 18Ao ouvirem isso, pararam de levantar objeções e começaram a louvar a Deus Theos , dizendo: “Vemos que Deus Theos deu aos gentios o mesmo privilégio de se arrepender e receber a vida eterna!” (NVT)
CIDADE DE ANTIOQUIA DA SÍRIA – A Expansão da Igreja
(At 11.19-21) 19Enquanto isso, os discípulos que haviam sido dispersos na perseguição depois da morte de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria. Pregaram a palavra, mas somente aos judeus (NVT). 20Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Kurios Iesous (NAA). 21A mão do Senhor Kurios estava com eles, e muitos desses gentios creram e se converteram ao Senhor Kurios (NVT).
(At 11.22-23) 22A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando ele chegou e viu a graça de Deus Theos , ficou muito alegre. E exortava todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor Kurios (NAA).
(At 11.24) 24Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão se converteu ao Senhor Kurios (NVT).
CURIOSIDADES:
- 86º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 33 anos
- 14º ano após a Ressurreição de Jesus
- 2º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
- 2º ano do Sumo Sacerdócio de Simão Cantatero em Jerusalém
- 2º ano do reinado de Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande, sobre a Judeia
CIDADE DE TARSO
(At 11.25-26) 25Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo (NVT). 26E, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. E, durante um ano inteiro, se reuniram naquela Igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados de cristãos (NAA).
CURIOSIDADES:
- 87º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 34 anos
- 15º ano após a Ressurreição de Jesus
- 3º ano do governo de Cláudio como Imperador Romano
- 3º ano do Sumo Sacerdócio de Simão Cantatero em Jerusalém
- 3º e último ano do reinado de Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande, sobre a Judeia
CIDADE DE JERUSALÉM
(At 12.1-2) 1Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à Igreja, com a intenção de maltratá-los, 2e mandou matar à espada Tiago, irmão de João (NVI).
Pedro é Preso por Herodes
(At 12.3) 3Quando Herodes viu quanto isso agradava os judeus, também prendeu Pedro durante a celebração da Festa dos Pães sem Fermento (NVT).
(At 12.4-5) 4Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa. 5Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a Igreja orava intensamente a Deus Theos por ele (NVI).
Pedro é Liberto de Modo Sobrenatural
(At 12.6-8) 6Na noite antes de Pedro ser levado a julgamento, ele dormia, preso com duas correntes entre dois soldados, e outros montavam guarda na porta da prisão. 7De repente, uma luz intensa brilhou na cela, e um anjo do Senhor Kurios apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: “Depressa! Levante-se!”, e as correntes caíram dos pulsos de Pedro. 8Então o anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”, e Pedro obedeceu. “Agora vista a capa e siga-me”, ordenou o anjo (NVT).
(At 12.9-10) 9Pedro deixou a cela, seguindo o anjo. O tempo todo, porém, pensava que era uma visão, sem entender que era real o que ocorria. 10Passaram o primeiro e o segundo postos de guarda e, quando chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o portão se abriu sozinho para eles. Os dois passaram e foram caminhando ao longo da rua até que, subitamente, o anjo o deixou (NVT).
(At 12.11-12) 11Por fim, Pedro caiu em si. “É verdade mesmo!”, disse ele. “O Senhor Kurios enviou seu anjo para me salvar daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer!” (NVT) 12Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando (NVI).
(At 12.13-15) 13Quando ele bateu à porta da frente, uma empregada, chamada Rode, foi ver quem era (NAA). 14Ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão contente que, em vez de abrir a porta, correu de volta para dentro dizendo a todos: “Pedro está à porta!” (NVT) 15Eles porém lhe disseram: “Você está fora de si!” Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: “Deve ser o anjo dele” (NVI).
(At 12.16-17) 16Enquanto isso, Pedro continuava a bater. Quando, por fim, abriram a porta e o viram, ficaram admirados (NVT). 17Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor Kurios o tinha tirado da prisão. E acrescentou: “Anunciem isto a Tiago e aos irmãos”. E, saindo, foi para outro lugar (NAA).
(At 12.18-19) 18Quando amanheceu, houve grande alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido com Pedro. 19Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a interrogatório, ordenou que se aplicasse a pena de morte. E, descendo da Judeia para Cesareia, Herodes passou ali algum tempo (NAA).
CIDADE DE CESAREIA – A Morte de Herodes Agripa I
(At 12.20) 20Havia uma séria divergência entre Herodes e os moradores de Tiro e de Sidom. Estes, porém, de comum acordo, se apresentaram a ele e, depois de obter o apoio de Blasto, que era assessor do rei, pediram paz, porque a terra deles recebia alimentos do país do rei (NAA).
(At 12.21-23) 21No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo (NVI). 22O povo o ovacionava, gritando: “É a voz de um deus, e não de um homem!” (NVT) 23Visto que Herodes não glorificou a Deus Theos , imediatamente um anjo do Senhor Kurios o feriu; e ele morreu comido por vermes (NVI).
CIDADE DE ANTIOQUIA DA SÍRIA – Profecia sobre um Grande Período de Fome
(At 11.27-28) 27Naqueles dias, alguns Profetas foram de Jerusalém para Antioquia (NAA). 28Um deles, chamado Ágabo, pôs-se em pé numa das reuniões e predisse, pelo Espírito, que uma grande fome viria sobre todo o mundo romano. Isso se cumpriu durante o reinado de Cláudio (NVT).